Presidente do PL visita sala de totalização de votos no TSE: ‘Não é mais secreta’

Valdemar Costa Neto representou o partido de Bolsonaro em cerimônia, que contou com Alexandre de Moraes como anfitrião

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Valdemar Costa Neto interage com Alexandre de Moraes durante visita ao TSE
Valdemar Costa Neto interage com Alexandre de Moraes durante visita ao TSE | Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Presidente do Partido Liberal (PL), sigla do presidente Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, participou nesta quarta-feira, 28, de visita técnica à sala de totalização de votos na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Junto com outras autoridades, o dirigente partidário conheceu o local onde se dá a concentração do resultado das eleições.

Além de Costa Neto, participaram da visita Paulo Sergio Nogueira, ministro da Defesa, e representantes do União Brasil, PT, PDT, PTB, além de funcionários da Controladoria-Geral da União (CGU) e integrantes de comitivas de Missões de Observação Eleitorais.

A convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, as autoridades compareceram à sala de totalização e conheceram a estrutura do local.

-Publicidade-

“É uma sala, como vocês podem ver, aberta, clara. Não é nem sala secreta e nem escura”, disse Alexandre de Moraes, em tom irônico, em referência a críticas vindas das Forças Armadas em maio passado.

Costa Neto também fez comentários sobre o espaço, dizendo que a sala “não é mais secreta, agora é aberta”.

Segundo o presidente do TSE, no dia das eleições o espaço vai estar disponível a partir das 16h30 para que todas as entidades fiscalizadoras, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Eleitoral possam acompanhar a totalização dos resultados.

“É importante esclarecer que essa sala não conta votos. Não é contagem manual de votos. A partir do momento em que cada urna eletrônica é finalizada, já sai o boletim de urna com os votos. Isso entra no sistema, que faz a totalização a partir do programa que nós mesmos lacramos no dia 2 de setembro. Ou seja, não há participação humana nisso”, argumentou Moraes.

PL divulga nota crítica sobre segurança eleitoral

Em paralelo, o PL também divulgou um relatório técnico a respeito da segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral, apontando 24 itens como “falhos” e pedindo providências do TSE.

Na nota de duas páginas, o PL manifesta que “a governança e a gestão de segurança e de tecnologia da informação revelam extrema insuficiência”.

“Não se encontrou um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, como determina resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Falta independência funcional na unidade responsável pela segurança cibernética, porque ela se reporta à Secretaria de TI, e não à alta administração do TSE, como exigem boas práticas e normas de segurança da informação”, diz o partido do presidente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  2. Vejam o comentário do ex-advogado do PCC:

    ” A sala não é mais secreta”

    Dá para imaginar a falta de lisura nas eleições brasileiras até então.

  3. Imagino a cena.
    Uma sala secreta.
    Com paredes, porta e denominação.
    E nem parece ser secreta, haja visto que foi filmada e demonstrada.
    Chupa Butão e Bangladesh; nossa sala secreta é muito mais democrática que a de vocês.

  4. Se alguém confiar um milímetro nesse liso ensaboado que gosta de uma grana fácil, acredite que está tudo uma maravilha. Estão fazendo acordos, comprando acordos com todo tipo de oportunista que tenha alguma representaçao. Nossas FFAA, pelo jeito está satisfeita e se, quando se detectarem as fraudes, o que farão?

  5. Isso tudo não é nada! Faz parte do teatro! É só para poder colocar nas manchetes da mídia que várias autoridades confirmam a “confiabilidade” das urnas… Na realidade o que resolveria o problema, seria a auditoria das mesmas, porém, quanto à auditoria todo o esforço foi feito para que esta não ocorresse. Conclusão: estão criando uma imagem, um teatro, de que as urnas são totalmente confiáveis, para quando derem a vitória ao Lula por meio de fraude, esta suposta confiabilidade ser esfregada na cara da população que estará inconformada e revoltada! Ou seja, primeiro você faz uma fraude nas pesquisas e outra fraude na “imagem” das urnas para depois poder fraudar as urnas e o resultado das eleições e com ajuda da grande mídia tornar tudo isso em algo que pareça ser verdadeiro. Quem perceber a farsa e não se conformar, será perseguido e preso! Acusado de atos “anti-democráticos”.
    Somente isso, e somente isso, justifica o enorme esforço de tornar as urnas com uma APARÊNCIA de confiável, mas não torná-las confiáveis de verdade!

    1. Seu comentário é perfeito. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  6. Visita antecipada é mesmo que nada. Tem que ser na hora da contagem. É muito fácil pro STE botar banca. Muita gente se fazendo de idiota

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.