Eleições 2022: 1º turno ocorre neste domingo

Conheça o horário e os locais de votação para a eleição deste domingo
-Publicidade-
A escolha ocorre digitando o número do candidato na urna
A escolha ocorre digitando o número do candidato na urna | Foto: Divulgação/TSE

O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para ocorrer neste domingo, 2. Na disputa, além da Presidência da República, 27 vagas para governadores, outras 27 para senadores, 513 para deputados federais e 1.645 para os parlamentares das assembleias estaduais e distrital.

No momento da votação, o eleitor irá escolher os candidatos na seguinte ordem na urna: deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital, senador, governador e presidente da República. O Tribunal Superior Eleitoral definiu a sequência que não pode ser alterada. É permitido levar uma anotação com os números dos candidatos escolhidos.

Caso o eleitor, entretanto, não queira escolher um candidato, é possível votar em branco ou anular o voto. Para fazer a anulação, basta digitar uma sequência de número que não corresponda a nenhum candidato.

-Publicidade-

Eleições 2022: horário e local de votação

A votação terá início às 8h da manhã e término às 17h (horário de Brasília). No site da Justiça Eleitoral é possível consultar o local de votação. Para a busca são necessárias três informações: nome ou título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe.

Além disso, é possível realizar a mesma consulta por meio do aplicativo e-título, que disponibiliza um mapa virtual para guiar o eleitor até a urna. Também existe a opção de verificar o local de votação através do WhatsApp. A busca revela a zona eleitoral, a seção e o endereço onde cada cidadão deve votar nas eleições de 2022.

Para o eleitor que tem a biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Ao todo, o Brasil tem cerca de 156 milhões de eleitores, sendo 118 milhões com cadastro biométrico — ou seja: 75% do total.

As disputas pelos cargos de governadores e presidente podem gerar segundo turno. Assim, caso haja a segunda votação, a data prevista é 30 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.