A CPI das ONGs agendou para a terça-feira 7 a oitiva do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.
De autoria do relator do colegiado, senador Márcio Bittar (União Brasil-AC), o requerimento solicita o depoimento em forma de convite, portanto, Mendonça não é obrigado a comparecer. Contudo, CPIs podem convocar depoentes.
Até o momento, conforme apurou Oeste, o presidente do Ibama confirmou presença no depoimento.
+ Governo barra convocação de Marina Silva para explicar na Câmara elo com ONG
Conforme o documento do relator, o presidente do Ibama deve falar sobre a atuação das organizações não governamentais e da sociedade civil de interesse público (Oscips) na Amazônia.
“Boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica tem por objeto questões relacionadas ao meio ambiente”, argumentou Bittar. “Desse modo, nos parece pertinente escutar o presidente do Ibama, órgão responsável por boa parte das ações de fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia.”
Leia também: “A CPI que abriu a ‘caixa-preta’ das ONGs da Amazônia”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 188 da Revista Oeste.
Chega de escravizar os índios, eles também querem viver, chega de ONGs que só dizem proteger os índios, eles precisam de dignidade para viver e liberdade pra evoluir a cultura deles.
Governo é contra a apuração do q acontece com essas ONGs…!!
Quem não deve não teme!!!
Será q há algo a desvendar!!!!!???