O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a aplicação de multa ao presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), por propaganda antecipada em uma motociata. A ação foi movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do adversário Luiz Inácio Lula da Silva.
O ato ocorreu na cidade de Cuiabá (MT), no dia 19 de abril. Além da motociata, a ação alega que houve um ato político em um templo religioso no local. A multa aplicada é de R$ 5 mil.
De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, os eventos citados, por si só, não configuram propaganda pré-eleitoral. Contudo, segundo ele, a grandeza e a organização dos eventos e discursos que enfatizaram a manutenção do então presidente da República no cargo caracterizavam ato de campanha.
“Nossa jurisprudência eleitoral tem se posicionado no sentido de assentar a natureza desse tipo de ato, sendo a prévia organização e a presença do candidato provas dessa natureza eleitoral. Analisando o conjunto das circunstâncias em que foi organizado o evento, tenho como configurado um verdadeiro ato de campanha”, destacou Lewandowski, votando pela procedência da ação e pela aplicação de multa ao candidato”, afirmou o ministro.
Além de Lewandowski , também votaram pela aplicação da multa os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves. Ficaram vencidos, além da relatora, os ministros Raul Araújo e Sérgio Banhos.
o primeiro rato entrou na casa quando o Zelador não pode escalar um ajudante, dai foram entrando mais e mais ratos. Agora ou se usa raticida ou os ratos tomam conta da casa.
Aqui determinados presidentes não podem demonstrar apoio popular.
Enquanto Bolsonaro participa de atos religiosos, Lula participa de atos libidinosos com seus futuros comparsas do Centrão, que já estão abandonando o barco de Bolsonaro para fazer acordos de sacanagem.
“A grandeza e a organização dos eventos caracterizavam ato de campanha”
Mas então o povão que participa organicamente das motociatas são os culpados dessa multa??
Falta agora apenas a proibição de Bolsonaro aparecer, nem que seja em uma janela (melhor nem dar idéia)…
Não entendi. Ele não era candidato, não pediu voto, como campanha antecipada.
LES BOUFFONS DE LA RÉPUBLIQUE… Malheureusement…
Acabei de fazer uma doação. Modestamente sei que ajudará a pagar essa ‘multa’.
Esse stf só serve pra soltar bandido condenado… povo inútil e caro para o contribuinte…
Depois de todos os insultos, injustiças, e desgoverno democrático que tem sido feito, sem punição nenhuma, nos últimos anos, ao Sr Presidente Bolsonaro, qualquer atitude do TIPO DESSA NOTÍCIA, não MERECE comentário algum.
Bolsonaro não era nem candidato ainda! Como pode ser propaganda amtecipada!
Então, não tem como duvidar da parcialidade, que nem eles mesmos fazem questão de esconder. Showmício em SP ninguém falou nada, caras de pau !
É impressão minha, ou alguns candidatos estão podendo fazer tudo, e o Bolsonaro não pode ir a uma barraca de tapioca, que já vira crime eleitoral?
E no show de Daniela Mercury não teve propaganda antecipada do Lula ou foi impressão.
Uma hora irão pagar por esta e outras decisões discriminatórias. Bolsonaro não precisa fazer campanha antecipada, pois o conhecemos muito antes dele assumir em 2019. Seu governo sério, honesto e competente é a maior propaganda para sua reeleição, que será estrondosa com mais 100 milhões de votos (se não desviarem alguns, claro).
Esse babaca é um eterno capacho do PT, a dívida pela nomeação para o STF nunca vão ser paga, apesar do esforço do incompetente.
Ainda bem que esse traste do Lewandowski está quase aposentando! Sujeito parcial e puxa saco!