Jorge Seif (PL) é eleito senador em Santa Catarina

Em 2019, o senador eleito foi nomeado secretário da Pesca do governo Bolsonaro
-Publicidade-
Jorge Seif (PL), ex-secretário da Pesca, foi eleito neste domingo | Foto: Agência Brasil
Jorge Seif (PL), ex-secretário da Pesca, foi eleito neste domingo | Foto: Agência Brasil

Jorge Seif (PL), ex-secretário da Pesca, foi eleito neste domingo, 2, senador pelo Estado de Santa Catarina. Seif conquistou 39,77% (1.340.463) dos votos válidos, superando o atual senador Raimundo Colombo (PSD) e Dário Berger (PSB), que foram escolhidos por 16,23% e 16,33% dos eleitores, respectivamente. Até o momento desta reportagem, cerca de 90% das urnas foram apuradas.

Para o Senado federal não existe uma disputa em segundo turno, vence quem angariar a maioria dos votos no primeiro. Vale ressaltar que o mandato de um senador dura oito anos.

Jorge Seif, 41, é carioca e formou-se em administração. Sua família está ligada à pesca há mais de 40 anos, sendo ele também empresário do setor atuando como armador de pesca. Em 2019, o novo senador foi nomeado secretário da Pesca no governo Bolsonaro. No entanto, deixou a pasta em março deste ano para se candidatar ao Senado Federal por SC.

-Publicidade-

Oeste nas eleições

Em parceria com o Programa 4 por 4, que conta com a apresentação do jornalista Luís Ernesto Lacombe e com os comentários de Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino, Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano.

Além do próximo presidente da República, serão eleitos 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Quais são os deveres dos senadores?

O Brasil tem um sistema bicameral, ou seja, há duas casas legislativas para análise e proposição de normas: Câmara dos Deputados e Senado Federal.

As unidades da Federação podem escolher três representantes no Senado. Cada um dos escolhidos terá um mandato de oito anos e será eleito de forma majoritária — quem receber mais votos, vence a disputa. Os debates legislativos ocorrem no plenário ou nas comissões temáticas.

Além de fiscalizar o Executivo e instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), os senadores também possuem a prerrogativa de aprovar ou impedir as nomeações do presidente para cargos como diplomata, procurador-geral da República (PGR) e ministro do STF.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Parabéns a todos os eleitores por comparecerem às urnas e fortalecerem a democracia brasileira, uma das maiores do mundo, Farol da América do Sul, potência dos trópicos, Pátria dos mensageiros da paz, terra de Machado de Assis, Rui Barbosa, Barão do Rio Branco e Guimarães Rosa. Apenas um País como o nosso pode resolver questões sérias de forma civilizada e diplomática, unindo religiões e raças em torno do bem comum, em Ordem e Progresso, Fé e Amor ao próximo. Que Deus abençõe o Brasil e, em sua Misericórdia Infinita, nos use para seus nobres propósitos, para abençoar a todos os povos da Terra. Que cada um tenha o que comer, o que beber, o que vestir, onde morar, onde trabalhar e onde estudar; saúde, paz, prosperidade e segurança. Paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade! Que desfrutemos com coração grato do livramento que o Senhor está nos trazendo!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.