Vídeo de Bolsonaro associando PT a ‘cartilha sexual’ deve ser apagado

Manual é o mesmo que foi apresentado pelo presidente durante a sabatina no Jornal Nacional
-Publicidade-
O presidente Jair Bolsonaro (PL) com o livro "Aparelho Sexual e Cia" na sabatina do Jornal Nacional | Foto: Reprodução/Rede Globo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) com o livro "Aparelho Sexual e Cia" na sabatina do Jornal Nacional | Foto: Reprodução/Rede Globo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que as redes sociais removam um vídeo em que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirma que uma “cartilha com conteúdo supostamente sexual para crianças” teria sido distribuída nas escolas durante o governo do PT.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, analisou uma ação apresentada pela campanha de Lula (PT). A campanha alega que o vídeo foi compartilhado, na terça-feira 4 deste ano, no Instagram do deputado federal eleito Pablo Marçal (Pros-SP), coach e apoiador do chefe do Executivo. Marçal tem mais de dois milhões de seguidores.

“A narrativa inverídica envolvendo a suposta distribuição, em escolas públicas, do livro Aparelho Sexual e Cia é antiga e já foi tida como desinformativa por esta Casa tanto nas eleições de 2018, quanto no atual processo eleitoral”, disse a magistrada. “Mencione-se, ainda, por oportuno, a checagem de fatos feita pela Agência Lupa, a revelar a repetição, no caso concreto, de desinformação já circulada em anos anteriores.”

-Publicidade-

A ministra ainda destacou que existe a hipótese de “desinformação circular”, que ganha novos impulsos depois de algum tempo, com a reinserção de outros conteúdos falsos em novas narrativas, o que pode ter ocorrido com a publicação do coach. “Dada todas as informações, é imposto a sua imediata remoção”, concluiu.

A cartilha é a mesma que foi apresentada pelo presidente durante a sabatina no Jornal Nacional, em 2018. Na ocasião, os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos solicitaram que Bolsonaro guardasse o conteúdo, pois não seria “apropriado” para quem estivesse assistindo, segundo os apresentadores.

Leia também: “A educação que seu filho recebe é da pior qualidade”, entrevista de Silvio Navarro para a Edição 34 da Revista Oeste.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.