Veja os partidos que mais elegeram e perderam deputados nas eleições

Pela primeira vez na história, PL elege maioria na Câmara dos Deputados
-Publicidade-
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A maior bancada eleita na Câmara dos Deputados pertence ao partido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição neste ano. Com a abertura das urnas neste domingo, 2, o Partido Liberal (PL) apresentou um crescimento significativo no número de deputados.

Pela primeira vez na história da legenda, a bancada do partido conseguiu 99 vagas dentro da Câmara. Antes do resultado das eleições, o PL acumulava 76 cadeiras.

Em segundo lugar ficou o PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também candidato à Presidência da República. O PT ganhou 12 novos deputados. Com isso, a bancada pula de 56 integrantes para 68 a partir do próximo ano.

-Publicidade-

A federação que o Partido dos Trabalhadores construiu com o PCdoB e o PV acumula 80 deputados. Neste cenário, a esquerda, somada à quantidade de candidatos eleitos pelo PSB (14), PDT (17), PSOL e Rede (14), vai reunir 124 novos cargos.

Em contrapartida, o Progressistas (PP) é o partido que mais perdeu integrantes na Câmara dos Deputados na próxima legislatura. A bancada atual de 58 deputados vai ser reduzida para 47 parlamentares.

A situação também não foi favorável ao PSDB. A legenda conta hoje com 22 deputados, mas vai ter 13 a partir do dia 1º de fevereiro de 2023. O partido apresentou o pior resultado eleitoral de sua história no domingo. Não elegeu nenhum governador em primeiro turno e também não emplacou senadores.

Durante entrevista ao portal UOL News, João Doria comentou a derrocada eleitoral do PSDB. “Infelizmente o partido perdeu a hegemonia em São Paulo depois de quase 30 anos à frente do governo”, afirmou o empresário. “É uma análise que tem que ser feita com muita humildade pela direção do PSDB. A seguir nesse ritmo, o PSDB tende a desaparecer, o que seria uma pena, uma tristeza.”

Partidos que conquistaram mais deputados na Câmara:

  1. PL = 99
  2. PT/PCdoB/PV = 80
  3. União Brasil = 59
  4. MDB = 42
  5. Psol/Rede = 14
  6. Podemos = 12
  7. Avante = 7

Quem perdeu mais deputados:

  1. Progressistas (PP) = 47
  2. PSB = 14
  3. PSDB/Cidadania = 18
  4. Novo = 3
  5. Soliedariedade = 4
  6. PSD = 42
  7. Republicanos = 41
  8. PSC = 6
  9. PDT = 17
  10. PTB = 1
  11. Patriota = 4
  12. Pros = 3
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. O cara de pau do calcinha foi um dos principais responsáveis por essa derrocada do PSDB e ainda fica pousando de ponderado na hora de analisar as causas desse insucesso, kkkkkkkkkkkkkkkk

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.