Arthur Lira: ‘Congresso vai continuar liberal e reformista’

Presidente da Câmara foi o deputado mais votado de Alagoas
-Publicidade-
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira | Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira | Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Em entrevista ao jornal Globonews, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que, mesmo depois do primeiro turno das eleições, o Congresso Nacional vai continuar liberal e reformista para discutir os temas que importam para o país. Lira foi o deputado federal mais bem votado de Alagoas.

Conforme Lira, ainda em 2022, a Câmara pode discutir em plenário a reforma administrativa e dar andamento à reforma tributária. O presidente da Casa ainda destacou, nesta segunda-feira, 3, o crescimento dos partidos de centro para a próxima gestão.

Lira também criticou os institutos de pesquisa, que, de acordo com ele, erraram muito, com diferenças muito acima das margens de erro, entre o resultado do pleito e os números projetados na véspera das eleições.

-Publicidade-

“As empresas de pesquisa não devem ser usadas para conduzir o eleitorado, por isso temos de votar propostas que responsabilizem esses institutos”, observou Lira. Hoje, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o deputado Carlos Jordy (PSL-SP) afirmaram que começaram a recolher assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação dos institutos de pesquisas.

Emendas de relator

Arthur Lira ainda foi interpelado se a baixa renovação da Câmara estaria relacionada com as emendas de relator. No entanto, ele afirmou que o orçamento é municipalista e atende às demandas da população. Além disso, que é errada a visão de que o Orçamento pertence ao Executivo.

“Vou falar muito de Orçamento, discutir de quem é a atribuição: você quer Orçamento feito pelo relator, distribuindo pelos senadores e deputados, ou a volta do Mensalão, ou aquela humilhação que o parlamentar leva um chá de cadeira de cinco horas de um ministro para pedir recurso? ”, perguntou Lira.

“Estamos avançando com relação à transparência. Essa crucificação do Orçamento, como ocorreu no primeiro turno, tenho certeza de que esse assunto será aclarado para a população”, concluiu.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.