Oito municípios terão novas eleições para prefeito e vice no mesmo dia do segundo turno, em 30 de outubro. As eleições para a prefeitura acontecerão simultaneamente nos municípios de Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).
As votações municipais ocorrem porque os prefeitos dos municípios, eleitos em 2020, tiveram seus mandatos ou registros cassados pela Justiça Eleitoral.
Os novos prefeitos e vice-prefeitos que forem eleitos por meio das eleições suplementares no dia 30 irão ocupar os cargos administrativos de cada município pelos próximos dois anos. As disputas suplementares podem acontecer em outro caso específico, quando há nulidade em mais da metade dos votos para cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.
Pinhalzinho e as eleições
Em Pinhalzinho, por exemplo, Tião Zanardi (PSC) foi eleito prefeito da cidade no último pleito municipal com 55,86% dos votos válidos. No entanto, sua candidatura foi barrada com fundamento na Lei da Ficha Limpa, devido a condenação por crime contra a administração pública. O candidato recorreu, mas a sentença foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e, posteriormente, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Para a nova eleição, que ocorrerá daqui alguns dias, 11.749 eleitores escolherão o novo prefeito do município paulista.
Leia também: “Pequenos partidos, grandes negócios”, reportagem de Artur Piva para a Edição 132 da Revista Oeste