Datafolha justifica erro: ‘Movimento de última hora para Bolsonaro’

Votos de Ciro Gomes e Simone Tebet migraram para o atual presidente da República, segundo o instituto de pesquisas
-Publicidade-
Lula e Bolsonaro disputarão o segundo turno das eleições
Lula e Bolsonaro disputarão o segundo turno das eleições | Foto: Reprodução/Instagram

Um “movimento de última hora” em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa é a explicação de Luciana Chong, diretora do Datafolha, para os erros dos institutos de pesquisas nas eleições presidenciais.

Na véspera das eleições, Datafolha e Ipec (ex-Ibope) cravaram que a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo seria de 14 pontos porcentuais. Ao término da apuração dos votos, no entanto, constatou-se uma diferença de 5 pontos. A margem de erro dos levantamentos dos institutos é de 2 pontos porcentuais (para mais ou para menos).

-Publicidade-

Chong alegou, em entrevista concedida nesta segunda-feira, 3, à GloboNews, que “um movimento de última hora” em favor de Bolsonaro, vindo de eleitores que inicialmente votariam em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), explica o resultado do primeiro turno.

No domingo 2, Bolsonaro obteve pouco mais de 51 milhões de votos (43,2%). Lula, por sua vez, foi o preferido de 57,2 milhões de eleitores (48,4%). Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Caso nenhum presidenciável consiga esse número, a eleição prevê um segundo turno entre os mais bem votados.

A vitória em primeiro turno em uma eleição presidencial ocorreu somente em duas oportunidades, em 1994 e 1998, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A disputa em dois turnos foi incluída na Constituição Federal de 1988.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

35 comentários Ver comentários

  1. Essa chinesa pensa que todo mundo e idiota…o cara vai dormir esquerdista eleitor do ciro e acorda no dia seguinte eleitor do bolsonaro? Os votos q o ciro perdeu foram para o lulladrao gracas as pesquisas q davam vitória petralha no 1o turno. Se nao fosse essa fraude o erro seria ainda maior, lulla nao teria nem 43% dos votos.

  2. Depois que fazem o estrago eles pedem desculpas e fica tudo por isso mesmo. Se a repercussão for muito grande, eles mudam de nome e tudo bem..

  3. Que ridículo! Forçaram a barra para que eleitores de Ciro e Simone migrassem para Lula (com relativo sucesso, ao menos no caso de Ciro), e agora vêm com essa desculpa esfarrapada. Definitivamente, é besteira esperar um pingo de honestidade por parte dessas lojinhas de porcentagens.

  4. DE ULTIMA HORA? DESDE O COMEÇO DAS PESQUISAS SÓ QUEM FLUTUAVA ERA BOLSONARO O LADRÃO ERA INTOCÁVEL JUSTAMENTE PARA JUSTIFICAR SUA TÃO DESEJADA VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO,MAIS NÃO DEU.AGORA O GIGANTE ACORDOU E VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA.

    LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAADDDRRRAAAAOOOO!!

  5. Essa Senhora ou militante esquerdista, além de faltar com a verdade, ainda joga nas costas do Presidente a falha do próprio data foia, instituto com uso esquerdista, falharam feio ao atribuir a vitória no primeiro turno para o descondenado, os votos de
    Simone tebet acompanhou ela, e do canga Ciro, desfigurado, enviado a metade para
    o partido das trevas, então tentam dar uma resposta xula e esdruxula, não são confiáveis mais.

  6. Os responsáveis por esse instituto e pelos veículos de imprensa que divulgaram incansavelmente suas “pesquisas” deveriam estar algemados, isso sim.

  7. Temos que concordar com os institutos que dizem que a pesquisa não é resultado e sim intensão. É a intensão dos institutos e da grande mídia de colocar lula no poder a qualquer custo

  8. To concorrendo a síndico aqui. Mas meu adversário ta muito mais forte do que eu. Quanto fica uma prsquisa para eleição de condomínio?São so cerca de 50 a 60 eleitores e nem precisa mentir muito e me por muito na frente Só um pouco. Faz parcelado? Não preciso de NF. Favor retornar meu email Grato

  9. DataFoia – ” Pagamento bem a gente coloca até cachaceiro semi-analfabeto ex-presidiário e descondenado na frente. não temos escrúpulos. “

  10. Fecha as portas! Não precisamos de manipuladores de percentagens. Só o fazem por dinheiro.Não sabem trabalhar. Só com políticagem….

  11. É fácil justificar com esse tipo de argumento! A eleição está polarizada desde o início do ano e só agora o eleitor resolve votar em Bolsonaro! Tá de brincadeira!

  12. Complete a lista com a sua informação validada pela ciência/mídia/livre de fake news:

    1) Lula com 52% de votos no primeiro turno;

    2) 25 milhões de crianças na rua;

    3) 30 milhões de pessoas passando fome;

    4) 1 mulher morta a cada 7 minutos;

    5) 90% de eficácia na primeira dose da Coronavac;

    1. 6) Lula foi inocentado pelo STF em todos os processos e na primeira e segunda instâncias da ONU;
      7) Há no governo federal o gabinete do ódio;
      8) Os empresários estão tramando um golpe de Estado, cujo chefe é o véio da Havan;

  13. É isso aí. Eu já tinha falado uns dias antes da eleição que candidatos do PDT e do MDB aqui da minha cidade estavam distribuindo seus santinhos com a foto deles e a de Bolsonaro. Aliás, tem mais voto aí que vai para o Bolsonaro. Tenho 3 amigos no face que votaram um no Ciro e dois na Simone que já me cantaram que votarão no Bolsonaro no segundo turno. Aqui no Sul, a maioria dos eleitores do PDT não esquecem a traição do PT ao Brisola.

    1. O céu estava preto de tantas nuvens e relâmpagos rasgavam o horizonte a cada cinco segundos. Mesmo assim, a minha previsão era de muito sol e praia. Mas então houve uma “mudança de última hora” para chuva!

      Comediante essa dona aí, hein?

  14. Movimento de “ultima hora”? Como diria o personagem “Capitão Fábio”, da excelente Tropa de Elite I ; ” está de comédia?”.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.