Revista Oeste - Eleições 2022

‘PT não assinou Constituição de 1988 e quer assinar essa cartinha?’, diz Bolsonaro

Presidente também mencionou a 'carta ao povo brasileiro' que Lula publicou em 2002
-Publicidade-
Presidente Jair Bolsonaro (PL), durante sua live semanal | Foto: Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro (PL), durante sua live semanal | Foto: Reprodução

Durante a live semanal nesta quinta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro (PL) interpelou a assinatura de integrantes do PT na carta pela democracia da Universidade de São Paulo (USP). Lido hoje, o manifesto foi elaborado pela Faculdade de Direito e assinado por Lula (PT). O chefe do Executivo também reafirmou a Constituição Federal como “a melhor carta à democracia”.

“Qualquer outro pedaço de papel pode substituir a Constituição”, interpelou Bolsonaro. “O PT assinou a Constituição de 1988? Estão fazendo uma ronda sobre carta à democracia para tentar me atingir. Contudo, a bancada do PT não assinou essa carta, a democracia [Constituição], mas quer assinar essa cartinha?”

-Publicidade-

Além disso, o presidente também mencionou a “carta ao povo brasileiro” que Lula publicou em 2002. O documento anunciava o projeto de conciliação de diferentes interesses políticos e partidos que o ex-presidente gostaria de implantar, caso chegasse à Presidência pela primeira vez. O petista ganhou as eleições no ano seguinte. “Essa foi uma carta à corrupção brasileira”, afirmou Bolsonaro referindo-se ao texto de Lula.

Ainda hoje, o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, rebateu a leitura da carta da USP. Conforme o ministro, os “democratas” que assinaram a carta apoiam as ditaduras que existem na Venezuela e em Cuba.

“A Democracia não pertence a ninguém, é de todos”, escreveu Nogueira nas redes sociais. “Inclusive, é o que deveria existir mais em países como Venezuela e Cuba, que alguns ‘democratas’ no Brasil apoiam.”

Nogueira ainda afirmou que o manifesto garantidor da democracia brasileira é um só, a Constituição. “A nossa carta ao povo brasileiro é o combustível mais barato, deflação e aumento no emprego. Parabéns Democrata ao presidente Jair Bolsonaro (PL)”, redigiu.

Os dois documentos foram lidos hoje na USP: um escrito por ex-alunos da Faculdade de Direito e outro organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Ambas não citam o nome do presidente.

O material defende as urnas eletrônicas, fala em “risco às instituições” e tece elogios aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto da USP foi assinado por petistas, tucanos, banqueiros, juristas e integrantes da classe artística.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

13 comentários Ver comentários

  1. O nome da tal carta é propaganda enganosa. Nela não se defende nem Democracia, nem Estado de Direito, apesar do título pomposo.
    Para ser honesta (uma contradição em termos se vinda de petistas) deveria ser chamada de:
    CARTA EM DEFESA DO VOTO INAUDITÁVEL – LULALÁ
    E a mixa e pretensiosa reunião dos petralhas que se auto intitulou de “Ato em defesa bla bla bla…” não passou de comício eleitoral pro candidato em regime de saidinha prisional, com direito a musiquinha – olêolá lulálulá.
    A ressonância do ato falho pela imprensa militante foi muito superior ao que a realidade que quem tem olhos abertos enxergou, assim como o número de signatários, inflado por assinaturas duplas, triplas e sabe-se lá quantas repetições, numa “farsa do bem”, que ninguém irá verificar.

  2. Democraticamente poderia ser jogado pelos banqueiros chorões notas de 100 que essa chupinhada sairia correndo para pegar ou carteira de trabalho, bem aí …..kk

  3. Tem os cidadãos de bem deste país chamado Brasil, direito e LIBERDADE de se unirem e assinarem qualquer manifesto.
    Mas tendo luladrão junto, também ficam expostos às críticas da população – NÃO É FAKE NEWS – que não perdoa a suprema corte por ter soltado um criminoso condenado em diversas instâncias; solapam as bilheterias desses artistas comunistas que sempre foram comprados pela rei rouanet; políticos que votam contra o Marco legal do Saneamento básico; diretores de universidades federais que malversam com incompetência o seu orçamento; empresários incompetentes que não sabem enfrentar crises, mesmo a eles sendo oferecidas linhas de financiamento a juros baixos.
    Faltou assinar a cartinha, o presidente do psdb, completando a diretoria do teatro das tesouras, o Marcelo e Emílio Odebrecht, Temer, se é q não assinaram, não tive ciência. E tantos hipócritas que lesaram e lesam a Pátria precisam fazer atingir 1, 2 milhões de impatrioticos formadores de gangs.
    Quando há 50 anos atrás tive notas prá passar de ano apenas, em:
    OSPB – ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA
    CR – CULTURA RELIGIOSA.
    Me sentia tempero de minha terra BRASIL.
    Votar em Jair Bolsonaro à partir de 11-08-2022, passou a ser questão de HONRA, LIBERDADE DE VIVER, DEFESA DE NOSSAS LIBERDADES, CONFIANÇA DE QUE O BRASIL CONTINUARÁ REDIRECIONANDO A EDUCAÇÃO PARA OS TRILHOS.
    Nunca li uma coisa tão destruidora da reputação daqueles que assinaram. Em breve tempo terão vergonha do procedimento.
    Bebel Gilberto, a insignificante, deve estar orgulhosa e envaidecida do seu tio o comunista Chico, e de todos os demais, que com competência, nem precisaram pisar na bandeira do Brasil.

  4. Bolsonaro tem toda a razão: acreditar que a extrema esquerda defende a Democracia é a mesma coisa que acreditar que o inferno é o paraíso. Bando de hipócritas!

  5. Liberdade valor inicial da Democracia. Posso não concordar com qualquer ser humano, porém defendo seu direito a se manifestar.
    Triste é a nação em que a hipocrisia é o seu maior valor, em que a verdade perde para ideologia.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.