Defesa diz a Fux que Forças estão comprometidas com a democracia

Por sua vez, o presidente do STF afirmou que a Corte preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições
-Publicidade-
Presidente do STF, Luiz Fux, em audiência com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Presidente do STF, Luiz Fux, em audiência com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 3, se encontrar com o presidente da Corte, Luiz Fux. Segundo a assessoria do tribunal, o general afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira.

A comunicação do STF disse que a agenda foi pedida pelo ministro da Defesa “em deferência ao chefe do Poder Judiciário antes de reunião prevista com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin”. Foi a primeira visita do general a Fux desde que tomou posse na Defesa.

-Publicidade-

No encontro que ocorreu no gabinete da presidência da Corte, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira também afirmou que “os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, segundo o Supremo.

“Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”, disse a Corte, em nota.

Conforme publicou Oeste, antes de ir ao Supremo Tribunal Federal, o titular da Defesa se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Segundo a Presidência da República, no encontro, foram discutidos assuntos de defesa nacional.

Também estavam presentes os comandantes das Forças Armadas e o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, cotado para ser o vice na chapa de Bolsonaro à reeleição. Atualmente, Braga Netto é assessor especial do gabinete pessoal do presidente da República.

Antes da reunião com o titular da Defesa, Fux se encontrou com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que justificou a conversa dizendo que a ideia é “evitar que haja uma escalada de crise por falta de diálogo”. “Eu considero muito importante este encontro, não considero hora alguma que haja isolamento do Supremo Tribunal Federal.”

Barroso

No mês passado, o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso, que atuou no Tribunal Superior Eleitoral até fevereiro, afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas” para atacar o processo eleitoral e tentar desacreditá-lo. Ele ainda criticou “ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral”.

Em reação, o Ministério da Defesa rebateu as declarações do magistrado dizendo que são uma “ofensa grave”. “Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Esses caras são uns brincalhões, cheios de falas enigmáticas, e usam o terno democracia de forma vil, precisamos respeitar a democracia de Fux ( O supremo é a democracia ) e o de Paulo Sérgio ( Vocês estão brincando com fogo ).

  2. 1. O suposto teor da conversa entre os ministros consta do site do STF; O Ministério da Defesa não se pronunciou sobre nada.

    2. Antes de ir ao STF o Ministro se reuniu com o Presidente Bolsonaro.

    Eu sou otimista e acredito num país melhor, em dias mais claros, apesar dessa quantidade incontável de nuvens negras.

  3. Pelo acontecido ontem (03/05) o “cabeça de ovo” não foi convidado á participar da reunião, pois continua “agindo” impune e solerte com mais perseguições sobe o deputado “sex simbol” dele …

    1. Cabeça de ovo vai ser preso, tá muito evidente pra qualquer um que tenha mais 2 neurônios a perseguição dele por Daniel Silveira.
      Eles já estão descontrolados porque não vão conseguir impedir a reeleição de Bolsonaro e que num segundo mandato sao mais 2 indicaçoes pra corte e com a renovação do senado, o tal pedido de impeachment possa sair e depois que vier o primeiro aí…

  4. Por sua vez, o presidente do STF afirmou que a Corte preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições…….me parece um pedido de arrego, tirando o corpo fora se der alguma m.

  5. Imaginem o q n rola por baixo dos panos ? Blábláblá é só para a imprensa divulgar e manter as aparências e civilidade. Considerar que essa reunião foi realmente cordial é a mesma coisa que achar que o Bope vai subir o morro desarmado para tomar chá com torradas com traficantes e depois descer sem nenhum problema.

  6. É a famosa paz armada, a única que funciona mesmo.

    Vim te fazer uma visita cordial, vou deixar meu 38 carregado para sua própria segurança….

    1. Quem atrapalha a harmonia dos poderes ? ;o STF. De guardiã da Constituição eles parecem uma piada pronta. Gostam de perseguir elementos do Congresso e do senado. Principalmente se não lhe lambem as botas… perseguem o Presidente, senadores e congressistas e rasgam a constituição diuturnamente. E o Pacheco, não vai colocar o impeachment do cabeça de ovo?

  7. Vamos escolher a dedo em que senadores votar em outubro, pelo menos se renova uma parte dos trastes que por lá vicejam. Calheiros, Azis, Randolfe e muitos mais.

  8. Palhaço, agora ele fala “o presidente do STF afirmou que a Corte preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”, mas age e apoia os ministros que agem de maneira contrária. Hipócritas.
    E esse Pacheco, Deus me livre, só colocam trastes na presidência do senado, pensei que Alcolumbre era exceção.

  9. A quebra de sigilo do ajudante de ordens da Presidência da República, colocando em risco informações de segurança nacional e a segurança física do presidente, NUNCA foi comentada pelo fraquíssimo, que habita temporariamente a presidencia do senado mais caro e omisso do planeta, o tal Pachecuzinho!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.