Cidadania aprova federação, mas não define com quais partidos

Legenda deve definir no sábado 19 se prossegue negociações com PSDB, PDT ou Podemos
-Publicidade-
Cidadania decidiu manter pré-candidatura do senador Alessandro Vieira ao Planalto
Cidadania decidiu manter pré-candidatura do senador Alessandro Vieira ao Planalto | Foto: Pedro França/Agência Senado

O Cidadania aprovou, na noite de terça-feira 15, por 66 votos a 44, a possibilidade de o partido integrar uma federação partidária a partir das eleições de outubro.

Por outro lado, a legenda adiou para sábado 19 a decisão sobre qual partido teria prioridade nessas discussões: PSDB, PDT ou Podemos.

Pelas regras da federação partidária, as agremiações que selarem a união terão, necessariamente, de caminhar juntas por um período de quatro anos, inclusive nas eleições municipais de 2024. A conciliação de interesses regionais, que muitas vezes não seguem a lógica nacional, pode ser um entrave para a composição.

-Publicidade-

A reunião do Diretório Nacional do Cidadania durou mais de quatro horas e foi suspensa no fim da noite. A retomada do debate está marcada para as 10 horas de sábado.

Durante o encontro, o partido decidiu ainda manter a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) à Presidência da República. O parlamentar defende uma federação entre o Cidadania e o Podemos, do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os partidos políticos têm até o dia 31 de maio para protocolar os requerimentos de federação.

Em reunião da Executiva Nacional do Cidadania no dia 1° de fevereiro, houve um racha entre diversos grupos do partido. Na ocasião, dez integrantes da Executiva foram favoráveis à federação com o PSDB e dez se manifestaram de forma contrária — houve uma abstenção.

Na mesma reunião, a proposta de união com o Podemos foi vetada por 11 votos contra 9 — e uma abstenção. Em relação ao PDT, o placar foi de 11 a 8 contra a federação, com duas abstenções.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Federação de zeros, são 4 partidos nulos, 0+0+0+0=0
    Psdb é puxadinho do mdb
    podemos é puxadinho do psdb
    O roberto Freire era o dono do Partico comunista, depois virou pps e agora cidadania. Mudou de nome para enganar os desavisados, porém, o dono é o comunista Freire.
    Psdb e pt são as faces da mesma moeda, o material que os liga é o mdb. Estão sempre juntos e misturados.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.