A maioria da população acredita ‘fielmente’ nas urnas, diz Moraes

Presidente do TSE argumenta que o aumento dos votos válidos nestas eleições reforça sua tese
-Publicidade-
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Foto: Carlos Moura/SCO/STF | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A maioria da população brasileira acredita “fielmente” nas urnas eletrônicas, afirmou, nesta segunda-feira, 3, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Segundo o magistrado, não foram registradas intercorrências operacionais nas eleições deste ano.

“Nunca tive e continuo não tendo dúvidas de que a esmagadora maioria da população brasileira acredita fielmente nas urnas eletrônicas”, afirmou Moraes. “O comparecimento dos eleitores e o aumento dos votos válidos demonstram exatamente essa confiança na Justiça Eleitoral.”

-Publicidade-

O presidente do TSE informou que eventuais filas e atrasos nas votações serão analisados individualmente. No domingo 2, diversos eleitores relataram problemas nas seções eleitorais. “Isso é um problema que, conforme alguns especialistas afirmam, a utilização de dois anos de álcool em gel, às vezes, dificulta o reconhecimento da digital”, explicou. “Isso será verificado.”

Moraes destacou o “combate às fake news” protagonizado pelo TSE, que criou um grupo contra a “desinformação”. “O Tribunal Superior Eleitoral foi extremamente ágil no julgamento de todas as ações, de todas as representações de combate à desinformação, ao discurso de ódio, às fake news”, observou. “Parece-me que não tenha tido grande influência nestas eleições.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

83 comentários Ver comentários

  1. MENTIROSO DE MERDA. SE AS UNAS NAO TIVERAM VONTADE PROPRIA, O NORDESTE DEVERIA SE SEPARAR DO BRASIL. POVO MAL AGRADECIDO QUE GOSTA DE VIVER NA MERDA PONGADO NO GOVERNO E ATRAPALHANDO O BRASIL. JA NAO BASTAVA O PRONTUARIO AMBULANTE DO RENAN CANALHA AGORA ELEGERAM O FILHO CORRUPTO DELE.

  2. No Butão ( o país não o do xerifão), Bangladesh e Brasil, a “maioria” acredita nas urnas inauditáveis.

    TSE e cia nos chamam de palhaços.

  3. Ele e a torcida do Inter. Pq a do Timão saca um 13 de longe. Essa cadeira é o 🐎 mandado do PMDB. Ou vc acha que a gente não tá ligado no seus corre cavalinho??? Essas urnas ADÉLIOS mesmo computando só 30% dos patinhos vamos engolir os 48% do seu companheiro de pista…e a lava jato vai voltar atrás do Gol do Inter amigo….fica olhando 13….

  4. Só satanás para dirigir uma cabeça dessa. Ele sabe que não, ele sabe que a verdade não é essa, sabe que mente, é muito cinismo!

    1. Mas tenha a absoluta certeza amigo…não existiu um império ou imperador que não vá ao chão!!!Esse arquivo inclusive vai passar do chão….assista….e vamos socar 22 nessas urnas até F com o programinha deles de tictoc…podem até deixar de computar 50% que vai bater 70miles de brasucas…abs

  5. Não iluministro.A verdade é que a maioria não acredita. O que me parece é que o algorítmo colocado não foi suficiente para a nine ganhar. Erraram na dose.

  6. Eu não confio nem um pouco e prefiro que o Brasil deixa de acompanhar o Butão e Bangladesh e faça como os países mais desenvolvidos e volte pra cédulas de papel, já que o congresso já aprovou o voto impresso e stf/tse declarou inconstitucional e antes das últimas lutou com nunca para impedir o congresso de aprovar pela segunda vez, pelo menos o papel tem a prova física.

  7. Esse cara afirma isso com base nos institutos de pesquisa?! Eu não confio no sistema eleitoral e na apuração das urnas eletrônicas do Brasil, Butão e Bangladesh!

  8. Não é a questão de se acreditar ou não amigo, queremos transparência a materialização do voto eletrônico para conferencia, contagem publica, não queremos mais depender de creditar em vocês, SIMPLES, DEMOCRÁTICO, JUSTO, DECENTE, uma hora isto vai explodir!!!

  9. TEVE FRAUDE EM MINAS GERAIS….CADÊ AS FORÇAS ARMADAS???!!
    SÃO INCOMPETENTES PARA PROVAR??!
    NÃO VAI ADIANTAR NADA O BOZO TER MUITO MAIS VOTOS, POIS PARTE CONSIDERÁVEL DESSES 35 MILHÕES de ausentes nulos brancos NÃO VOTAM NO PT….
    o funcionamento do algoritmo JÁ FOI EXPLICADO…. bolsonaro chega nos 45,48%… a ativação do algoritmo tem inicio….. na primeira meia hora da totalização.

    Vão tentar usar em SP tambem esse algoritmo….podem apostar nisso.

  10. Apenas sua “carequice” explica sua afirmação. Ao contrário, a maioria da população desconfia delas, principalmente após imposição de vocês, advogados travestidos de ministros.

  11. Próximo ano, novo presidente do senado
    Provavelmente alguém do PL
    Então processos de impeachment contra cabeça de ovo, e coleguinhas serão instaurados.

  12. A maioria acredita?? Uma OVA! A esmagadora maioria não acredita e não quer o senhor no STF/TSE. O senhor está esticando a corda. Alias já esgarçou faz tempo. Novos tempos viram e o Brasil voltara a SORRIR SEM COMUNISMO

  13. QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO? ONDE ESTAVA ESSE ELEITOR?
    ORA, ORA, SENHORES, ESSE RESULTADO É INACEITÁVEL E NÃO TEM LÓGICA ALGUMA. QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO? DE ONDE SAIU ESSE ELEITOR QUE DEU O VOTO AO LULA, SENÃO DE UMA URNA ELETRÔNICA?
    COMO ALGUÉM PODE ACEITAR OU JUSTIFICAR UMA VANTAGEM DE VOTOS DO LULA LADRÃO SOBRE O PRESIDENTE BOLSONARO, SE ERA O PRESIDENTE BOLSONARO QUEM MOBILIZAVA MULTIDÕES?
    ORA, ORA, SENHORES, TUDO FOI MUITO BEM ARQUITETADO, PLANEJADO, PARA QUE OS BRASILEIROS SE CONFORMEM DIANTE DESSE ABSURDO QUE É VER UM LADRÃO, QUE NÃO MOBILIZA NINGUÉM EXCETO O PARTIDO DOS TRABALHADORES (SIGLA DE ORGANIZAÇAO CRIMINOSA), TER VANTAGEM DE VOTOS, SEM QUE ESSA VANTAGEM SE EXPLIQUE NA REALIDADE.
    A FARSA FOI CONSTRUÍDA PARA ISSO. DESDE AS CARTINHAS PELA DEMOCRACIA, PASSANDO PELO DEPOIMENTO EXPLICITO DE ADESÃO DE QUEM SE ACHAVA IMPORTANTE; PASSANDO PELA FRAUDE DAS PESQUISAS ELEITORAIS EM ABSOLUTA DESCONFORMIDADE COM A REALIDADE; PASSANDO PELO MASSACRE DO PRESIDENTE BOLSONARO, PERPETRADO PELOS AGENTES DO STF E DO TSE, MEDIANTE DESENCADEAMENTO MACIÇO DE PROCESSOS E FALSOS ESCÂNDALOS CONTRA O PRESIDENTE BOLSONARO: PASSANDO PELA PROIBIÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE IMAGEM DO POVO NAS RUAS, TUDO FOI CONSTRUÍDO PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO.
    MAS TEM MAIS.
    NÃO ESTRANHA O NÚMERO DE URNAS ELETRÔNICAS COM DEFEITO E SUBSTITUÍDAS ÀS PRESSAS, SEM O ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO, COMO SE FOSSEM VERDADEIROS CAVALOS DE TROIA?
    E OS ELEITORES QUE AO SE DIRIGIREM ÀS SEÇÕES ELEITORAIS PARA VOTAR, DESCOBRIRAM QUE ALGUÉM JÁ HAVIA VOTADO POR ELES?
    ISSO VAI FICAR ASSIM MESMO, COM LERO LERO E MIMIMI?

    1. Concordo totalmente com você. Onde estavam esses eleitores do lula? Querem que validemos esse 1º turno para passar para a fase final sob as mesmas regras. Impossível vencer assim.

  14. “O comparecimento dos eleitores e o aumento dos votos válidos demonstram exatamente essa confiança na Justiça Eleitoral.”
    O raciocínio linear desse indivíduo é realmente espantoso. Ele acha que o elemento humano funciona de forma tão matemáticamente simples (Se A=B, então B=A), para se chegar a essa conclusão. É realmente espantoso.

    1. Sim, muitas pessoas acreditam nas urnas, por um motivo muito simples: todas as informações contrárias, – porém verdadeiras! Que trariam para a população o esclarecimento de que as urnas não são confiáveis, que poderia haver fraude, foram CENSURADAS! Só restou ao povo confiar nas urnas.

  15. Sr ministro eu não faço parte da maioria esmagadora que o senhor se refere. Que tal fazer uma pesquisa pra verificar? Talvez não seja a maioria esmagadora a qual o Sr se refere.

  16. Ministro, ministro, não subestime a inteligência dos eleitores. Acreditar “fielmente” só no meu pai e na minha mãe. Contudo, sei que para muitos nem isso é possível. Estranho … muito autoelogio e autodefesa.

  17. Vi um oceano de eleitores Bolsonaristas nesta eleição. Confesso que vi pouquíssimos eleitores petistas. O resultado da votação para Presidente da Republica não me convenceu.

  18. SO VOCE JUIZ QUE ACHA, FACA UMA ENQUETE, SE VOCÊ JUNTO AOS SEUS PARES TIVESSES FEITO O QUE ESTAVA APROVADO DESDE 2015, IMPRESSO DO VOTO EM SEPARADO PARA POSTERIOR COMPARAÇÃO E AUDITORIA, NÃO ESTARÍAMOS DISCUTINDO QUEM ACREDITA E QUEM NÃO ACREDITA NESSAS URNAS….

    1. Não convive com o “povo”, se andasse igual nós no meio do povo veria uma realidade diferente e, tomara que essa afirmação não tenha lhe sido passado por Datafolha, Ipec, etc

  19. Eu acredito que ministro Alexandre de Moraes está enganado sobre a credibilidade das urnas por parte do povo brasileiro. Embaso meu argumento no fato de que já temos uma emenda aprovada neste sentido, que foi barrada pelo STF, e recentemente, no ano passado estávamos com um projeto de lei quase aprovado na Câmara dos deputados, que nos permitiria ver o comprovante digital de nosso voto antes de confirmar-lo, quando o ministro Barroso foi à Câmara conversar com lideranças no sentido de reverter este processo, o que, aliás, ele conseguiu. Então, minha pergunta é: qual o interesse do STF/TSE em nao permitir a comprovação digital do voto antes de sua confirmação pelo eleitor?

  20. Cocaína X Cafeína… Simples assim… Esse miniministro é também muito “chegado” ao alcoólatra, amigo do outro alcoólatra, que é amigo do pai Odebrecht…

  21. Mais uma FAKE NEWS. Só no país das maravilhas da cleptocracia acreditam nas geringonças. Tudo que não se pode auferir qualidade, principalmente por proibição, intrinsecamente não tem nenhuma qualidade. Carta de jogo marcado é covardia e crime. Vai ver o datafalha fez a pesquisa para ele.

  22. A POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO ACREDITA NELE VAI ACREDITAR NOS TENTACULOS DELE…..DEUS NOS LIVRE DOS DITADORES E TRAIDORES DA PATRIA

  23. É aquele negócio, as vezes precisamos afirmar uma coisa várias vezes, a fim de que aquilo possa se tornar uma verdade para nós mesmos.

    Esse é o caso que se aplica a uma restrita minoria defensora do sistema mais atrasado de votação do universo conhecido, que assim vivem numa bolha.

  24. Xandão está delirando!
    É simples: faz um plebiscito!
    Tenho certeza que vai ganhar o voto eletrônico auditável com a impressão do voto!

  25. Acreditar mesmo, só quando poder conferir o voto, e isto só vai acontecer, quando tiver uma copia impressa do voto dado, onde o eleitor pode conferir o seu voto, e, fica este voto na urna, possibilitando com que os votos da urna, possam ser conferidos com a lista dos nome dos eleitores , que fica armazenada na urna até os fiscais possam auditar, se tiver desconfiança!

  26. Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:

    *Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.

    *Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.

    https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/

  27. Esse idiota incompetente foi o responsável pelas maiores filas da história. Desorganizacao total da justiça eleitoral, outra jabuticaba brasileira

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.