Tribunais eleitorais analisam irregularidades em 291 pesquisas de intenção de votos

Partidos, candidatos e advogados alegam fraudes e ausência de requisitos mínimos para publicação, entre outros motivos
-Publicidade-
Cabine de votação | Foto: Divulgação
Cabine de votação | Foto: Divulgação

Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais em todo o país apuram 291 processos de irregularidades na divulgação de pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2022. Foram registrados problemas como fraudes, ausência de requisitos mínimos para publicação, irregularidades nos questionários ou nos métodos de análise, entre outros.

Da lista de ações reconhecidas pelos tribunais eleitorais, 284 constam como julgadas. Entre as penalidades impostas pelos ministros aos institutos, estão: retirar do ar materiais em discordância com a legislação ou refazer as consultas nos moldes regulamentados pela Justiça Eleitoral. O levantamento foi realizado pelo portal Metrópoles, com base no sistema DivulgaCand, e publicado neste sábado, 24.

-Publicidade-

Possíveis fraudes

Entre os processos em análise nos tribunais regionais e no TSE, 51 tratam de suspeitas de fraudes em pesquisas. A maior parte das ações foi registrada nos Estados do Maranhão e Sergipe.

Partidos, candidatos e advogados alegam fraudes como o favorecimento de nomes a partir de modificações em questionários, inconsistências nas perguntas, problemas no resultado, entre outros.

Os pedidos vão desde a exigência de explicações dos institutos até a impugnação dos estudos e aplicação de multa.

Acesso a dados

A maior parte dos processos protocolados na Justiça Eleitoral sobre o tema solicita acesso aos dados internos das consultas de intenção de voto. Pelo menos 154 ações judiciais foram movidas com esse objetivo, o que representa 52% do total de ações com o recorte pesquisas eleitorais acolhidas pelo tribunal.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

18 comentários Ver comentários

  1. Nosso povo se habituou a ser doutrinado pela Rede Globo e induzido pelas pesquisas fajutas…tal como gado. Felizmente o divisor de águas é J.B. que fez esse povo acordar…pena que esse mesmo povo assistirá o golpe calado ou esperneando somente nas redes sociais enquanto o presidiário sobe a rampa do Planalto, de novo, sob os aplausos de Alexandre de Moraes e toda sua corja, Rede Globo e toda a mídia marrom esquerdofrênica, artistas desmamados da Lei Rouanet e Cia………

  2. Como vivemos em um pais ” Democratico” , temos que ler certos comentarios de idiotas que assitem a REDE GLOBOLIXO , imprensa comprada com dinheiro publico , LOGICO que não podemos confiar em ” PESQUISAS” , STF emparelhado e STE com aquele ministro ” @#$%@#$@ , que não permitiu mostrar as imagens de uma comemoração de 200 anos de nossa independencia !!!!
    BRASILEIROS NORMAIS de plantão , o que foi divulgado pelos institutos de pesquisa em 2018 – Os que tem memoria e umpouco de inteligencia para ler e se informar ,
    DILMA esta eleita SENADORA por MG , BOLSONARO perde para todos os outros candidatos …. REALIDADE – estamos ha quase 04 anos com o melhor presidente deste pais . CHORA PETRALHADA – BOLSONARO ate 2026 – TARCISIO GOV. SP

  3. Está chegando a hora do povo brasileiro mostrar que mudou e não deixar mais se iludir com medidas desesperadas perto das eleições, não se engane com tais medidas provisórias em vigor vão deixar de existir já em janeiro, sabemos muito bem que não é um bom governo para classe trabalhadora deste país é um governo para o rico ficar mais rico e o pobre que se lasque como diz seu ministro da economia. Temos hoje um desgoverno que não se importa com os mais pobres, não comprou vacina de boa vontade para conter a doença, lembre-se da gripezinha que tantas vezes ele falou e da simulação de falta de ar do presidente mostrando total descaso com a população brasileiro que morreu nos hospitais deste pais. Não podemos esquecer essa falta de sensibilidade deste governo, milhares morreram por atraso da compra da vacina, apenas comprou pq foi obrigado percebendo que sua popularidade despencava com o numero de mortes subindo, não foi de boa voltade pq o remedio dele era Kit covid e cloroquina mais que comprovado que era ineficiente contra doença, milhares morreram nós privando maior tempo de convivencia com pessoas que amamos, muitas familias foram afetadas pq esse desgoverno não tomou uma atitude sensata que era comprar vacinas para conter a doença quando lhe foi oferecida em meados de dezembro, veio comprar quatro meses depois quando despencava sua aprovação de governo, segundo estimativa poderia ter salvo dois terços dos que morreram pela doença, vamos juntos Fora Bolsonaro

    1. Se está tão ruim para você !,porque você não muda para Argentina/Venezuela/Cuba, ou quem sabe para Coreia do Norte…

    2. vamos lá então, sr Milton, espero que esteja curtindo pagar por um site que traz informação de qualidade nesse universo de mídia feita por militantes de redação e suas fake news:
      1) em primeiro lugar, quero dizer que não sou advogado do Bolsonaro
      2) em segundo, que vi meu pais ser destruído por governos corruptos do PT por 13 anos (coincidência, não?)…
      3) a classe trabalhadora do país vai demonstrar para o sr o quão contente está no domingo. Em primeiro lugar, porque está trabalhando, a julgar pelo menor índice de desemprego dos últimos anos (9,3 % no segundo trimestre, quando Bolsonaro assumiu, SEM PANDEMIA, GUERRA OU CRISE HÍDRICA antes, estava em mais de 12%). Quanto aos ricos, pergunte aos banqueiros, que nunca ganharam tanto quanto nos governos petistas, se estão contentes? pergunte aos “campeões nacionais” (JBS, por exemplo) que ganharam dinheiro do BNDES a juros subsidiados enquanto os pequenos empresários “morriam de inanição” de empréstimos, se estão contentes? Pergunte ao PCC se está satisfeito com o alto volume de drogas apreendidas pela PRF? pergunte aos donos de funerárias se estão contentes com a queda de 40% no número de mortes violentas nos últimos anos? pergunte aos balseiros se estão contentes com as várias pontes que foram construídas ao longo desse governo? pergunte aos donos dos caminhões-pipa do nordeste se estão satisfeitos com a chegada, finalmente, da água da transposição do São Francisco? pergunte também aos jornais e emissoras se estão contentes com a grande diminuição de propaganda paga? também aos artistas que recebiam até R$10 milhões de dinheiro público do meu do seu imposto (o sr paga, não?) para promover as suas turnês ou blogs? enfim, quem são os “trabalhadores” que estão descontentes?
      4) desonestidade intelectual é típica da esquerda (além da hipocrisia e outros adjetivos depreciativos): as primeiras vacinas foram compradas em dezembro de 2020, no Brasil já estavam disponíveis no início de Fevereiro de 2021. Até então, o presidente conclamava a todos para fazerem algum tratamento precoce (sim, a cloroquina funciona em 27% dos casos, como demonstra um estudo recente e a ivermectina em mais do que isso), enquanto o Mandeta mandava as pessoas só irem ao hospital quando sentissem falta de ar!!
      quanto às realizações do governo Bolsonaro, se informe melhor…saia da sua bolha! são muitas, não cabe nesse espaço!!

    3. Cara…, que coisa ridícula essa tua narrativa recheada de MENTIRAS.
      Vc deve ser funcionário público fracassado de baixo calão, sem correção salarial ha 3 anos e babando ódio.
      É como diz o Lula…: “com qq migalha se compra os miseráveis”

      1. Em resposta “Milton Tavares da Silva” publicada acima.

  4. Eles sabem que com mais 4 anos afastamos ainda mais essa comunistada corrupta do Brasil.
    Mas prá extirpar mesmo, contamos com o desaparecimento de guerrilheiros que deixaram o poder e querem mantê-lo sem votos.
    Talvez meus Netos dêm conta desta tarefa. Mas documentários serão eternos registrando a nossa contribuição, o início da retomada em 2.013. Que em 5 anos colocamos no comando ô CARA, corajoso e destemido, que luta contra 19 siglas do mal.

    1. Torço muito para esse desgoverno cair ainda no primeito turno como aponta as pesquisas que sempre acertaram, mas resta aos maus perdedores questionar o resultado das urnas, mas o fato é que ninguém aguenta mais esse desgoverno

      1. Hahahah…, “pesquisas que sempre acertaram”. Vc parece bem enquadrado com as MENTIRAS.

        Fala sério….!

  5. Desconfio dessas pesquisas, desconfio do TSE, desconfio do STF e do Senado; desconfio da grande mídia e desconfio, por fim, que estamos vivendo num Estado totalitário cujos Ditadores nos vigiam o tempo inteiro, inclusive sabem desse meu comentário mesmo sendo eu um insignificante cidadão trabalhador. Desconfio da poha toda!

  6. A maldita esquerda, são desonestos e corrptos, tentam de todas as maneiras manipular as pesquisas de intenções de votos, seja para Presidente, Senador e Deputados, não
    contém a sanha perigosa criminosa de se elevarem ao poder no País, querem junto com o sistema o dominio a população, querem a ditadura socialista.

    1. Maldita direita que faz controle de tudo, ministério publico, policia federal etc, basta alguém começar uma investigação para trocar nomes de comando e abafar casos de corrupção. Governo Bozo é o único que seus eleitores não consegue descrever oque foi feito de bom em 4 anos, agora que chegou as eleições colocou medidas provisórias para enganar a população perto das eleições para depois voltar a massacrar o povo e garantir vida boa para os ricos deste país.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.