Anúncio pago por PT no Google garante que Lula foi absolvido

Texto fala em perseguição judicial e ataca Sergio Moro

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto, durante comício em Maringá (PR) - 17/09/2022 | Foto? Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto, durante comício em Maringá (PR) - 17/09/2022 | Foto? Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo

“Lula foi absolvido”, garante a frase que aparece no topo da primeira página do Google para qualquer pessoa que pesquise os termos “Lula prisão”. Trata-se de um anúncio pago pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à plataforma de buscas.

Em formato de matéria jornalística, o conteúdo cita que “STF, ONU e até a Globo já reconheceram que Lula foi julgado sem crime”. No material, há também um vídeo de um influenciador digital chamado “VAR”, responsável por explicar a “farsa da prisão de Lula”, enquanto debate com um homem.

“Já está mais do que comprovada a perseguição política e midiática da qual ele foi vítima e o lawfare praticado pela Lava Jato”, informa trecho do texto. “Sobretudo, como disse Willian Bonner, o ex-presidente não deve mais nada à Justiça, acumula 26 vitórias judiciais, em absolutamente todos os processos.”

-Publicidade-

Adiante, a “reportagem” ataca o ex-ministro Sergio Moro, que atuou como juiz na Lava Jato, chamando-o de “ladrão”. “Lula foi preso em 2018 para que Jair Bolsonaro pudesse vencer as eleições”, assegura a propaganda. “Craque que é, se Lula estivesse em campo, Bolsonaro não teria chance. E, mais, depois de prender o craque e retirá-lo da disputa, Moro virou ministro de Jair Bolsonaro.”

lula foi absolvido

Lula não foi absolvido

Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações no âmbito da Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, por causa da extinção da punibilidade por prescrição.

Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.

Das 11 acusações mais conhecidas de que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.

Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), o Comitê de Direitos Humanos da ONU apenas aprovou um relatório, sem efeitos práticos, sobre o petista ter supostamente tido garantias e direitos violados pela Lava Jato.

Confunde-se o comitê com o Conselho de Direitos Humanos, órgão da ONU com poder deliberativo. Diferentemente do primeiro, o comitê não tem funcionários da ONU nem membros de outros países. As pessoas que trabalham nele são especialistas majoritariamente indicados por ONGs de esquerda.

“Primeiramente, diferente do que o ex-presidente Lula disse, não existem uma ‘primeira instância’ ou ‘segunda instância’ na ONU”, constatou Carlo Cauti, professor de Instituições e Organizações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). “É uma informação falsa. O caso de Lula foi apresentado ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, que não é um tribunal, mas apenas um órgão das Nações Unidas composto de 18 pessoas físicas escolhidas pela Assembleia Geral. Esse comitê pode apenas emitir pareceres. Não tem poder nenhum de anular processos.”

Segundo o especialista, esses pareceres são apenas facultativos, ou seja, podem ou não ser considerados pelos países envolvidos, eventualmente pelo Conselho de Direitos Humanos e o Conselho de Segurança da ONU. “Consideração que, no caso de Lula, obviamente não ocorreu”, observou Cauti.

Leia também: “Violações cometidas pelo pretório excelso”, reportagem publicada na Edição 130 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

33 comentários Ver comentários

  1. Necessito de um canal para contato com a revista, já que [email protected] não tem retorno.
    Absurdo, uma revista que tem inspirações liberais e democrática não retornar contatos que estão sendo feitos a mais de 10 dias.
    Sem mais,

  2. Uma vez ladrão, e dos grandes, sempre ladrão. Até o faqueiro do Palácio do Planalto ele roubou. Tá no sangue, no DNA, na ausência de caráter. Infeliz o povo que escolhe um verme desses como líder.

  3. STF , ONU E GLOBO INOCENTOU LULA.

    MAIS O POVO O CONDENA,MANO!
    LULA LADRÃO TEU LUGAR E NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAAADDDRRRRAAAAOOO!!!
    É O POVO,MANO!!

  4. O google remove o video da reunião do Presidente com os embaixadores sobre as Urnas Eletronicas, mas permite que se pague para propagar fakenews. Estamos diante do Ministerio da Verdade, senhores. Quem já leu 1984, entenderá.

  5. Se o PT está pagando pra divulgar FAKE NEEWS, qual será a posição do TSE?! Aguardamos as punições desse colegiado chamado TSE e também do STF. Quantos dias Rosa Weber vai dar para o molusco se explicar?!
    Se fosse o Bolsonaro, já estariam como urubus na carniça….

  6. Só existe um caminho, mesmo assim se não houver fraudes nas urnas eletrônicas e contagem de votos:
    SOLUÇÃO A MÉDIO PRAZO:
    1, Não votar em candidatos cujos números comecem com as dezenas abaixo; são 19 partidos ao todo, que vêm fodendo a Nação a muitas décadas , gente que não quer redes de esgotos, que quer o comunismo como plataforma:
    12
    13
    15
    16
    18
    21
    23
    29
    33
    40
    43
    44
    45
    50
    54
    55
    65
    77
    80
    2. Muito cuidado para não dividir votos entre 2 candidatos de direita, e ganhar quem não queremos.
    Exemplo importante: aqui em MG opera o senado federal, prioritário no deaaparelhamento do judiciário, como a renovação é de 1/3, portanto somente 1 senador por estado, neste momento o Cleitinho 200 está na frente. Então estamos transferindo os votos em marcelo aro para o Cleitinho 200, prá não dar chance ao PSD do Kassab, que tenta emplacar um tal Silveira senador amigo do luladrão e Rodrigo Pacheco.
    Além do mais, não votar em PSD é questão de ordem, pois através de pachequim atrasaram o país no mínimo 10 anos.

    1. Quanto ao Google e STF, não temos ingerência!
      Vão continuar nos fodendo. FAÇAMOS O QUE ESTÁ NO NOSSO ALCANCE, DENTRO DAS 4 LINHAS, COMO SABIAMENTE NOS ENSINARAM.
      Vela a globolixo, foice de SP e imprensa velha? Google também vai caindo em descrédito. O STF vai sendo saneado se votarmos com consciência, sem preocupação em agradar amigos ou parentes.

  7. Quanto mais eles mentem, maior fica a rejeição. Conheço alguns Petistas que não conseguem mais defender toda essa nojeira. Já estão envergonhados e falam em anular o voto. Acho que em breve votarão em qualquer um que não seja o PT.

  8. Só engana [email protected], se é que engana, é inocente?então porque não processa ninguém que o chama de ladrão ( que na verdade é o que ele é)? Porque não processo estado e recebe uma fortuna por ter ficado preso só 580 dias?????
    É LADRÃO E VACILÃO.

  9. Cadê as tais “agências checadoras”escolhidas pelo supremo? Não vai entrar no inquérito das “fakes news”? Cadê o ministro que acha que é imperador do Brasil e seus vassalos?

  10. Não precisava da participação do Mouro, as pesquisas estava dando Haddad sempre como primeiro colocado. Bolsonaro não ganhava de ninquem no segundo turno. No msm caminho deste ano, só que este ano não vai ter segundo turno, vai dar uma lavada logo no primeiro. Esta munia só 14 dias para falar asneira.

  11. A Inércia / A Prevaricação / A Inanição do tse junto ao Google e o PT mostra partidarismo da instituição. A não providência urgente, mostra que N Ã O estamos em um Estado Democrático de Direito – vamos ver como agirão os democratas empossados em tal instituição. Qq coisa diferente disso………….

  12. Onde está o TSE nessa hora para bloquear toda essa farsa? Esses canalhas invocam até com as cores adotadas pelo candidato do governo, dando azo para até manifestações futuras para anular todo esse processo eletivo, se for o caso. Agora, o Moro ser chamado de LADRÃO por um elemento desclassificado como esse, é o fim da picada.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.