Moraes determina buscas em endereços de empresários apoiadores do presidente

Polícia Federal cumpre mandados em cinco Estados na investigação sobre mensagens com suposto teor golpista
-Publicidade-
Moraes pede ação da PF contra empresários envolvidos em grupo político nas redes sociais
Moraes pede ação da PF contra empresários envolvidos em grupo político nas redes sociais | Foto: Nelson Jr./SCO/ST

A pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal cumpre nesta terça-feira, 23, mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários integrantes de um grupo de rede social de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A alegação de Alexandre de Moraes é que o grupo de empresários compartilhou supostos comentários de teor golpista, em conteúdo exposto pelo jornal Metrópoles na última semana, falando em algum tipo de ação caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições presidenciais deste ano. A conversa aconteceu em um aplicativo de mensagens.

A Polícia Federal cumpre mandados sobre o caso em cinco Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

-Publicidade-

Segundo informações da Polícia Federal, 35 oficiais participam da ação, que ocorre no âmbito de inquérito em tramitação no Supremo.

Entre os alvos da operação desta terça-feira estão Luciano Hang (lojas Havan), José Isaac Peres (rede de shopping Multiplan), Ivan Wrobel (Construtora W3), José Koury (Barra World Shopping), Luiz André Tissot (Grupo Serra), Meyer Joseph Nirgri (Tecnisa), Marco Aurélio Raimundo (Mormai) e Afrânio Barreira Filho (Grupo Coco Bambu).

Além das buscas nos endereços ligados aos empresários, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a ouvir os investigados. O ministro do STF também determinou bloqueio das contas bancárias dos envolvidos, bloqueio de contas nas redes sociais e quebra de sigilo bancário.

Leia também: Espiral de silêncio, artigo de Rodrigo Constantino na Edição 126 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

79 comentários Ver comentários

  1. Esse papinho de manifestação contra o Xandex não surte qualquer efeito. Deve estar cagando de rir das imbecilidades de um povo resignado, frouxo, pusilânime. Se houvesse macho nesse país de merda, esse caboclo já teria sido botado pra correr

    1. Left, vc é macho?

      Caso seja, Left, tá esperando o que pra fazer o que sugeriu ou… vc ombreia as fileiras dos “imbecis, resignados, frouxos e pusilânimes”?

    1. esses CANALHAS ESTÃO FORÇANDO A MÃO PARA NÃO TER ELEIÇÕES…..JA SABEM QUE VÃO PERDER NO PRIMEIRO TURNO, pois esta dificil fraudar as urnas…
      Aconselho o “DeepState” a enviarem um SÓ e contundente “avizinho” subliminar a lá PCC/CV.
      JÁ! AGORA! ou senão vamos ter problemas, pois estão SEM FREIOS e desesperados.

  2. Estamos vivendo uma ditadura do judiciário,fantasiada de democracia.
    Ainda podemos discordar de algo até onde as suas excelências deixarem.precisam manter a aparência, para ver até onde o povo permite.

  3. O Xande tem INVEJA do Bonoro.
    O Xande está APAVORADO com as manifestações do DIA 07.
    O Xande não suportou a repercussão POSITIVA do Bonoro no JN e as CRÍTICAS nos apresentadores por seu pares profissionais.
    É MUITA ATENÇÃO DADA AO BONORO, O XANDE TINHA QUE APARECER. 🤡
    🤦‍♀️ QUE PAPELÃO DA PF!!

  4. O ministro ditador, autorizado e protegido pelo sistema, cruzou o Rubicão. Simples assim!
    Havia chegado até a margem testando cada passo juntamente com seus colegas de STF: Liberação da gravação da reunião ministerial, “convites para depor nem que fosse debaixo de vara”, proibição da nomeação do diretor geral da PF, os inúmeros prazos para explicar isso ou aquilo, suspensão da maioria das ações do executivo, aceitação de quase todas as ADIs e outros recursos e interpelações dos partidos esquerdistas participantes dessa trama, abertura de CPMI e inquéritos persecutórios do fim do mundo e também do universo (até onde as lentes do James Webb alcançarem), prisões de jornalistas, políticos, empresários e apoiadores do Presidente e mais uma sequência incontável de passos muito bem planejados e, inconstitucionalmente, ao arrepio da lei, executados.
    Como o nosso Presidente, com muita responsabilidade e consciência (também muito bem aconselhado e assessorado), jogando dentro das quatro linhas da Constituição, evitou ao máximo o Recurso Final que chegaria após o sete de setembro, do ano passado, com o “eu autorizo”, e, com o Capataz alçado ao “Triunvirato” de um governante só: ministro rei do STF, ministro xerife do STE e chefe supremo da PF… AGORA LASCOU TUDO!!!
    Esperem que toda semana virão notícias piores que essa.
    A cereja do bolo vai ser a impugnação da candidatura de Bolsonaro e, pasmem, a solicitação de sua prisão como capitão mor do gabinete do ódio e do plano para acabar com a nossa Democracia e o nosso belo Estado de Direito.
    Cruzaram o Rubicão e… continuam seguindo.

  5. É incrível como este judiciário age e ainda quer ser reconhecido e respeitado pela sociedade brasileira.
    Eles soltam um bandido unicamente para ser candidato a presidente, ameaçam o atual constantemente além de seus apoiadores sejam eles jornalistas, empresários, religiosos ou qualquer cidadão comum.
    Um verdadeiro ativismo judicial .
    Uma hora esta corda pode arrebentar.

  6. Isto vai de mal a pior e o mais grave, este fdp que se apossou da corte suprema deste país ainda se utiliza das maças podres de dentro da Polícia Federal (umas das últimas instituições respeitadas neste país) para por em marcha seu plano autoritário. E pasmem, NINGUÉM FAZ ABSOLUTAMENTE NADA PARA PARAR ESTA SUJEIRA!

  7. O fantoche está nervosinho.

    Pula, grita, esperneia a mando de quem controla suas cordinhas.

    O sonho de todo o fantoche é se livrar das cordas, mas quem o mestre dos fantoches nunca liberta-lo-a de suas amarras.

    Continuaremos a presenciar perseguições ilegais e fantasiosas a pessoas de bem, até que um cavaleiro armado o deponha constitucionalmente.

  8. QUALQUER ESTUDANTE DE DIREITO PENAL SABE QUE PARA A EXISTÊNCIA DE UM DELITO É IMPRESCINDÍVEL O DOLO, OU SEJA, A INTENÇÃO DE COMETER O DELITO, OU A DECISÃO DE ASSUMIR O RISCO DE COMETE-LO (DOLO EVENTUAL). ALÉM DISSO, DEVE HAVER ATOS CONCRETOS PARA A DEVIDA EXECUÇÃO. ENTRETANTO, MESMO HAVENDO DOLO E ATOS CONCRETOS PARA TANTO, SE ACASO NÃO HÁ A RESPECTIVA EXECUÇÃO NÃO HÁ DELITO. EXEMPLO DIDÁTICO: O EX-PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, SENHOR JANOT, CONFESSOU EM LIVRO QUE ESCREVEU TER TIDO DESEJOS DE MATAR O MINISTRO DO STF, SENHOR GILMAR MENDES. PARA TANTO, CHEGOU A INGRESSAR ARMADO NO RECINTO DO REFERIDO TRIBUNAL, MAS DESISTIU DE EXECUTAR O ATO. CORRETAMENTE NÃO FOI PROCESSADO. PORTANTO, COMO PERGUNTAR NÃO OFENDE, PERGUNTA-SE: QUAIS OS ATOS DOLOSOS PRATICADOS PARA JUSTIFICAR A PLAUSIBILIDADE DAS MEDIDAS ORDENADAS PELO IMPERADOR ALEXANDRE I, O MAGNÍFICO?

  9. O MAIOR ABSURDO QUE JA VI NESSE PAIS!! ESSE CARA PASSOU DOS LIMITES!! FOI EXATAMENTE COMO O DESEMBARGADOR QUE PEDIU APOSENTADORIA, MORAES FEZ UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA E ACABOU DE DAR O PRIMEIRO TIRO!! QUE DEUS PROTEJA O BRASIL PQ AS COISAS REALMENTE PASSARAM DO LIMITE!! ELE QUER O CAOS

  10. Putz! O sol do Cerrado afetou irremediavelmente o cérebro do cabeça de ovo… é o caso de internar em hospício de Barbacena – MG, se é que ainda exista algum!

  11. Bolsonaro é mesmo ingênuo. Por ser uma pessoa boa, ele acredita que o problema com o Moraes, esteja resolvido. Moraes não tem limites.

  12. Este advogadinho ditadorzinho de m***@ metido a juíz, delegado, investigador e polícia, ainda vai se dar mal. Primeiramente não é juíz. Não pertence a carreira do magistrado. Trata-se tão somente de um advogado, ministro nomeado (indicado) dentro de uma Corte. Não é concursado. Desta maneira é ocupante de Cargo em Comissão (apadrinhado) no funcionalismo público. Portanto, ao ser objeto de certas ações inconstitucionais torna-se sujeito à penas estabelecidas nos regramentos do funcionalismo, a bem do serviço público. O sujeito é medíocre, desobediente às Leis, arrogante e ditador. Exoneração do serviço público e prisão, ainda serão pouco para este ser…

  13. O impasse entre o Brasil e Alexandre de Moraes, está indo para uma situação, onde só uma tragédia vai solucionar. Aos olhos da maioria dos Brasileiros, Alexandre de Morais é um pária que está em busca de uma convulsão social. O STF tinha orquestrado um plano de soltar o carniça corrupto, a velha imprensa daria o suporte midiático e as urnas fraudáveis seriam manipuladas pelo TSE. Tudo arrumadinho, só não contavam com a extraordinária resposta do Brasil às dificuldades impostas por pandemia e guerra, sendo considerado modelo para o Mundo. E isso é inaceitável para os inimigos, velha mídia e STF.

  14. Uma conversinha privada entre amigos dando opinião, vazada de forma irregular, é motivo de prisão? Que ditadura é essa?
    E os outros poderes não dizem nada?

  15. Um grupinho de togados estão tirando a liberdade de uma nação de 220 milhões de brasileiros, e ninguém faz absolutamente nada ! Em qualquer republiqueta a população já teria feito algo, há muito tempo !

  16. Pelo jeito que vai, esse ministro vai pirar! a cada conversa, troca de informação, comentário ou até um simples cochicho que uma pessoa der, tendo como tema qualquer coisa que ele entenda ser contra o STF, seja fake news ou ato antidemocrático, já manda a PF ir atrás e perseguir! Meu Deus, onde esse homem quer chegar? Será que não tem mesmo o que fazer, pois agora está com a missão de comandar o TSE e coordenar as eleições 2022?

  17. Este cara já percebeu que o povo é acomodado ao extremo, que o senado é corrompido e que as forças armadas são compostas por bananas !!!

  18. A Polícia Federal, por causa de uma banda podre, cheia de esquerdistas, mas inflada por uma insatisfação corporativa por não terem obtido aumento salarial (sem levar em conta serem a carreira da segurança pública mais bem paga do País, melhores até do que a PRF, que, em tese, deveria ser igualitária), com isso a PF se joga na lama por interesses meramente corporativistas! Resolveram ir por um caminho perigoso para a credibilidade da instituição que ganhou muita notoriedade em anos recentes!

  19. Mas qual foi a ação concreta deste grupo ? Só quem pode ter direito de opinião é a Esquerda e a mídia militante que publicam o que querem alegando o “direito de expressão” ? Ontem , por exemplo , foi amplamente publicado em parte da mídia jogo de futebol em que a bola era a cabeça do presidente , e patrocinado por organização estrangeira de esquerda. Deveriam ser investigados , por quem são financiados e seus objetivos aqui. Está na hora de os partidos de direita agirem e enviar dezenas de petições ao STF como faz a esquerda semanalmente.

  20. Moraes primeiro pediu a Rede Globo que lhe desse licença para mandar fazer buscas e apreensões nas casas de empresários. Recebeu o Ok. Faz isso como fizeram com Trump. Sem o aval da imprensa não consegue fazer isso. O próximo passo será prisão. Estamos em um totalitarismo e esse totalitarismo acusa os outros de que irão fazer um golpe. O único que segura nossa “democracia” é o Sr Bolsonaro senão a coisa já tinha ido pro brejo. As eleições irão mostrar quem é quem. Caso Bolsonaro ganhar, Moraes vai declarar no país um estado de exceção jurídica. Aguardem.

  21. Precisa descobrir essa célula criminosa dentro da Polícia Federal e cortar as asinhas, para não prejudicar ainda mais a imagem da PF.

      1. A Constituição e a jurisprudência do STF dão razão ao funcionário que não cumprir ordem ilegal.

      2. Marcelo, ordem ilegal não se cumpre. A PF também tem culpa nisso, e não é pouca.

  22. Se esta turma com dinheiro passa por isso, imagina um humilde grupinho? O que fico pasmo: como uma instituição PF aceita isso? Como o ministro da justiça não barra isso? Na hora que ele chamar a responsabilidade para si unindo a PGR vai parar essa merda! Como não vão ao senado nos bastidores ou não, na cara lumpa falando a verdade e, não barram isso? Tem algo estranho nisso tudo. 🤔🤔🤔

  23. A esquerda tem braços longos. Está presente em todas as esferas, políticas, e outros órgãos ligados aos governos. Lembrem-se do “acidente” de Teoria, e tantos outros.

  24. e Viva Cuba. Sô podemos Elogiar , o Bandido Condenado Luladrão. e Semi-Deuses da Toga. Apoiar o Presidente do Nosso Pais. Eleito Democraticamente. Tome Cadeia.

  25. Eu pensei que ele ia investigar como o jornal teve acesso a conversas privadas de um grupo do Whatsapp. Tá hora deste senado fazer alguma coisa, se não, iremos ver fugas de empresários do país. O Alexandre quer impor respeito ao stf na força, o que consegue é só desmoralizar mais o stf. Respeito, primeiro se dá, depois se recebe.

  26. Onde estão os senadores para parar esse ditador do STF? Provavelmente a ação não tem respaldo na lei. Esse ministro vai trazer guerra ao país. Se o senado não assumir seu papel, quem vai excluir esse sujeito?

  27. A juristocracia em andamento…
    Invasão de privacidade…ministro de tribunal determinando inquérito…
    Temos uma constituição devassada e ultrajada…

  28. A perseguição do xerife do mal continua, o STF já venezuelizou. A intimidade do BRAHMA da Odebrecht com o xerife ficou clara na posse do perseguidor. Tudo isso tem método e objetivo, a eleição do AMIGO da Odebrecht.

  29. Meus caros, há que se diferenciar um mandado(ordem) de um mandato(eleito). Agora, isso é mais uma cantilena desse Ministro.
    Quem defende um golpe? Quem assume um papel discrepante a todo instante? Quem, a pedido de um político ou partido qualquer, a todo instante, atrapalha o bom andamento de um outro poder?
    É um escárnio, um acinte. Lamentável.

  30. Pura perseguição política, repressão comunista. Aí não tem nada de justiça, só abuso de poder em nome do comunismo vil. Nunca houve tanta precisão das ações da falecida PF para buscar nas casas dos ladrões da pátria, nós suspeitos de mandar matar prefeito, ministro, candidato, nem dos mandantes do Adélio. Regime de excessão que nos levará a um quebra quebra. Do outro lado, aplaudido pelo sistema, o ladrão candidato esbraveja que as forças armadas serão o que ele quiser que sejam, plagiando o monstro da Nicarágua que já amarrou as forcas armadas, abrindo o caminho para o tráfico. Nossa situação está seria.

  31. ABSURDO TOTAL. Precisamos da Lava-Toga urgente. Cadê os bostas do senado para coibir este tipo de arbitragem. Viramos a Coreia do Norte? Voltamos a época da Alemanha Oriental? Estes empresários devem chegar nas mídias que eles pagam para fazer propaganda e exigir que elas se posicionem. Se não se posicionarem contra está arbitragem tirem seus patrocínios já. Quebrem a imprensa covarde que se cala diante de uma arbitrariedade destas.

  32. “Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir” – George Orwell.
    Entendeu xandinho, que não vale nem um bifinho…

  33. Regime juridico de exceção. Atos de intimidação, truculência. Um autentico vale tudo sob aplausos dos que vivem berrando de forma histérica a favor da democracia.

  34. Caminhamos a passos largos para uma verdadeira ditadura…. não há mais liberdade para pessoas conversarem em foro privado sobre qualquer assunto… estou sinceramente espantado… “bloqueio de contas e redes sociais; quebra de sigilo bancário; busca e apreensão??” eles poderiam estar falando de implantar uma ditadura do proletariado, poderiam estar falando de implantar um partido nazista, poderiam estar falando de matar o presidente dos EUA…. não há crime de premeditação no Brasil!! É grave o estado da democracia no país!! e a extrema imprensa, o congresso, as entidades da sociedade organizada se omitem…. em breve será tarde demais!!!

  35. Nos próximos anos todos os ladrões da Lava Jato estarão soltos, perdoados e reintegrados ao governo que devolverá a eles o dinheiro confiscado. Por outro lado, serão presos Bolsonaro, os filhos de Bolsonaro, a mulher de Bolsonaro e todo cidadão brasileiro de bem que ousou desafiar a escória que nos governa. Essa é nossa triste realidade.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.