25% dos eleitores não escolheram nenhum presidente

Os candidatos derrotados tiveram menos de 10 milhões de votos
-Publicidade-
33 milhões de eleitores não foram às urnas
33 milhões de eleitores não foram às urnas | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

No Brasil, 21% dos eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foram às urnas no primeiro turno das eleições de 2022. Essa proporção corresponde a quase 33 milhões de habitantes. Além disso, a soma de votos brancos e nulos para a Presidência da República atingiu 5,5 milhões. Desse modo, praticamente 38 milhões de eleitores brasileiros (25% do total) ainda não escolheram um presidente.

A votação realizada no domingo 2 não foi suficiente para encerrar a disputa em primeiro turno. Nenhum candidato conquistou mais de 50% dos votos válidos, condição para que não haja a segunda fase da disputa. Os dois mais votados foram Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já ocupou o cargo por dois mandatos — e chegou a ser condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Bolsonaro (PL) teve 51 milhões de votos e Lula chegou a 57 milhões de votos. A terceira colocada na disputa, Simone Tebet (MDB), bateu 3,6 milhões de votos. A quantidade de eleitores das candidaturas derrotadas no primeiro turno atingiu 9 milhões.

-Publicidade-

Ou seja: juntos, somaram praticamente quatro vezes menos eleitores que a soma das abstenções (32,7 milhões) e dos votos nulos (3,5 milhões) e brancos (2 milhões, aproximadamente). Ao todo, a disputa contou com 11 candidaturas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Não votaram ou como na secção travava, quando digitava 22 e NAO conseguíamos confirmar , foi pra isso que separaram os votos precisando confirmar a cada inserção de candidatos.
    Vamos passar informação melhor, como não há como anexar fotos e..

  2. A suposta “terceira via” fez um trabalho grotesco ao angariar estes votos. Acusações, projetos malucos, mentiras e cinismo…. Pessoas que não se viam representadas por Bolsonaro e Lula, se deparam com estas figuras… Vamos ver.

  3. Se o nine conseguir vencer já virá um pato manco no dia 2 de janeiro pois não vai conseguir governar. O congresso conservador vai bater nele todos os dias. Provavelmente nem roubar conseguirá. Só o presidente Boldonaro conseguirá fazer as reformas necessárias que todos nós almejamos, judiciário incluído.

  4. Essa guerra com a Russia faz milagres né….perceberam esses canalhas do Partido democrata o perigo que os USA EUA correm… com a vitória fraudada do Nosferatu…do capiroto….
    OLHA!! Cadê o exército forças armadas, etc,etc, com seus especialistas??!!
    Qualquer um sabe que houve fraude, principalmente em minas gerais…
    SE NÃO ESTANCAR ESSA FRAUDE …BOZO PERDE!
    NÃO TEM JEITO.
    CADÊ OS CORAJOSOS??!!
    “”Vigilia na Paulista”” pela não fraude na eleições …
    todo domingo na Paulista até dia 30 outubro

  5. …destes…uma grande parcela DESISTIU de votar…eram filas e mais filas…a espera de mais de 4, 5, 6 horas para votar. E o porco Alexandre de Moraes dizendo que tudo ocorreu dentro da normalidade. Prendam esse bandido. Verdadeiro crime o que ocorreu no país. Canais de TV, Youtube e redes sociais mostravam, passavam das 22:00 e ainda haviam pessoas nas filas. Isto precisa ser investigado e ser amplamente divulgado. Anormal e criminoso….

    1. Todas as regiões já estavam com as apurações avançadas ou terminando, o Nordeste demorou, lógico que tem muita gente, mas SP e MG que são os maiores colegios eleitorais terminaram antes, no mínimo contestável.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.