Em SP, manifestantes coletam assinaturas para criação do Aliança pelo Brasil

De acordo com as regras eleitorais, para criar um partido é preciso conseguir assinaturas de apoio de 491,9 mil eleitores
-Publicidade-
Manifestantes coletam assinaturas para criação do partido Aliança pelo Brasil | Foto: Revista Oeste
Manifestantes coletam assinaturas para criação do partido Aliança pelo Brasil | Foto: Revista Oeste

Na tarde deste domingo, 1º, em São Paulo, o ato em favor do voto auditável começou às 14h na Avenida Paulista. Os manifestantes se reuniram em torno de dois caminhões de som e a maior concentração foi registrada na altura do prédio da Fiesp.

Uma tenda próxima ao metrô da estação Trianon-Masp foi instalada para coletar assinaturas de apoio à criação do partido Aliança pelo Brasil.

Aliança pelo Brasil

-Publicidade-

Desde quando deixou o PSL, no fim de 2019, o presidente Jair Bolsonaro tenta criar um novo partido. O Aliança Pelo Brasil tem 118.061 assinaturas validadas até agora, segundo o site do TSE (consulta feita na tarde deste domingo, 1º).

De acordo com as regras eleitorais, para criar um partido é preciso conseguir assinaturas de apoio de 491,9 mil eleitores não filiados a outras siglas em um prazo de 2 anos. Essas rubricas precisam ser validadas pela Justiça Eleitoral.

Sem partido

Bolsonaro já fletou com o PTB, de Roberto Jefferson, com o Brasil 35 (antigo Partido da Mulher Brasileira), com o Patriota, sigla do filho, o senador Flavio Bolsonaro, e mais recentemente, acenou para o PP, do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e novo Chefe da Casa Civil. O presidente precisa se filiar a uma legenda até abril de 2022 se quiser concorrer à reeleição.

Novo Código Eleitoral

Uma proposta de alteração ao Código Eleitoral discutida pela Câmara altera a quantidade mínima de assinaturas necessárias para criar uma legenda. A sugestão é aumentar de 0,5% para 1,5% do número de votos válidos para deputado. Entretanto, mesmo que a proposta avance, não prejudicaria o Aliança nem outras outras 77 siglas que já possuem processo aberto no TSE.

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro