Em carta ao papa Francisco, Lula fala em ‘risco de 2º turno’ e de garantir posse

Ex-presidente escalou o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) como emissário para entregar o documento ao líder da Igreja Católica
-Publicidade-
O ex-presidente Lula (esq) e o papa Francisco (dir), durante encontro no Vaticano, depois de Lula deixar a cadeia - 13/02/2020 | Foto: Ricardo Stuckert/PT
O ex-presidente Lula (esq) e o papa Francisco (dir), durante encontro no Vaticano, depois de Lula deixar a cadeia - 13/02/2020 | Foto: Ricardo Stuckert/PT

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Lula escreveu ao papa Francisco que o Brasil corre “riscos de um eventual segundo turno” na eleição. Segundo o petista, há ainda “a necessidade, em caso de vitória, de assegurar a posse”.

O ex-presidente escalou o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) como emissário para entregar o documento ao líder da Igreja Católica, em Assis, na Itália. Vossa Eminência participará de um evento sobre desigualdades sociais. O parlamentar embarcou na terça-feira 20, dia em que anunciou a viagem.

“Minha primeira palavra é de gratidão por seus gestos inesquecíveis da carta que me enviou quando estava na prisão e pela recepção calorosa com que me brindou na Santa Sé”, iniciou o ex-presidente, no documento, em alusão à troca de cartas com o Santo Padre, enquanto esteve preso em Curitiba (PR), em 2019.

-Publicidade-

Lula defendeu ainda a necessidade de “medidas urgentes” no combate à fome, caso seja eleito, e teceu elogios ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB-SP), seu candidato a vice-presidente. “Homem íntegro e religioso”, afirmou Lula, que já atacou Alckmin. “Buscamos superar todas as diferenças políticas e ideológicas, para construir esta vitória que, se Deus quiser, será de todo o povo brasileiro, mas especialmente dos mais pobres e sofridos.”

Em 2020, Lula visitou o papa Francisco no Vaticano, a convite do pontífice. A ida foi intermediada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.