Gilmar Mendes defende união entre ministros e Moraes

Magistrado também criticou a gestão da pandemia pelo presidente Bolsonaro
-Publicidade-
Gilmar Mendes, ministro do STF | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Gilmar Mendes, ministro do STF | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a união entre os integrantes da Suprema Corte em defesa do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Os ministros estão irmanados no mesmo propósito do ministro Alexandre de Moraes, que com altivez defende o processo eleitoral brasileiro de sério ataque antidemocrático, jamais presenciado, e que só chegou a esse ponto em razão da omissão conivente de diversos órgãos e agentes públicos”, disse Mendes, na quarta-feira 5.

O discurso do magistrado foi feito para homenagear os 34 anos da Constituição brasileira de 1988, em uma sessão do STF. Na ocasião, Mendes criticou a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na pandemia de covid-19.

-Publicidade-

“Virou afazer diurno deste STF durante a pandemia de covid-19 ante a irresponsável recalcitrância de um desses entes em proteger a vida de brasileiros e de observar o mandamento do artigo 198 da Constituição: saúde é direito de todos e dever do Estado”, observou Gilmar Mendes.

Na sessão, o procurador-geral da República, Augusto Aras, também discursou. “A covardia e a temeridade estão à base das tentações de interpretar ou aplicar a Constituição em modo contrário à sua letra e ao seu espírito”, disse o PGR.

Em seguida, Aras destacou ser desejável que a Corte Suprema se esforce para “encaminhar soluções viáveis e realistas, ou para oferecer interpretações aceitáveis às dificuldades, bem como rumos para o enfrentamento gradual dos problemas que vão aparecer entre a letra do texto e a sua implementação”.

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, também discursou na cerimônia. Para ela, a celebração dos 34 anos da Constituição representa o compromisso com as “conquistas democráticas na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

Além disso, que é a “maior estabilidade institucional e a participação popular, exaltada sua força normativa, em especial na efetividade e na exigibilidade dos direitos fundamentais e sociais, por ela ampliados”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

32 comentários Ver comentários

  1. Os togadozinhos não passam de uns Hipócritas! “celebração dos 34 anos da Constituição representa o compromisso com as “conquistas democráticas na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”. Conquistas? Não com essa composição! Essa gente são DESQUALIFICADAS e IMORAIS. Eles não tem condições de usarem um TOGA. Eles envergonha nossa Suprema Corte. CANALHAS!!!

  2. Vagabundo sempre se aliam para grandes crimes. STF há muito foi transformado numa ORCRIM DA TOGA! ESSES DESQUALIFICADOS E IMORAIS TERÃO O QUE MERECEM A A PARTIR DE 2023. CANALHAS!! SUAS TOGAS FEDEM!

  3. Será que estes iluministros acreditam mesmo no que falam. Falam em defesa da democracia quando eles mesmo agem contrariando a constituição. Ministro que age como vítima,polícia procurador e juiz fora do que manda o ordenamento jurídico e os outros em espírito de corpo aplaudem e assinam em baixo, e ainda se dizem protetores da democracia .A que democracia eles se referem ? Que democracia é está que perseguem uma determinada corrente política porque não é do seu agrado? Senhores saiam do olimpo onde os senhores acham que tem direito.voces deveriam ser protetores da constituição,da democracia e da liberdade e não representantes de determinada corrente política.As pessoa de bem deste pais já deduziram pelo atuação dos senhores quais são os reais objetivos. Parem com está falácia de defesa da democracia e sejam realmente protetores da democracia. Não adianta fazer discursos bonitos e agir contrário ao discurso.

  4. SISTEMA SEMIPRESIDENCIALISTA E COMO MEDIADOR O STF.
    VIVA NOSSA CONSTITUIÇÃO
    BOLSONARO SENDO REELEITO E COM ESSE NOVO SENADO EM UMA SEMANA CASSA UM DESSES ministros.

  5. Quer dizer que eles são os guardiões da Democracia, da Constituição e da verdade,
    são militantes políticos servos do ladrão, querem o poder, querem escravizar a população Brasileira com suas ideologias nefastas junto com a corja comunista petista,
    eles são a origem de todos as crises existentes no País desde 2019.

  6. Bla, bla, bla
    Deram total autonomia a Governadores e Prefeitos, cabendo ao poder executivo apenas a obrigação de sustentar os cofres desses e agora os lobos defendem-se e uninem-se.

  7. É um absurdo tão grande o que esse senhor está falando que eu fico imaginando onde ele pensa que está, num parquinho de diversões com seus amiguinhos de mãos dadas, fazendo bullying.
    Qual é o propósito do seu amiguinho quando ele proíbe a veiculação da campanha contra a poliomielite?
    Matar as crianças fascistas? Defender a democracia criada pelo socialismo?
    É isso mesmo, vão continuar de mãos dadas, esperando o seu amiguinho atingir os seus propósitos?
    Que vergonha 😤

  8. A adoção técnica da tergiversação vem se repetindo como se fosse uma catequese atual de Joseph Goebbels. Em qualquer oportunidade e abusando do subjetivismo se ataca o Presidente da República sobre os efeitos da pandemia ao ponto de permitirem (conforme decisão de Carmem Lúcia) que se adote a qualificação de “nazista” ao mandatário eleito pelo povo. Ler a opinião de qualquer deles é sentir o menosprezo à verdade e a insensibilidade com o sofrimento da população com dificuldades financeiras ao deixá-la como integrantes de um circo comandado por governadores e prefeitos inoculados pela arrogância daqueles que lhes outorgaram poderes absolutos.

  9. Só quero ver este corporativismo continuar quando perceberem que podem serem impeacheados pelo novo congresso
    Vamos ver se são valentes ou COVARDES como afirmou o Lula no passado

  10. Estão unidos e irmanados…e alguem tinha duvidas?!? O corporativismo dessa esquerdalha é nojento…mas a direita emplacou de vez, e agora não são os “isentões de carona” como Joice, Doria , Frota et caterva…STF….tremei!!!!!!!!

  11. Ninguém mais tem respeito por esses urubus. São conspiradores da democracia, unidos com o propósito de trazer a cena aquele que é o maior ladrão da República.

  12. PRESSÃO POR UMA CPI DA TOGA COM CONGRESSO OXIGENADO ,,VOTEI NO PAZUELLO PARA ELE COBRAR QUE JUIZ SE MANIFESTE SOMENTE NOS AUTOS DO PROCESSO

  13. Aquilo alí é apenas uma bela e dispendiosa confraria a aperfeiçoar a arte do 𝘢𝘴𝘪𝘯𝘶𝘴 𝘢𝘴𝘪𝘯𝘶𝘮 𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢𝘵

  14. O governo Bolsonaro está sendo destaque figurando-se como o de Melhor desempenho do Mundo na atualidade. Muitas obras, inflação baixa, diminuição de impostos, aumento do emprego, aumento do bolsa-família ( hoje Auxílio Brasil ), transposição do Rio São Francisco, PIB em alta, etc., etc. elevaram o Pais ao posto de DÉCIMA ECONOMIA DO MINDO. DÉCIMA ECONOMIA GLOBAL não é pouco para um governo que está apenas há três anos e meio no Poder. Muito trabalho, compromisso, dedicação, inteligência, competência e honestidade são os ingredientes utilizados nesta RECEITA DE SUCESSO

  15. É importante aumentar a vigilância nos aeroportos, portos, rodovias e trilhas nas fronteiras, e também reter os passaportes desses conspiradores para que os impeçam de se evadir do país. Precisam responder pelos seus crimes lesa pátria.

  16. Gilmar devia estar preocupado em cumprir a constituição e não rasga-la! Se o STF fizesse o seu serviço de forma legal não estaríamos nesse caos jurídico!

  17. Gilmar devia cuidar da sua pocilga, pois esses ministros estão aplicando a constituição e as leis conforme suas vontades! Basta ver a descondenacão do Luladrão, uma vontade de um ministro jogou fora os trabalhos de troscentas pessoas durante mais de 5 anos! Esse STF é uma imoralidade!

      1. Precisam esperar o resultado da eleição para saber o que a lei determina.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.