O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deveria ser alvo de processo de impeachment por antecipar — de forma pública e fora dos autos processuais — seu juízo em determinados casos. Ao menos essa é a análise do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual comentarista do UOL, Wálter Maierovitch.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A afirmação de que Mendes deveria ter o mandato cassado como ministro do STF foi externada nesta quinta-feira, 29. Ao participar de programa audiovisual do UOL, Maierovitch disse que o magistrado declarou, ao jornal O Estado de S. Paulo, que o ex-presidente Jair Bolsonaro havia confessado um crime. “Parece [que foi uma confissão], que todos sabiam”, disse o integrante do Supremo à publicação.
Na visão do jurista, Mendes acaba por contrariar a Constituição Federal. Nesse sentido, o desembargador aposentado ainda se referiu ao ministro do STF como um “papagaio” que atua como se fosse um “formador de opinião”.
Leia mais:
“Isso [declaração de Mendes] é motivo para impeachment“, disse Maierovitch. “O juiz não pode contrariar a Constituição. Gilmar Mendes é um papagaio há muito tempo, como se ele fosse um formador de opiniões. Ele usa esse tipo de estratégia e qual o resultado? As pessoas, certamente, colocando o Supremo como tribunal político em que ministros se intrometem em tudo e que ministros pré-julgam, que é o que ele faz sempre.”
“Ele está o tempo inteiro contra a Constituição e atenta à lei orgânica da magistratura”
Wálter Maierovitch, colunista do UOL, sobre a atuação de Gilmar Mendes
Conforme o colunista do UOL, Mendes, que é o decano do Supremo, é responsável por atitudes que vão contra as regras do próprio Poder Judiciário. “Ele é um papagaio inoportuno”, disse. “Ele está o tempo inteiro contra a Constituição e atenta à lei orgânica da magistratura, que proíbe o juiz de se manifestar fora dos autos.”
Gilmar Mendes, decano no STF
Gilmar Mendes é ministro do STF desde junho de 2002. Ele chegou à Corte por indicação do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Tornou-se o decano — ou seja, o ministro com mais tempo de tribunal — do Supremo em julho de 2021, com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, em julho de 2021.
Pela legislação em vigor no país, um ministro do STF se aposenta de forma compulsória ao completar 75 anos de idade. Mendes vai completar esta idade em dezembro de 2030.
Leia também: “Um timaço sem torcedores”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição da Revista Oeste
E mais: “Fratura exposta no Supremo”, por J. R. Guzzo
DEMOROU já estão pagando pedágio no cargo não só o SR. GILMAR tem mais alguns que deveriam ser IMPCHEMENT está demorando demais …..
É o que temos no Brasil, um bando de anões morais.
É um ser humano horrível. Tem pitadas de psicopatia. É só beleza, é só ódio. Não tem uma ideia, não tem uma proposta. É só rancor. Destila ódio. .
Ele não é o único. Todos os colegas dele fazem o mesmo. Há tempos o stf transformou-se em um partido político da extrema-esquerda, mais do que um partido, uma extensão do poder Legislativo, porque faz leis, uma extensão da polícia, porque promove inquéritos e prende, uma extensão do sistema penitenciário porque age como carcereira. Quanto a ser uma cria do FHC, alguém um dia vai perceber o quão nocivo esse engomadinho foi para o país. Esse é o verdadeiro criador do lula e de tudo que temos de ruim que acontece por aqui.
Mais um filho do psdb, a organização mais nefasta que passou pela política brasileira até entregar o poder a uma ainda pior, o pt.
Quem o critica também é filho do psdb, duas pessoas nefastas, o roto falando do rasgado.
Exibicionismo e soberba caracterizam a atual composição da suprema corte.
Esses canalhas já chutaram o pau da barraca, deram um chute na bunda do povo, dos pagadores de impostos que sustentam a vida de nababos desses malditos. Sabem que não há mais resistência institucional em pleno Estado de Exceção em que se encontra o país após o golpe de Estado que eles impuseram ao povo um sujeito que foi condenado em três instancias e preso por corrupção. Não há a quem o povo possa recorrer. Um golpe perfeito, um conluio entre o Judiciário, Exercito, partidos de esquerda e imprensa. O Senado com sua maioria de senadores de rabo preso nada podem fazer. E os deputados estão sendo alvo de perseguição, busca e apreensões e prisão, também estão acuados. Estamos em plena ditadura. Uma ditadura dissimulada e alicerçada nesse consórcio Supremo/Exercito e imprensa.
Esses vagabundos merecem uma coça de gato morto até o gato miar! DESQUALIFICADOS, IMBECIS , PARCIAIS e COMPRADOS!
Ainda teremos que suportar 6 anos….Os governos têm errado ao indicar esse tipo de gente, advogados de carreira e políticos para ocupar o STF.
Quem diria heim Gilmar ? Boca fechada não entra mosca.
Surreal !
O STF criou uma ciranda , onde de tempos em tempos, um de seus ministros afrontam publicamente à constituição federal à revelia de um congresso envovido até o pescoço, com toda sorte de crimes contra o estado.?
É a famigerafa cleptocracia anunciada publicamente pelo ministro que debocha da República Federativa do Brasil ?
A Justiça federal se tornou um partido político, que o poder legislativo alimenta para obter favores corporativistas ?
Um veredito antecipado publicamente ?
A defesa de Bolsonaro acionará a Corte Interamericana de direitos para denunciar aos ministros do STF ?
Se não fizer isso, será preso!
Truco ladrão !
Se houver menos holofotes e microfones, com certeza ele vai se pronunciar menos fora dos autos. Com grave hipertrofia de ego, esse cidadão poderia até entrar em depressão e pedir afastamento médico, para o bem do Brasil.
Este desembargador, não disse uma inverdade.
Ele que se cuide, pois algum desses coisos do famigerado stf, pode resolver colocá-lo em cana.
Este país, passa por uma crise, de falta de seriedade…….
Os pedidos de impeachment estão engavetados por ninguém além de Pacheco. O presidente do senado tem um papel muito importante na máquina da corrupção.
Alcolumbre engavetou vários.
Onde estão os comentários?
Na verdade, deveriam dar impedimento para quase todo tribunal, não só para esse boquirroto. Um certo magistrado, metido a nervosinho e todos sabem quem é, quando presidente desse tribunal, numa discussão com esse papagaio, vaticinou certa vez que esse sujeito iria destruir aquele tribunal. Não deu outra, ele em sí não destruiu mas contaminou a todos com o seu veneno instilado por aquela boca de caçapa.
Quanto mais velho, mais bom dia a cavalo.
Cria-se uma narrativa, um juiz fala a narrativas e pronto.
O que move esses juízes jogar o pouco que resta de conceito dessa instituição na lama, em parte sabemos da divisão das multas canceladas e cancelamento dos acordos de leniência da lava jato, milhões em jogo, poder, ainda sim existe um vácuo que não justifica tanta falta de respeito.
Pega muito mal para os papagaios serem comparados com esse ser.
Não merecem isso.