Comissão Interamericana de Direitos Humanos pede esclarecimentos sobre inquérito das fake news

Investigação por supostas notícias falsas é conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes | Foto: Nelson Jr./SCO/ST

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu esclarecimentos sobre o inquérito das fake news nesta sexta-feira, 10, ao advogado Emerson Grigollette, autor de um pedido à Corte estrangeira.

Em 2020, Grigollette acionou a CIDH para defender o jornalista Bernard Kuster, que foi alvo da investigação. Entre outras reivindicações, a defesa busca acesso ao inquérito, que permanece sob sigilo desde sua abertura, em 2019.

A CIDH quer saber:

-Publicidade-
  1. Indique quem seriam as supostas vítimas desta petição; se é apenas Bernard Kuster ou também as pessoas listadas na petição inicial em 2019;
  2. Forneça informações atualizadas sobre o esgotamento dos recursos internos, indicando datas e resultados, bem como a etapa processual do processo;
  3. Forneça cópias simples dos recursos e resoluções;
  4. Relate o resultado do recurso de habeas corpus interposto pelo senhor Bernard Kuster em 2020;
  5. Forneça informações sobre qualquer outro fato que pareça importante para a análise desta petição.

A CIDH solicitou ao advogado a apresentação das respostas sobre o inquérito das fake news em até um mês. Grigollette se pronunciou no Twitter:

Leia também: “A Constituição em frangalhos”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 116 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

27 comentários Ver comentários

  1. É evidente que os 3 trapalhões do STF (Xandão do PCC, Boca de Veludo e Carmem Miranda) estão tramando uma fraude nas eleições de outubro para colocarem o chefe deles de volta a Presidencia. Até uma criança de 5 anos consegue enxergar. A pergunta é: Nós, o Povo brasileiro vamos permitir??

  2. stf e tse são golpistas!!! são vergonha INTERNACIONAL e geram insegurança jurídica e desemprego…NINGUÉM INVESTE NUM PAÍS CUJO stf é instável.

  3. Xandão deve ter gargalhado pacas disso aí. Inclusive, deve ter aberto uma boa garrafa de vinho, harmonizado com uma boa comida e para fechar em alto nível deve ter desfrutado de uma sublime sobremesa, tudo seguido de um sexo vigoroso com sua madame.
    Até que apareça um macho com inhaca para dar um cascudo, ele continuará pleno em sua sanha antibolsonarista.
    Não tem acordo com um sujeito dessa estirpe. Tem que ser Sal

  4. Uma corte militante esquerdista, que a tempos vem vergonhosamente rasgando a Constituição , ameaçando a democracia e as liberdades de expressões do Brasil ,
    deveriam serem quase todos destituidos dos seus cargos, agora terão que prestar esclarecimento a um Orgão Internacional dos DH.

  5. Que coisa feia um organismo internacional exigir que um magistrado da Suprema Corte mostre porque está sendo antidemocrata. O advogado de bandidos está enrascado.

  6. Baaaaahhhh, mais uma vez esse ministro vai [email protected] pra essa oea ou o que quer que seja. Pelo amor de Deus será que eu sou o único que está vendo que nenhuma dessas medidas tem efeito? O cara só vai baixar a bola quando colocarem o cano do revólver na cara dele e ORDENAR que ele se atenha as suas atribuições e cumpra a lei.

    1. Nem isso se resolve, vc já viu bandido se regenerar pq um policial colocou a arma na cara dele? Única saída para este cidadão é ser removido dessa corte que deixou de ser constitucional há muito tempo!

      1. Talvez eu tenha usado mal as palavras, Gui, mas sua sugestão é exatamente o que eu acho que deve ser feito. De uma forma ou de outra, esvaziar os poderes do stf e principalmente eliminar a maioria dos ministros de lá.

  7. A nossa falsa Suprema Corte não tem como atender ao pedido da OEA-DH sobre o falso inquérito das fake news presidido pelo falso ministro Moraes. Moraes é falso ministro exatamente por que o presidente do Senado Federal o falso Pachequin não colocou em votação o pedido de impeachment feito por 3 milhões de cidadãos. Enquanto o falso Pachequin não atender a população o falso ministro continuará FALSO.

      1. Petistas fdp,s são iguais em qualquer lugar, a única verdade é a deles, igual a do patife aí do questionamento

  8. São ótimos questionamentos. Mas as respostas são evidentes. Fake news:- tudo o que vai contra o que eu penso ou quero. Atos antidemocráticos:- Qualquer ato e/ou pensamento que contestem meu poder, afinal sou eu que interpreto (ao meu bel prazer) a Constituição. Além disso, se eu não gostar, altero e deixo do meu jeitinho. Afinal, quem manda nesse País sou eu!

  9. Culpa do covarde presidente Luis topete fux que demonstra ser um frágil dominado pelos criminosos que burlam a constituição na sua cara e covardemente assiste e não faz nada .Espero que essa corte interamericana bota esse vilão Xandão o rabo no meio das pernas

  10. expelindo 3 ministros do çupremo, ano que vem o capitão terá 5 indicações… sendo assim, formará maioria… sem contar que com o congresso tendo maioria bolsonarista, será aprovado liminares do cupremos e só valerá no plenário…

    1. O Pacheco tinha que ser impichado. Colocar alguém no lugar que seja homem de verdade. O capachildo já demonstrou que é um verme subserviente.

  11. O STF representado pelo ministro Alexandre de Morais, está realmente extrapolando todas as condutas que deveriam estar lastreadas na Constituição. Triste e perigoso. Esperamos que a OEA possa, de fato, ver o abuso de autoridade que está sendo cometido!!!!

  12. Eu sabia que mais dia menos dia esse CANALHA SEM VERGONHA que instaurou esse inquérito fajuto teria que responder por suas ações. Isso é só o começo, CARECA NOJENTO! A tua batata começou a assar.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.