Eleições 2022: TSE abre prazo para solicitar voto em trânsito

Procedimento é como uma transferência de domicílio eleitoral temporária
-Publicidade-
O eleitor pode solicitar lugares diferentes para votar no primeiro e no segundo turno
O eleitor pode solicitar lugares diferentes para votar no primeiro e no segundo turno | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira, 18, o prazo para que eleitores solicitem o voto em trânsito. Trata-se de uma transferência de domicilio eleitoral temporária, quando um eleitor não está na cidade onde deveria votar, mas ainda assim deseja votar em outro município dentro do mesmo Estado. O prazo para solicitação dura até 18 de agosto.

-Publicidade-

A transferência funciona da seguinte forma: moro na cidade do Rio de Janeiro, mas sei que vou estar na cidade de Duque de Caxias no dia da votação. Desse modo, é necessário informar a Justiça Eleitoral que a pessoa pretende votar na cidade indicada.

O procedimento pode acontecer tanto no primeiro turno (2 de outubro), quanto no segundo (30 de outubro) das eleições.

A transferência de domicílio só pode acontecer para capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. O voto em trânsito é permitido para todos os cargos das eleições deste ano, com exceção dos eleitores que têm registro eleitoral em outro Estado. Neste último caso, só será permitido o voto para o cargo de presidente da República.

Para aqueles que estiverem fora da cidade, mas dentro do mesmo Estado em que vota, poderão participar das eleições para os cargos de presidente, governador, deputado federal, senador e deputado estadual. A solicitação de transferência deve ser realizada presencialmente, não existindo opções de solicitação pela internet.

O eleitor pode solicitar lugares diferentes para votar no primeiro e segundo turno. Contudo, não pode alterar o local depois que o prazo já estiver passado.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.