O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, classificou como nebulosa a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou à censura de uma fala sua dada em uma entrevista. Segundo o ex-ministro, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, que é ex-presidente da República, não foi absolvido pelo STF. Marco Aurélio conversou com a Oeste na tarde desta quinta-feira, 20.
A entrevista do ex-ministro foi dada à Band, e teria o trecho utilizado pela campanha do presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi expedida pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino sobre outra propaganda na qual a mesma entrevista é utilizada. Nela, Lula é chamado de “corrupto” e “ladrão pela apresentadora do programa eleitoral de Bolsonaro.
“Está tudo nebuloso. Falei à Band a pura verdade: o Supremo não absolveu o Ex-Presidente. Não julgou o mérito das ações penais. Anulou os processos ante o que viu, não concordei, como incompetência da 13ª Vara de Curitiba”, disse o ex-ministro a Oeste.
De acordo com Marco Aurélio, ainda que a decisão do ministro tenha atingido sua fala, o objetivo era alcançar a campanha de Bolsonaro.
“Li a decisão do ministro Sanseverino. Penso que alcançou o programa e não minha fala, no que esta se limitou a veicular a verdade. Tempos estranhos”.
Marco Aurélio ainda afirmou que a base da Justiça precisa ser a Constituição, e afirmou que é necessário que não haja mais censura.
“Tempos estranhos! Aonde vamos parar? Já se disse: Censura nunca mais. Base maior é a Constituição Federal”.
Desde o início da campanha, o candidato do PT à Presidência da República tem feito manifestações mentirosas ao afirmar que foi absolvido em todos os processos que respondia na Justiça.
Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações envolvendo a Operação Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente Lula foi condenado, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.
Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.
Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.
Das 11 acusações mais conhecidas que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
E a ministra Carmen Lúcia, do STF, o que acha dessa censura toda? Não era ela que propagava que “cala boca já morreu?” E agora, ministra? Era tudo de mentirinha, não?
Nebuloso?! Não, está tudo muito claro, claríssimo!
Eu não consigo mais acreditar nesse País, infelizmente. É muito bizarro o que está acontecendo. Os tribunais superiores agirem dessa forma SUJA E RASTEIRA, apoiando de forma tão clara um corrupto condenado que não tem a menor condição moral, psíquica e intelectual de administrar um país tão grande, tão complexo e cheio de problemas e desafios como o Brasil.
Isso é qualquer coisa menos uma democracia!
Nunca pensei em deixar o meu país, mas agora estou cogitando nessa possibilidade, a depender do resultado das eleições. Essa esquerda NOJENTA E MEDÍOCRE destruiu o Brasil!!
O exército precisa urgentemente entrar em cena, com tudo isso para fraudar as eleições não precisa muito, estamos numa ditadura
Eu não vejo outra solução que não as Forças Armadas agirem, pois, essa interferência do Poder Judiciário nas eleições, essa indisfarçável parcialidade já comprometeu o processo eleitoral. Há uma clara suspeição que macula as decisões do TSE. A censura foi apenas a cereja do bolo.
Como nenhuma outra instituição da República reage a esse estado de coisas absurdo e patético, eu não vejo outra saída senão a intervenção das Forças Armadas mesmo, que eu também acho que não irá ocorrer. Já deveria ter ocorrido. O que precisa acontecer mais???
Vamos todos assistir a esse circo calados!?
É preciso enxergar as coisas como elas são, ser realista!
Não adianta ficar sonhando!!
Com essas instituições podres e falidas que temos, esse País não irá mudar nunca.
Muita mediocridade também. Sociedade medíocre, pobre de espírito, sem valores, consumista, vitimizada, que só tem direitos mas não quer assumir obrigações e responsabilidades, que se contenta com migalhas, que se preocupa mais com futebol, novela e BBB do que com os problemas reais.. Esse país cansa demais!! É deprimente.
Mordaçocracia aliou-se a Cleptocracia… O resultado das urnas ficará, mais uma vez, manchado.
Qual será a dívida destes ministros com o pt? Deve ser uma coisa monstruosa, porque não é possível, basta chamar os cachorrinhos, que eles abanam os rabinhos para seu dono( Lula).
Não tem nada de nebuloso, está tudo bastante claro. Ditadura da toga
Não é o judiciário que é ruim não!! É o Congresso que são uns p. de rabo preso. Eles estão lá para defender que o sistema funcione(legislativo, executivo e judiciário) e mas têm rabo preso. Ano que vêm melhora se Deus quiser.
Falou o cara que soltou o André do Rap, mas apesar de tudo nessa ocasião ele está certo!