Lula reforça segurança para visita ao Sul, região que vota contra o PT desde 2006
A Oeste depende dos assinantes. Assine!

A campanha de Lula (PT) vai encarar dias estratégicos nesta semana, com a visita do presidenciável aos três Estados do Sul, região em que a rejeição ao petismo é tradicionalmente elevada.
Depois de levar a campanha mais de uma vez ao Nordeste, onde Lula desfruta de bons índices de popularidade e onde o trânsito junto a eleitores costuma ser mais confortável, o Partido dos Trabalhadores visita Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Os compromissos acontecem entre sexta-feira, 16, e o domingo, 18.
Segundo reportagem de O Globo, a viagem de Lula aos Estados do Sul vai contar com a segurança mais reforçada de toda a campanha petista até o momento, com contingente ampliado e uso de drones.
A excursão pela região Sul começa na sexta-feira em um ato marcado para o Largo Glênio Peres, na capital gaúcha, no fim da tarde. No dia seguinte, pela manhã, Lula faz caminhada na Boca Maldita, no centro de Curitiba. Enfim, no domingo, a peregrinação chega a Florianópolis, em evento matutino na Praça Tancredo Neves.
Esta vai ser a segunda passagem de Lula por Curitiba desde que o ex-presidente deixou a sede local da Polícia Federal, onde esteve preso por 580 dias, entre 2018 e 2019, por envolvimento em investigações na Operação Lava Jato — em 2021, o petista teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.
Em março, Lula já havia visitado a capital paranaense para costurar o apoio do ex-governador Roberto Requião, candidato do PT no Estado. Agora, a volta a Curitiba inspirou uma provocação do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR), candidato ao Senado, que desafiou o visitante a quem condenou na Lava Jato em 2018.
Dia 17 Lula diz que vem a Curitiba. Acho que ele não tem coragem, mas se quiser estou pronto pra debater sobre corrupção, olho no olho. O local ele escolhe, conhece bem a “República de Curitiba”.
— Sergio Moro (@SF_Moro) September 7, 2022
A viagem de Lula pelos Estados do Sul contará com o apoio de Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa. Com imagem pública de moderação, o ex-governador de São Paulo é uma aposta para que a campanha petista alcance eleitores tradicionalmente avessos ao partido.
Desvantagem do PT desde 2006
Neste momento, as pesquisas de intenção de voto mais recentes têm mostrado vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula nos Estados do Sul. O quadro ensaia repetir um histórico recente no desempenho de candidatos a presidente do PT na região.
O partido foi derrotado nos Estados do Sul nas últimas quatro eleições presidenciais, considerando o embate final no segundo turno — com Lula (2006), Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Fernando Haddad (2018). Já na vitória de 2002, o ex-presidente conseguiu superioridade contra José Serra (PSDB) junto a eleitores gaúchos, catarinenses e paranaenses.
Em 2018, Nova Pádua, no Rio Grande do Sul, foi a cidade que percentualmente mais rejeitou o PT no segundo turno das eleições, com 93% dos votos a favor de Jair Bolsonaro (PSL).
Na vitória de quatro anos atrás, Bolsonaro bateu Haddad não apenas nos três Estados do Sul, mas também em todas as capitais da região.
Os números de Bolsonaro contra o PT no 2º turno de 2018:
Santa Catarina: 75,92% dos votos
Paraná: 68,43% dos votos
Rio Grande do Sul: 63,24%
Antes, mal conheciam Bolsonaro. Neste ano a diferença irá ser infinitamente maior a favor do MITO 22
A Região Sul do Brasil é, predominantemente, formada por pessoas honestas, gente de bem, que valoriza a família, a religião cristã e, sobretudo, gente bem informada, que não transige com questões morais e de bons costumes. Depois de tudo de ruim que fez, esse sujeito deveria pedir pedir desculpas e passar os resto da vida fazendo algo de bom para diminuir um pouco sua culpa e, quem sabe, morrer em paz.
Vai passar vergonha. Suas mentiras já não colam mais.
Um verme desses anda a solta vomitando excremento.
Olhai nossos irmãos sulistas!!! Vamos receber o bode velho esclerosado condignamente: uma grande chuva de alfafa e grama que é coisa que JUMENTO mais gosta!!!
Vai ser bem recebido, como sempre. Mas se a estratégia deles é a mesma das feses, de petistas mesmo, só vai feder mais…
Não foi esse que disse que Pelotas exportava viado ?
Votar no PT é exercer o direito de ser idiota, segundo alguns anos ex-petistas.
Espero que os sulistas dêem uma recepção inesquecível para ele.
Ao invés de reforçar a segurança, devia comprar livros e ler. A segurança armada não resolve o problema dele, ou quando se trata da própria segurança pode ter segurança armada ?
Menos armas e mais livros em sua viagem ao sul do Brasil !
VAI TER armação ai…vão fazer “atentado FAKE”
PODEM APOSTAR!!!
Brindei quando prenderam o nine. Mas achava que a prisão talvez não teria neutralizado o político. Minhas suspeitas se concretizaram quando os togados o soltaram . Deram apenas uma sobrevida ao político. A derrota avassaladora que se aproxima é que vai definitivamente tirar esse deleterio ser da vida pública. Brindarei com mais entusiasmo desta vez.
O psicopata manda anunciar “reforço na segurança”. A única razão para isso é se elle tiver contratado um atentado fake nos moldes do efetivado contra Cristina “La Loca” Kirchner para ver se consegue enganar algum trouxa…
Tá perdido mesmo!
No desespero esse idiota deveria represar o Rio São Francisco aquí mais em cima.