Os partidos que mais elegeram candidatos autodeclarados negros são de direita, informou levantamento do jornal Folha de S.Paulo, em reportagem publicada na segunda-feira 3.
Dos 135 deputados do grupo, 25 são do PL, o partido do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida vom o Republicanos, que elegeu 20 deputados registrados como negros, e o União Brasil, que levou 17 à Casa. Ainda no espectro de centro-direita, o PP fez 15 representantes negros.
Em quarto lugar, como primeiro partido de esquerda no ranking, vem o PT de Lula, com 16 cadeiras. O MDB elegeu 8 deputados que se declaram negros; PSD e PDT, 6 cada um; Podemos, 5; PCdoB, 4; Avante, Pros, PSB e PV, 2 cada um; Solidariedade e Rede, 1 cada um.
PSDB, Novo, Cidadania, PTB, PSC e Patriota não elegeram para a Câmara nenhum representante identificado como negro. “O crescimento ocorre depois da instituição da lei que determina peso dois para candidaturas femininas e negras à Câmara, medida que prevê maior fundo partidário no futuro às siglas que elegerem mais representantes dos grupos”, observou a Folha, sobre partidos de direita elegendo mais candidatos negros que os de esquerda.
Leia também: “Bolsonaro e o bolsonarismo”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição Especial de Eleições da Revista Oeste
Será que a esquerdalha vai dar parabéns aos eleitos? Hipocrisia é algo que não se esconde por muito tempo.
Esquerda é só falácia!
Eta povo de promessas esta gang do luladrão do ptcc, se investigar direitinho vai que não receberam apoio do comando. Ta na hora deles darem o troco votando no Bolsonaro. Falta muita informação a estas classes que inventaram para este povo. Assim tb são os nordestinos não tem vontade própria vota em quem dá dinheiro no dia da eleição. Falo com conhecimento de causa ja morei la durante 32 anos, sou do sudeste.
o que importa é o caráter…
o resto é narrativa.
Não existem raças, as diferenças externas visíveis são efeitos da adaptação da espécie humana aos diferentes climas e biomas do planeta.
Bem que o governo poderia simplesmente eliminar dos seus documentos a necessidade de declaração de raça, alias o Brasil criou a raça parda.