Moraes atende Rede e obriga Defesa a entregar auditoria das urnas eletrônicas

Pasta foi acusada de abuso de poder político
-Publicidade-
O ministro do TSE Alexandre de Moraes, durante sessão na Corte Eleitoral - 19/05/2022 | Foto: Reprodução/YouTube
O ministro do TSE Alexandre de Moraes, durante sessão na Corte Eleitoral - 19/05/2022 | Foto: Reprodução/YouTube

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, mandou o Ministério da Defesa entregar os documentos referentes à auditoria que a pasta fez das urnas eletrônicas, durante o primeiro turno das eleições. O órgão tem 48 horas para acatar a ordem, publicada na segunda-feira.

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade. A legenda argumentou que, durante uma live, o presidente Jair Bolsonaro “insinuou a contratação de uma auditoria privada para a fiscalização do processo eleitoral de 2022”. A Rede acusou a Defesa de ter entregado esses documentos, com sigilo, a Bolsonaro.

Na decisão, Moraes sustentou que “notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar abuso de poder”.

-Publicidade-

Moraes determinou ainda que a Defesa apresente as informações e mostre qual a fonte dos recursos usados na auditoria das urnas eletrônicas, além de estabelecer que Bolsonaro tem cinco dias para defender-se.

Durante o primeiro turno das eleições, a Defesa fez uma fiscalização paralela do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio da análise dos boletins de urna, e também participou do Teste de Integridade com o uso da biometria de eleitores —um dos pedidos feitos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também: “Um tribunal que joga contra Bolsonaro”, reportagem publicada na Edição Eleições 2022 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

46 comentários Ver comentários

  1. Vou só lembrar que a C.Federal, permite ao Chefe das Forças Armadas em exercício, que atualmente é o Presidente da Republica através do Ministro da Defesa, tudo que for necessário para manter a ORDEM no País. Logo lhe permite trancafiar quem se exceder em seus Poderes, logo o Presidente do TSE, está se excedendo, por que cabe a ele tão somente conduzir as Eleições nada mais do que isto. Qualquer outra coisa deverá ser solicitada ao Órgão Competente, como investigação, abertura de Processo se for o caso. Ministro nenhum pode, segundo as Leis ainda vigentes, se arvorar no direito de investigar, determinar abertura de Processo e Julgar. Atualmente do jeito que vai, caberá tão somente pedir DEMISSÃO do cargo no qual esta investido para não ser simplesmente expurgado pelo Presidente do Senado, após julgado indigno do Cargo, e mais ainda sem direito a APOSENTADORIA e PRISÃO em separado. Saía correndo o PACHECO já esta com o rabo no meio das pernas e irá abrir o Processo de Auditoria para abrir algumas CPIs. Isto tudo previsto nas diversas Leis ainda existente e não jogadas na sexta seção. Isto é o que penso que poderá acontecer se cada um não se colocar no seu GALHO para não CAIR. A lei MARCIAL não foi revogada, ainda ela cabe ser executada pelo S T M, eu não me arriscaria a isto nunca. Pararia e pediria Aposentadoria Proporcional porque não teria idade de 65 anos, segundo a Lei vigente para todos, para evitar um julgamento no qual saberia ser condenado, isto é o que acho o menos ruim ? Pensem nisto, ou espere pela explosão dos TROVÕES. Isto é simplesmente o que acho que pode acontecer, não é parecer nenhum, e um comentaria que nada afirma.

  2. Mandou entregar mas e se não entregar vão fazer o que? Mandar prender o general? Multar as Forças Armadas? Acho melhor ele e seu mestre Randolfe pensarem melhor no que fazem pois mexer com quem tem o poder das armas, não recomendo.

  3. FORÇAS ARMADAS, MANDA ESSE CANALHA ADVOGADO DO PCC PRA AQUELE LUGAR, QUE TAL ANTECIPAR UMA VOZ DE PRISÃO JÁ PORQUE COM CONGRESSO DIREITISTA ISSO IRÁ ACONTECER

  4. Esse careca tem pacto com o capiroto. Ele representa o satanás, que já é um derrotado. XANDÃO está com o fiofó nas mãos com medo. Em 2023 esse bosta cai!!! Será preso e responsabilizados por suas cagadas Jurídicas.

  5. Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  6. AS FORÇAS ARMADAS É LIGADA DIRETAMENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA MESMO SENDO CANDIDATO ELE CONTINUA SENDO PRESIDENTE E AS FORÇAS ARMADAS É O PODER MODERADOR NAO É O STF

  7. A Defesa deve fazer igual à gazela saltitante, que não vai tirar da propaganda política a fake sobre o assédio a venezuelanas, que o TSE mandou retirar.
    Não entender e pronto!!!

  8. A Defesa pode simplesmente dizer que ainda está em curso a auditoria , ou seja , ainda não foi concluída e portanto não pode ser entregue ainda.

  9. Afinal de contas, houve ou não houve fraude? As FA’s devem se posicionar e agir rigorosamente caso tenha havido alguma maracutaia… Essa lenga lenga já tá virando novela… Vamos votar maciçamente no #Bolsonaro e deixar pras FA’s fiscalizar…

  10. Eu acho que o Gazela Saltitante e sua patota possui um trunfo muito grave do Cabeça. Tudo, tudo, tudo que o Rede apresenta no STF ou TSE, o Cabeça acata! Sei lá. Um vídeo comprometedor, uma fala perniciosa, uma promessa… Alguma coisa tem! A Defesa, se cumprir, tem uma estratégia muito boa ou está muito entregue ao TSE. Vamos aguardar os desdobramentos!

  11. Quarenta e oito horas não énum prazo razoável. A Defesa poderia solicitar um prazo maior para apresentar esses documentos, caso efetivamente tenha havido alguma fraude que ainda esteja sendo apurada pela pasta, suspeita que foi levantada por milhares de eleitores, diga-se de passagem.
    Ou simplesmente dê uma canseira nesse ministro partidário e não apresente NADA, assim como o TSE fez com a Defesa sobre a sua participação na comissão e sobre as recomendações feitas à Corte.
    Vai mandar a Policia Federal no Ministério da Defesa????

  12. Esse cidadão já passou de todos os limites: até o ministério da defesa, veiculada às forças armadas estão de quatro para esse militante da esquerda !

  13. Quando um ministro do supremo utiliza como fundamento “notícias de realização de auditoria” para atender pedido de partido político, a credibilidade da Justiça/judiciário se esvai pelo ralo.

  14. desculpem o palavreado chulo, mas este pessoal do TSE está COM O C… na mão. Estão assustados, pois é obvio que se o sistema das urnas TEM FRAGILIDADES.

  15. Se obedecerem, peçam para cagar e entreguem o poder para esse aprendiz de ditador. Simples assim.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  16. Acho que o Xandão está com medo de uma auditoria mais bem feita, uma auditoria de verdade, encontre alguma falcatrua, por isso essa pressa toda para o envio do relatório, inclusive com ameaças!

  17. TEndo em vista a complexidade do assunto, a Defesa poderá pedir mais uns dez dias de prazo. Quando a proibição do Moraes sobre o vídeo em que Lula fala sobre a oportunidade da COVID ser alto “sublime” deve haver recurso, pois não se trata de mentira nem de falsas interpretações. O Moraes já passou a linha de todos os limites e alguém tem que pagar para ver.

  18. As FFAA vai mijar pra esse CANALHA e vagabundo??? Está mais que na hora de pegar esse merda e trancafiá-lo numa cela pra ele pagar todas as suas cagadas que fez. Lixo!!!

  19. Que esse verme careca é um bandido do PCC, todos nós já sabemos. Agora, que A TV Jovem Pan News (canal fechado de notícias/entretenimento) vem divulgando pesquisas eleitorais do Ipec/Ibope e Datafolha, as duas que clamorosamente mais erraram nos percentuais dos resultados finais, isso é fato. Ambas empresas estão desacretitadas, na sociedade e inclusive no meio da imprensa. Foram acusadas por fraude por parte da imprensa brasileira. Tendo sido matéria crítica até nas páginas do New York Times. Porém, esta mesma Jovem Pan News, não divulga pesquisas do Poderdata, Paraná Pesquisas e Veritás. Das duas, uma: Ou a JP News vem recebendo $$ destas empresas para divulgar suas pesquisas, ou está havendo mudança radical no editorial e no posicionamento político desta empresa de TV/Rádio. Há que se observar também, que, ultimamente alguns jornalistas/comentaristas estão sendo CENSURADOS em vossas falas. Foram “desautorizados” pela diretoria/editoria, de mencionar qualquer adjetivo a ser direcionado ao candidato Lula. Ladrão por exemplo…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.