Ciro Gomes anuncia apoio a Lula: ‘Última saída’

Candidato do PDT à Presidência da República endossou o posicionamento de seu partido
-Publicidade-
Ciro Gomes anunciou apoio a Lula no segundo turno
Ciro Gomes anunciou apoio a Lula no segundo turno | Foto: Reprodução/YouTube

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República pelo PDT, anunciou nesta terça-feira, 4, apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. Em pronunciamento nas redes sociais, o pedetista alegou que, “frente às circunstâncias”, apoiar o petista é a melhor decisão para o momento.

“Acompanho a decisão do meu partido, o PDT”, disse Ciro, ao ratificar o apoio a Lula. “Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que restem aos brasileiros duas opções que, a meu ver, são insatisfatórias.”

-Publicidade-

O ex-ministro salientou que não aceitará nenhum cargo no futuro governo. “Quero estar livre, ao lado da sociedade, lutando por transformações profundas, como aquelas que propusemos durante nossa campanha”, explicou. “Fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar, acompanhar e denunciar qualquer desvio do governo que assumirá em janeiro.”

Mais cedo, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciara apoio à candidatura do petista. “O que está em jogo são dois projetos completamente diferentes”, argumentou. “De um lado está Lula, um democrata. De outro, Bolsonaro, aspirante a ditador.”

Ciro x Lula

Nos últimos meses, Ciro fez críticas severas ao petista. “O Lula virou um chefe de quadrilha”, afirmou, em um podcast. “Vi Lula se corromper. Ele elegeu Eduardo Cunha presidente da Câmara dos Deputados e escolheu Michel Temer como vice-presidente de Dilma Rousseff.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

97 comentários Ver comentários

  1. 1) Lula nunca descreditou processo eleitoral; Bolsonaro ataca urnas eletrônicas. Desde o final dos anos 1970, Lula participa como candidato ou como militante do PT de eleições. Em nenhuma delas, questionou o resultado, ameaçou não cumprir decisões da Justiça Eleitoral ou desacreditou a confiabilidade do processo eleitoral. Nos últimos anos, Bolsonaro se notabilizou pelo ataque às urnas e à democracia. Ele é investigado pela Justiça por ataques promovidos contra o processo democrático brasileiro.

    2)Bolsonaro é apoiador confesso do regime militar; Lula nunca defendeu a Ditadura. Bolsonaro é apoiador confesso da tortura e de outras violências praticadas pelos militares no país de 1964 a 1985. Em seu voto pelo impeachment de Dilma (que foi um golpe!), homenageou o torturador Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

    3) Lula sempre cumpriu decisões judiciais; Bolsonaro desafia o Poder Judiciário. Lula cumpriu todas as decisões judiciais. Recusou convites para se asilar em embaixadas ou sair do país. Todos os seus questionamentos se deram em forma de recursos e dentro do devido processo legal. Bolsonaro tem postura repetida de ataques ao STF e ao Poder Judiciário.

    4) Bolsonaro extinguiu conselhos populares ao passo que Lula ampliou a participação social;. Em seu governo, Lula criou dezenas de conselhos e órgãos de representação da sociedade civil para elaboração de políticas públicas. A política é valorizada por organismos internacionais por incentivar a participação cidadã.

    5) O ex-presidente criou mecanismos de transparência; o atual aposta no sigilo. Os governos petistas tiveram grandes avanços em termos de transparência pública, com a criação do Portal da Transparência no governo Lula e a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no governo Dilma. Já o governo Bolsonaro tem classificado uma quantidade cada vez maior de documentos públicos como sigilosos e precarizado o atendimento a pedidos de acesso via LAI e solicitações na Ouvidoria.

    6) Lula nunca tentou politizar forças de segurança pública; Bolsonaro incita policiais. A relação de Lula com as forças policiais a nível federal e estadual sempre foi desprovida de teor político. O governo Bolsonaro tem forte relação com policiais miliares e agentes das Forças Armadas, tendo sido o recordista da nomeação de agentes de segurança pública em cargos comissionados no Executivo federal.

    7) Lula criou políticas populares de transferência de renda. A criação do Fome Zero e do Bolsa Família foi marcada pela importante redução da pobreza e da desigualdade no país. Auxilio Brasil só existe por conta da criação dos mecanismos de governança do Programa Bolsa Família. O CadÚnico e a rede de CRAS e CREAS capilarizada por todos os municípios brasileiros se desenvolveram em função do Bolsa Família.

    8) Há um claro interesse de Lula em conseguir costurar da maneira mais rápida possível um acordo de livre comércio com a União Europeia, que hoje, com Bolsonaro, esbarra nas preocupações da UE com os compromissos climáticos do Brasil que o atual governo despreza.

    9) O governo Bolsonaro tem uma clara preferência ideológica pelas privatizações (e tem como ministro aquele que disse coisas como: “Não se assustem então se alguém pedir o AI-5.” e “empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada.”)… e isto coloca algumas questões importantes a respeito do papel que o Estado deve ter em cumprir “missões” sociais e ambientais.

    10) O orçamento secreto é a erosão democrática (foi iniciativa do general Luiz Eduardo Ramos) patrocinando a irracionalidade na alocação de recursos públicos da monta de 19 bilhões por ano, retirando recursos da cultura, ciência e tecnologia e até do tratamento do câncer.

    11) No cenário do atual governo convém falar sobre a volta da fome. A definição de agenda de políticas públicas ocorre pela apresentação de problemas às sociedades humanas, e nenhum problema se coloca tão despudoradamente quanto a desnutrição. Boçsonaro relativizou levantamento que aponta 33 milhões nessa situação no Brasil.

    12) Em termos de educação, no governo Bolsonaro falou-se muito em homeschooling, escola sem partido, ideologia de gênero, e pouco em SAEB, em como replicar experiências exitosas de municípios para todo o país, em como diminuir a evasão escolar e tantas outras coisas que deveriam ser a ordem do dia, mas não são.

    13) Com Lula, o salário mínimo teve aumento real, ou seja, subiu acima da inflação, todos os anos. Dilma fez o mesmo. Em 13 anos, foram mais de 74% de valorização. Com isso, os trabalhadores e os aposentados tinham sempre mais dinheiro para fazer as compras do supermercado. Bolsonaro reduziu o salário mínimo, dando reajustes abaixo da inflação. Vai terminar o mandato sendo o primeiro presidente em 30 anos a fazer isso.

    12) Má gestão da crise sanitária pelo governo federal. O “grande negacionismo” e o “retardo na compra de vacinas” foram decisivas para boa parte dos eleitores passarem a classificar o atual presidente como o pior da história.

    13) O governo também tem gerado diversas crises institucionais, com conflitos abertos com o Congresso, com o STF [Supremo Tribunal Federal], destacando a “falta de habilidade” de Bolsonaro em lidar com a democracia e o sistema republicano de contrapesos. Isso gera isolamento internacional.

  2. Adeus projeto do cangaciro para 2026! Tentou construir uma imagem positiva visando o futuro mas esse apoio depois de chamar o nine de chefe de quadrilha acaba com qualquer dúvida do eleitor médio de que Ciro deva ser realmente levado a sério.

  3. Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:

    *Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.

    *Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.

    https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/

  4. resumindo esse “sujeito” numa palavra – CARATER !! – falta
    assim como ao vice do ex presidiário, ao calça apertada entre outros !

  5. É, se tudo que sabia do lula não fez igual a R. JEFFERSON( mesmo sabendo que o povo não o perdoaria) por que contou que ” ajudou” Lula nas FALCATRUAS, teve chance de melhorar e não o fez como pessoa ( quando pessoas o cobram entre hospitais e ESTADIOS 2014 como agora é ainda responde agressivamente as pessoas) e como última saída nao como PRESIDENTE, mais como político, pessoa repete apoio, mesmo vendo que 60% querem outro caminho , volta a apoiar lula.
    Isso não é persistência e teimosia.
    Tranque suas ideias , feche a porta com chave, tranca a porta com medo do ladrão e dia 30/10/22 VOTA NO LULA, PROMISCUIDADE que até fique em quatro parede ou pra ambiente específico, mais poupar seus filhos.

    1. Estranho seria o cangaceiro sujo apoiar Bolsonaro, novidade nenhuma essa decisão.
      Ambos se merecem, Bolsonaro só quer, precisa e aceita apoio de pessoas de boa índole.

      1. Com a 5ª colocação seu apoio e merda é a mesma coisa, vá pro diabo que o carregue seu verme que vive no cocô do cavalo do bandido, inútil!!!

  6. Ciro, você falou que viu o Luladrão se corromper, que o Luladrão chefia uma QUADRILHA. Deduzo então, Ciro, que que ao juntar-se à quadrilha do Lula, você é bandido como o Lula, Geddel, Zé Dirceu, o Capitão Cueca irmão do Genoíno, Lulinha, Cerveró, Renato Duque, Barusco et caterva. Pra piorar, Ciro, juntando-se à quadrilha do Luladrão, entendo que você será chefiado por um ladrão, capacho de um ladrão, serviçal de um ladrão e por simbiose, ladrão também?

  7. Ciro Gomes é um decante. Não há chances nenhuma dele conseguir algo.
    Um fim lamentável. Não tem princípio algum ao se submeter a tal humilhação.

  8. De um lado Cristo de outro Barrabás! De um lado um Capitão honesto de outro um ladrão convicto e condenado que está junto com a pior escória, a imprensa corrupta e a suprema corte de fariseus que se acham acima do bem e do mal.
    É triste ver o Ciro que se acha valente e honesto ceder, fico pensando como o Ciro olha para seus filhos e os ensina a seguir os conceitos éticos, morais das leis e do cristianismo.
    Ciro que pena, pois a pior mentira é aquela que contamos para nós próprios, Ciro você tem coragem de olhar a seus próximos e apoiar um ladrão que só roubou o País?
    Acho que o Ciro não é nem a sombra de suas próprias mentiras, do Ladrão não se podia esperar nada além do crime.

  9. De um lado Cristo de outro Barrabás! De um lado um Capitão honesto de outro um ladrão convicto e condenado que está junto com a pior escória, a imprensa corrupta e a suprema corte de fariseus que se acham acima do bem e do mal.
    É triste ver o Ciro que se acha valente e honesto ceder, fico pensando como o Ciro olha para seus filhos e os ensina a seguir os conceitos éticos, morais das leis e do cristianismo.
    Ciro que pena, pois a pior mentira é aquela que contamos para nós próprios, Ciro você tem coragem de olhar a seus próximos e apoiar um ladrão que só roubou o País?
    Acho que o Ciro não é nem a sombra de suas próprias mentiras, do Ladrão não se podia esperar nada além do crime, mas alguns ainda tinham esperança em você, siga o partido e não a ética, a moral e os bons costumes, depois se justifique com sua consciência, se você ainda tem uma.

  10. Ora pois! No final esse mané me dá uma de cabo de esquadra. Mas que mané estúpido! Depois do vitupério todo contra o pilantra (apud Marcola) o mínimo que se podia esperar do cara era dar uma de neutro, já que ninguém esperava apoio ao capitão. Pois não é que o mané abaixa as calças para o suposto desafeto? Devia ter se esvoaçado para Paris, assim manteria a credibilidade e, pelo menos, a dignidade…

  11. Esse aí sempre foi safado, tentou esconder mas não tem jeito, uma vez pilantra sempre pilantra.
    Felizmente o povo brasileiro já o mandou pro seu lugar, a lata de lixo.

  12. Kkk! Mas ele NUNCA abandonou os petralhas! Apenas fez TEATRINHO no famoso se colar, colou! Se colocou como alternativa 2 caso o Luladrão não conseguisse emplacar no segundo turno. Caso ele ganhasse as eleições chamaria toda a petralhada para o governo. O rabo preso da corrupção leva a chantagem entre eles…tudo farinha do mesmo saco podre!!

  13. Então Ciro, você até que tenta sair do PT, mas o PT não sai de você.
    Mesmo você testemunhando os males que o encantador de serpentes fez ao Brasil, você fica “indiferente” a tudo isso. Tinha que lutar contra a bandidagem da corrupção, você tem forças pra isso, mas se abstém.
    “Seja quente ou seja frio. Não seja morno, senão te vomito” (Apocalipse 3:16).

  14. Não vai aceitar nenhum cargo no governo, com certeza é a mesma promessa de 2018, quando jurou que deixaria o Brasil, caso Bolsonaro fosse eleito, não vale o que caga.

  15. Simples. Se apoiar luladrao recebe contrapartida (teta de grana), se apoiar Bolsonaro recebe um muito obrigado e se tiver realmente competência um posto seja lá qual for.

  16. Ciro Gomes, ele próprio, é uma fraude. Pela manhã disse que o fascista era Lula e não Bolsonaro.Que o corrupto era Lula e que não podia apoiar uma pessoa assim, ele que viu o início de toda corrupção praticada pelo Ladrão

  17. Entendo então, que Ciro, ao contrário do que disse, endossa os roubos de Lula e sua quadrilha e que ficará confortável ao lado de Geddel Vieira Lima, seu amiguinho das malas com 51 milhões de Reais. Ciro nos disse que estava no governo Lula e viu o Lula se corromper. Desceu a ripa no enriquecimento meteórico do Lulinha, detonou Eunício, Zé Dirceu e a corrupção desenfreada do PT, mas agora está ao lado da mesma quadrilha. É aquele ditado de ” que com porcos se mistura, farelos come “, Ciro? Crepúsculo melancólico, como acontece SEMPRE com os farsantes metidos a gente que presta!

  18. ESTE FOSSIL POLITICO chamou o picole de chuchu q tudo quanto é palavrao….agora faz igualzinho e apoia o LADRAO ÇUUS IGNACIO DA SILVA….q morram juntos carcomidos pelo cancer
    …ou por uma bala

  19. Esse Zé Mané sempre foi de esquerda e come nas mãos do Lalau. Vagabundo sempre apoia vagabundo!!! O apoio desse Pascácio não impedirá a derrota do LADRÃO!!!

  20. Esta Revista Oeste na minha visão é recheada de pessoas muito inteligentes, tanto escrevendo, qto consumindo o seu conteúdo, no entanto, como vivemos num mundo muito estranho e, se houver algum eleitor do ciro perdido por aqui, e se por ventura chegar a ler este comentário, saiba, VOCÊ É UM IDIOTA DA PIOR ESPÉCIE!!! Forte abraço!

  21. Outro dia esse cidadão declarou que talvez se aliasse ao PT somente em outra encarnação. Nunca me enganou assim como nunca obteve o meu voto.

  22. Ciro, o “ingênuo” que não sabia dos desvios ao aceitar ministério do PT, e o “cabra-macho” que brada (rs) contra a corrupção “recém-descoberta” por ele dos governos petistas. No final, acaba o sujo de sempre.

  23. Que dúvida. Mostrou para o Brasil todo o que todos já sabiam do ladrão, e agora mostrou ao Brasil todo que ele apoia ladrões vagabundos. Se divertiu bastante com o nosso dinheiro para ajudar um criminoso. Essa gente não tem nenhum caráter mesmo.

  24. Ciro foi enrabado e traído pelo ladrão e agora cai de quatro e ainda vai lamber os bagos do Luladrão! Que vergonha! Tô com vergonha por ele, a que ponto chega um sujeitinho!

  25. Nada anormal nesta aderência. Afinal, o Ciro Cachaça é um psicopata (jamais esqueço de seus xingamentos, ameaças e as brigas (saindo na mão e agredindo fisicamente) contra os professores do estado e pessoal da area da saúde, os pitis que ele proporcionou nos restaurantes, aeroporto, shoppings de Fortaleza, quando questionado sobre algo. Um inventor de dados numéricos na área econômica. Enfim, um cangaceiro magnata, parceiro do crime organizado, aliando-se ao bandido Lula…como fez o bandido da merenda e dos pedágios paulistas, Alckmin, anteriormente…

  26. Isso explica o último debate na GLOBE.
    Jogou todas as chances políticas no lixo. Um tapa na cara de quem acreditou no discurso anticorrupção do Ciro.🤡

  27. Ciro Gomes. O eterno lambe botas do Lula, não tem postura para ser presidente, não tem moral para ser presidente, não estatura ética para ser presidente e ainda teve quem acreditasse neste demagogo profissional. Tá aí a prova gritante do que o convívio com “pilantra” consegue fazer com o caráter de um ser humano. Daqui a 4 anos volta como um cão raivoso atacando todo mundo e depois vai abanar o rabo para seu “chefe de quadrilha”. VERGONHA!!!!

  28. Vagabundo sem caráter!!! Pá de cal na carreira do eterno candidato!!! Não à toa derreteu e não possui nenhum capital político mais!!!

  29. Carlos Lupi para quem não se lembra é aquele que se declarou apaixonado pela Dilma. Seu partido recebe dinheiro do PCC, não o pobre, mas o rico Partido Comunista da China.

    1. Eu não votei nele, todavia gostaria por conta de suas propostas. Hoje, sabendo desse apoio dele com o Lula fiquei muito decepcionado e percebi o quão sou ingênuo. Ainda bem que não votei nele!

  30. Acabo de assinar a revista Oeste , mas não ficou claro se se trata da revista física. A dúvida surgiu porque não me foi pedido o endereço para entrega.
    Outrossim, informo que prefiro receber os exemplares físicos.

    1. Acredito que a assinatura seja uma revista digital, alguns conteúdos são restritos a assinantes, e o mais importante, a Oeste sendo uma mídia independente conta com nossa colaboração para um jornalismo que promova as pautas da direita e do liberalismo de forma isenta, sem o sequestro que a grande mídia sofreu pela esquerda!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.