publicidade
Política

Deputada do Psol quer impeachment de Tarcísio por apoio a Bolsonaro nas redes

Parlamentar acusa governador de questionar legitimidade do Judiciário depois de publicação sobre julgamento do ex-presidente

Ediane Maria
A motivação foi uma publicação do governador em suas redes sociais | Foto: Rodrigo Costa/Alesp

A deputada estadual Ediane Maria (Psol) apresentou nesta terça-feira, 8, um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A parlamentar alega crime de responsabilidade.

A motivação foi uma publicação do governador em suas redes sociais, em que ele compartilhou uma mensagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na postagem, Trump saiu em defesa de Jair Bolsonaro e criticou o julgamento que tramita no Supremo Tribunal Federal sobre a suposta tentativa de golpe.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível no tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse Trump. “Eu tenho observado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo.”

Deputada diz que Tarcísio “deslegitima a Constituição”

Ao comentar o conteúdo do republicano, Tarcísio afirmou que somente o povo brasileiro deve julgar Bolsonaro, “durante as eleições” de 2026. Para Ediane, o comentário do governador fere a Constituição.

“Quando ele diz que somente o povo poderia julgar Bolsonaro, é o mesmo que dizer que o Judiciário não tem competência e legitimidade para julgar o ex-presidente pela prática de abuso de poder político que resultou em sua inelegibilidade”, escreveu a deputada no documento entregue à Alesp.

+ Leia também: “Tarcísio endossa fala de Trump contra ‘perseguição’ a Bolsonaro”

Além disso, Ediane argumenta que a declaração “deslegitima a Constituição Federal” e incita a população contra os poderes instituídos.

A polêmica também provocou reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que respondeu oficialmente à fala do presidente norte-americano. Em nota, o governo declarou não aceitar interferência externa nos assuntos da política brasileira.

+ “Lula rebate fala de Trump sobre tarifas ao Brics: ‘Não queremos imperador'”

7 comentários
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Caraca, as mulheres de esquerdalha além de ineptas, são muito feias e suvaquentas, cruzin credo!

  2. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Sai cada coisa do PSol que parece coisa imaginada e trazida à vida pela fértil imaginação de Stephen King. Me causa até um frio na espinha imaginar encontrar um psolista vagando pela rua em uma noite fria, escura e chuvosa de uma rua qualquer uma grande cidade brasileira. Como se diria, credo em cruz!.

  3. fabio de souza arcas
    fabio de souza arcas

    Sem relevância alguma na ALESP é necessário fazer algo para atrair os holofotes.

  4. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    Parem de dar relevancia a eeses psolistas. Deixem na sua irrelevancia

  5. Fabio R
    Fabio R

    Não noticiem nada do PSOL, não deem palanque a estes cretinos!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.