Deputados convidam Fábio Faria para explicar visita de Musk

Parlamentares de esquerda querem esclarecimentos sobre a parceria firmada entre a SpaceX e o governo brasileiro
-Publicidade-
Visita de Elon Musk foi articulada pelo ministro das Comunicações, Fábio Farias | Foto: Ministério das Comunicações
Visita de Elon Musk foi articulada pelo ministro das Comunicações, Fábio Farias | Foto: Ministério das Comunicações

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 25, uma audiência para que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, preste esclarecimentos sobre os projetos a serem desenvolvidos pelo bilionário Elon Musk no Brasil.

O CEO da SpaceX esteve no Brasil na sexta-feira, 20, e se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e com Faria no interior de São Paulo. Na ocasião, Musk anunciou uma parceria com o governo brasileiro para monitoramento da Amazônia e fornecimento de internet para escolas localizadas em áreas rurais via satélite — o sistema Starlink.

A audiência está marcada para 8 de junho e será realizada depois que as bancadas do Psol e do PCdoB apresentaram um requerimento pedindo esclarecimentos do ministério em relação ao contrato com a empresa de Musk.

-Publicidade-

No requerimento, os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Vivi Reis (Psol-PA) pedem que os termos do acordo sejam publicados a fim de identificar “irregularidades ou qualquer situação que possa ensejar o confronto entre interesses públicos e privados”.

De acordo com Perpétua Almeida, “preocupa especialmente a questão da soberania nacional e o controle e supervisão das informações coletadas por esta rede de satélites”.

A empresa de Musk possui diversos satélites de baixa e média órbitas. Em janeiro, a companhia recebeu licença da Agência Nacional de Telecomunicações para operar 4.408 satélites no país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

16 comentários Ver comentários

  1. Porque a suposta ameaça a “soberania brasileira” incomodo somente aos partidecos da esquerda histérica e inutil ? Sempre os mesmos, tentando sabotar o desenvolvimento do Brasil.

  2. Há sim claro, se peidarem chamam pra perguntar o que comeram, temos que extinguir nas próximas eleições esta gentalha da politica, convocar o Xandy capa preta para dar explicações por suas ações arbitrarias que criaram toda esta crise institucional ai não pode não né bando!!!

  3. É a medíocre esquerda, composta de ignorantes e marginais, agindo contra o desenvolvimento do País. Precisam de lixo na sociedade para sobrevivência de seus membros!

  4. Inacreditável!!!! Como o “mal” habita aquele lugar das trevas…. Acho que nunca nos livraremos desta gente , porque seus semelhantes votam neles…

  5. eh eh eh vocês dormiram no ponto… foi tudo no segredinho… lançados hoje o Carcará 1 e o carcará 2…. Jà está em pleno vapor a parceria. Surpresa!

    1. Pqp……estes políticos parecem alienígenas analfabetos !!! Quem votou nestes vermes, deveriam ir pras portas das casas deles e exigir satisfação!!

  6. Meu Deus!!! como pode existir gente tão filhos das putas? Eu não sei como aquele homem (Bolsonaro), consegue ter tanta paciência. Imaginem o que está “escória” da humanidade vão querer fazer, para tentarem destruir o cara, como bem disse em vídeo o canalha do Marcelo Freixo. Só tendo muita resiliência e culhão de elefante, para se manter lúcido e não partir para a ignorância com criaturas tão subterrâneas. Espíritos literalmente vindos das profundezas, com a missão de trazer o inferno para nossa nação. Tenho verdadeiro pavor e nojo desta nossa esquerda, são, com certeza, anjos caídos.

  7. Os “nobrissimos” deputados 😏 deveriam ter pedido mais “esclarecimentos” sobre os petrolão, mensalão, cuecão … Se mostrem mais, eleições estão aí 😉

  8. Diga não para esses desocupados, ministro, se eles não tem o que fazer além de bisbilhotar o que vocês fazem, vocês tem mais o que fazer, vocês trabalham pelo povo, pelo bem do Brasil e não tem tempo a perder com hipócritas invejosos e maldosos!

  9. Faça-me o favor, um bando de vendidos e defenestrados políticos alegando “soberania nacional” e “conflito de interesses’. É de uma calhordice imunda, uma baixeza inescrupulosa.
    Seriam o equivalente ao Chamberlain, pifiamente jogando contra tudo e todos, sem força moral alguma.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.