China vai cobrar do Brasil mais empenho por conclusão do Corredor Bioceânico

Término da obra ferroviária que ligará o Mato Grosso do Sul ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, será a 'moeda de troca' exigida pelo governo chinês após polêmica com Weintraub
-Publicidade-
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR | Partido Comunista da China
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

A China vai cobrar a “fatura” do governo brasileiro por meio da conclusão do chamado Corredor Bioceânico Chile-Brasil. O projeto é uma espécie de corredor ferroviário que vai passar por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, percorrendo toda a extensão partindo de Campo Grande até os portos chilenos de Iquique e Antofagasta.

-Publicidade-

O Corredor Bioceânico pode diminuir em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste brasileiro até países orientais, como China e Japão. Cálculos apontam que a conclusão pode reduzir os custos de comércio exterior em 25%. Evidentemente é um objetivo do governo brasileiro, mas, também, dos chineses. E muito.

A China ficou incomodada com uma polêmica provocada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em resposta, ele disse que pedirá desculpas se, dos 60 mil respiradores disponíveis, a China vender mil para a pasta pelo preço de custo. “Para salvar a vida dos brasileiros”, destacou, na segunda-feira, 6.

O posicionamento de cobrança dos chineses pela conclusão da parte que cabe ao Brasil do corredor ferroviário até o Chile vem de Pequim. Aliás, pouco a pouco, cria-se o consenso entre o alto escalão chinês de que é a única moeda de troca que o governo brasileiro terá para apaziguar as relações entre os dois países.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site