TSE manda excluir vídeo em que Ciro Gomes afirma que George Soros financia o Psol

Decisão é da ministra Maria Claudia Bucchianeri
-Publicidade-
Ciro entrou com recurso na Corte
Ciro entrou com recurso na Corte | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a exclusão de vídeos em que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, afirma que o bilionário George Soros, fundador da Open Society Foundation, financia o Psol. O grupo apoia financeiramente grupos e veículos de mídia de esquerda ao redor do mundo.

“Quem está financiando essas agendas no Brasil é a fundação Open Society, do George Soros”, disse Ciro, durante sabatina realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, na semana passada. “O Psol é financiado pelo George Soros, aí faz esse discursinho de minorias e vai se aliar com o Meirelles. É constrangedor.”

“Trata-se, em verdade, de divulgação de informação gravemente ofensiva à agremiação autora, descolada de qualquer suporte fático, e deliberadamente concebida para desconstruir a imagem do referido partido político aos olhos dos eleitores, em especial de esquerda”, argumentou Bucchianeri, na decisão.

-Publicidade-

Segundo a ministra do TSE, o nome de Soros também não aparece entre os doadores de qualquer candidatura do Psol ou de outro partido. A sigla é quase integralmente financiada pelo fundo partidário, segundo a magistrada do TSE.

O candidato Ciro Gomes entrou com um recurso no TSE. “O contexto, denota-se que os dizeres proferidos por Ciro Gomes não ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, porquanto inseridos no âmbito da crítica política, bem com também embasados em fatos noticiados pela mídia, de modo que não se vislumbra ofensa ao bem jurídico tutelado pela lei”, argumentou o advogado Walber Agra, em manifestação à Corte Eleitoral, protocolada na quinta-feira 29.

Leia também: “Os repasses milionários de George Soros”, reportagem de Gabriel de Arruda Castro publicado na Edição 94 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Não fale contra a extrema esquerda Ciro, esses caras não consideram toda a sua vida dentro da esquerda, e vão te atacar. É bom que Ciro retroescavadeira veja quem é a esquerda, se é que ele não sabe.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.