Lula propõe recriar Ministério da Segurança Pública

Proposta para desmembrar tema da pasta de Justiça foi debatida em encontro com governadores e ex-governadores
-Publicidade-
Lula, em evento de campanha com Geraldo Alckmin, Rui Costa e Renan Filho
Lula, em evento de campanha com Geraldo Alckmin, Rui Costa e Renan Filho | Foto: Reprodução/YouTube

Em encontro com governadores e ex-governadores nesta terça-feira, 30, em São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tratou dos planos de sua candidatura para a segurança pública. Entre os projetos está a ideia de recriar um ministério exclusivo para o tema.

Participaram da reunião Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, e Rui Costa (PT), governador da Bahia. Entre os ex-governadores presentes, mais dois representantes do Nordeste: Renan Filho (MDB de Alagoas) e Wellington Dias (PT do Piauí). Por fim, ex-governador de São Paulo e vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também colaborou com o debate.

O Ministério de Segurança Pública existiu durante o governo de Michel Temer (MDB), mas acabou unido ao Ministério da Justiça na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

-Publicidade-

“Nós estamos propondo a criação do Ministério da Segurança Pública, sem que haja nenhuma interferência na política do Estado. O que nós queremos é aumentar a participação da União sem interferir naquilo que é obrigação dos Estados hoje”, afirmou Lula.

“Essa é uma reivindicação já um pouco antiga, questionada por esses companheiros governadores há muito tempo. E eu acho que a gente vai poder consagrar isso nesta campanha e consagrar a execução, se viermos a ser eleitos”, acrescentou.

Em seu discurso nesta terça-feira, Lula ainda manifestou que, caso eleito, vai tentar “retomar o Estatuto do Desarmamento”, legislação aprovada em 2003.

O petista ainda falou em cooperação com países vizinhos para o combate ao tráfico de drogas, a política de monitoramento de fronteiras, o reforço em políticas voltadas à segurança da mulher e a valorização de profissionais de segurança pública.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Esse Lula é um lixo…só fala mentira…até essa cor azul no lugar do vermelho esquerdista é uma forma de trapacear os eleitores…tudo que vem da boca desse canalha é mentira…o único objetivo desse bandido é reassumir o poder e colocar de volta todo o bando de ladrões Zé Dirceu Genuíno Zé Guimarães Gedel Vaccari Delubio e cia ltda de novo com as chaves dos cofres nas mãos…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.