Edson Fachin e Alexandre de Moraes são eleitos presidente e vice do TSE

Será Moraes quem vai conduzir o Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições do ano que vem
-Publicidade-
Ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes | Fotos: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
Ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes | Fotos: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram eleitos nesta sexta-feira, 17, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A posse ocorrerá após o término do mandato de Luís Roberto Barroso na presidência do tribunal, em fevereiro de 2022. Fachin comandará o TSE até 17 de agosto do ano que vem.

-Publicidade-

Ele será substituído por Alexandre de Moraes, que vai conduzir a Justiça Eleitoral durante as eleições do ano que vem e ficará à frente da Corte eleitoral até junho de 2024.

Após o anúncio, Barroso parabenizou os escolhidos. “Duas pessoas honradas, que têm grande compromisso com o Brasil. Ambos ministros do Supremo Tribunal Federal, professores e doutores e com vasta experiência na vida pública”, disse.

“Portanto, eu saúdo não somente com alegria, mas com tranquilidade o fato de que o processo eleitoral brasileiro estará sendo conduzido pelas mãos honradas dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes”, continuou.

A eleição simbólica foi realizada durante a sessão de encerramento do ano judiciário no TSE, e os ministros votaram em uma urna eletrônica instalada no plenário do tribunal. Foram 6 votos a 1. É tradição que o próximo ocupante da presidência vote no vice.

O Tribunal Superior Eleitoral é formado por, no mínimo, sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal, um dos quais é o presidente da Corte, dois do Superior Tribunal de Justiça, um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois juristas vindos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice indicada pelo Supremo.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.