Em evento, Lewandowski destaca segurança da Justiça Eleitoral

Observadores internacionais vão participar de uma programação extensa até o domingo 2
-Publicidade-
O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral | Foto: TSE
O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral | Foto: TSE

Durante o ciclo de palestras do Programa de Convidados Internacionais para as eleições, o ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou a segurança da Justiça Eleitoral.

“Quero lhes deixar aqui uma mensagem de otimismo, de confiança e de segurança sobre a Justiça Eleitoral”, disse o magistrado, nesta sexta-feira, 30, em Brasília, no Distrito Federal. “Criada em 1932, ela é integrada por juízas e juízes, servidoras e servidores, com os representantes da cidadania, as mesárias e os mesários, que haverão de desempenhar o seu papel e garantir que a democracia impere em nosso país.”

O ministro ainda ressaltou que a Justiça Eleitoral não é composta apenas do TSE, mas de 27 Tribunais Regionais Eleitorais, 22 mil servidores, 2,3 mil juízes e quase 2 milhões de mesários. O colégio eleitoral brasileiro tem mais de 156 milhões de eleitores e cerca de 500 mil urnas eletrônicas.

-Publicidade-

A colaboração das Forças Armadas e das forças de segurança dos Estados também foi avaliada como valiosa pelo magistrado. O vice-presidente ainda reafirmou que a Constituição Federal estabelece que a soberania popular é exercida pelo voto direto, secreto, universal e periódico.

“Esse é um dogma constitucional e que tem no Supremo Tribunal Federal e no TSE verdadeiros bastiões de defesa desse princípio”, explicou Lewandowski. O ministro também ressaltou que as urnas eletrônicas são “plenamente auditáveis antes, durante e depois da votação”. E que os códigos-fontes dos programas desenvolvidos pelo TSE estão disponíveis para as entidades fiscalizadoras.

Os observadores internacionais vão participar de uma programação extensa até o domingo 2, primeiro turno das eleições. No último dia, eles vão visitar alguns locais de votação e, logo depois, serão recebidos no TSE para acompanhar a finalização dos resultados do pleito geral.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

13 comentários Ver comentários

  1. NÃO SABE DIREITO CONSTITUCIONAL. QUEM FOI ALUNO DESSA FIGURA NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO SABE QUE LEWANDOWSKI NÃO ENSINA DIREITO CONSTITUCIONAL É SÓ LERO LERO.

  2. SABE O QUE DÁ MAIS VERGONHA? VER UM HOMEM DESSE, JÁ IDOSO, FAZENDO ESSE PAPEL DE MERCENÁRIO, CORRUPTO E SEM PATRIOTISMO. ELE ESTÁ NOS VENDENDO PARA OS COMUNISTAS. ESTÁ PRETENDENDO ENTREGAR O BRASIL AOS COMUNISTAS, SEUS COMPANHEIROS IDEOLÓGICOS.

  3. LEWANDOWSKI É TÃO FALSO QUANTO UMA NOTA DE 3 REAIS. QUEM CONHECE ESSA FIGURA SABE. QUEM VIU ESSA FIGURA DANDO AULA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, SABE A PORCARIA QUE ELE É. É UM CORRUPTO E COVARDÃO.

  4. ORA, ORA, SENHORES, ESSE RICARDO LEWANDOWSKI SEQUER SOUBE APLICAR O ARTIGO 52, PARÁGRAFO ÚNICO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NO IMPEACHMENT DA CORRUPTA DILMA ROUSSEF. E NÃO APLICANDO, PERMITIU QUE PUDESSE SER CANDIDATA E RECEBESSE PENSÃO DO ESTADO BRASILEIRO, PAGA COM O NOSSO DINHEIRO.

  5. ORA, ORA, SENHORES, ESSE RICARDO LEWANDOWSKI SEQUER SOUBE APLICAR O ARTIGO 52, PARÁGRAFO ÚNICO DAQ CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO IMPEACHMENT DA CORRUPTA DILMA ROUSSEF. E NÃO APLICANDO, PERMITIU QUE PUDESSE SER CANDIDATA E RECEBESSE PENSÃO DO ESTADO BRASILEIRO, PAGA POR NÓS, PAGADORES DE IMPOSTOS.

  6. Como e quem acredita nas afirmações de uma pessoa que foi “ex-” aquilo, isso e mais outro aquilo?! DE JEITO NENHUM! O sistema preparado pensa que vão levar as eleições na base de falcatruas e engano, NÃO VÃO NÃO! DEUS ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS!

  7. Será realmente uma programação extensa. Muita pedofilia, muito restaurante fino, muito turismo e tudo pago pela quadrilha do TSE. Aí os gringos saem dizendo que as urnas do Barroso são o que há de mais moderno no sistema solar e quiçá na via láctea.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.