Eleições cumpriram ‘requisitos internacionais’, dizem observadores

Comunidade de Países de Língua Portuguesa afirmou que o uso do sistema eletrônico de votação se mostrou seguro, confiável e rápido
-Publicidade-
TRE-SP também recebeu estrangeiros para observar eleições
TRE-SP também recebeu estrangeiros para observar eleições | Foto: Divulgação/TSE

Os observadores internacionais que acompanharam as eleições no Brasil disseram nesta segunda-feira, 3, que o pleito cumpriu requisitos internacionais e transcorreu de forma transparente e segura.

“A Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rojae-CPLP) sublinha a forma pacífica e ordeira como decorreram as operações eleitorais”, disseram os observadores. “Por esse facto, felicitamos o povo brasileiro e, em especial, as autoridades, instituições e cidadãos com intervenção no processo”.

-Publicidade-

A conclusão faz parte de um relatório preliminar da missão de observação eleitoral da Rojae-CPLP, que foi composta de 14 observadores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A entidade afirmou que o uso do sistema eletrônico de votação se mostrou seguro, confiável e rápido. 

O trabalho também foi feito por outras organizações, como a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Parlamento do Mercosul (Parlasul). Todos os grupos foram convidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a avaliação.

TRE-SP também recebeu estrangeiros para observar eleições

A Justiça Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) também organizou missões de observação eleitoral com o objetivo de acompanhar as atividades de auditoria do sistema eletrônico de votação. O órgão previu que as atividades acompanhariam a preparação e após a realização do pleito de domingo.

O TRE-SP credenciou diplomatas da Argentina e dos Estados Unidos, representantes do Instituto para el Desarrollo Democrático y la Competitividad (IDDECO), da Universidade de São Paulo (USP), entre outros participantes.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.