Deputados fazem apelo a senadores por volta das coligações

Mecanismo, que foi barrado em 2017, favorece os chamados 'partidos de aluguel'
-Publicidade-
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quarta-feira, 15, deputados fizeram um apelo a senadores em favor da aprovação da proposta que retoma as coligações partidárias nas eleições proporcionais. O tema enfrenta resistências na Casa, e a relatora, Simone Tebet (MDB-MS), já propôs a retirada da volta das coligações, por considerá-la inconstitucional.

As coligações são a união de partidos em um único bloco para disputar eleições. O mecanismo, que foi barrado em 2017, é criticado por especialistas, pois favorece os chamados “partidos de aluguel”, sem uma ideologia específica, e diminui as chances de enxugar o número de legendas.

Leia mais: “CCJ do Senado aprova aumento do número de juízes federais nos TRFs”

-Publicidade-

A questão foi discutida durante uma reunião entre líderes partidários do Senado e da Câmara e os presidentes das duas Casas, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL).

“Neste momento do Brasil, a gente não merece ter oposição contra o governo e muito mais base contra base”, afirmou Lira, antes de seguir para o encontro.

Segundo o presidente da Câmara, a ideia era buscar entendimentos para votações de interesse das duas Casas, como a volta das coligações, a questão dos precatórios e a regularização fundiária.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.