Revista Oeste - Eleições 2022

PT destinou mais dinheiro a campanhas de candidatos brancos

Curiosamente, o partido defende cotas e outras políticas sociais para diminuir supostas diferenças socioeconômicas
-Publicidade-
O ex-presidente Lula é dos candidatos brancos do PT
O ex-presidente Lula é dos candidatos brancos do PT | Foto: Reprodução/YouTube

Um levantamento do Instituto Millenium sobre as Eleições 2022 mostra que o PT está entre os partidos que mais destinaram recursos para candidatos brancos. A instituição analisou os dados em 3 de setembro. Curiosamente, o partido defende cotas e outras políticas sociais para diminuir supostas diferenças socioeconômicas.

Leia também: “Sem margem de erro”, reportagem de capa da Edição 129 da Revista Oeste

“No recorte por etnias, nota-se que quase todos os partidos destinaram mais recursos do Fundo Eleitoral para candidatos de etnia branca (66,2% do valor total distribuído até o momento)”, informa o instituto. “Pros, DC, PSDB e PT foram os que mais destinaram recursos para candidatos brancos.”

-Publicidade-

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre os candidatos registrados como brancos. A campanha dele já conta com R$ 86 milhões em recursos, praticamente todo o montante vem do Fundo Eleitoral.

De acordo com o Instituto Millenium, o PT era o partido que mais havia contratado despesas, até a finalização da pesquisa. “O partido contratou 18% das transações até agora, informou. “A legenda destinou 39,9% das contratações para o cargo de deputado federal, 21,8% para governador, 21,1% para deputado estadual e distrital, 11,4% para presidente e 5,8% para senador.”

Nas Eleições 2022, o PT registrou pouco mais de mil candidaturas. Um levantamento feito por Oeste com dados da Justiça Eleitoral mostra que quase metade delas é de políticos que se declararam brancos. As definições “preta” e “parda” aparecem com quase um quarto das candidaturas cada uma. Os homens também são maioria, uma vez correspondem a cerca de 65% do total.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.