Em vídeo, Barroso critica ‘conservadorismo radical’

Presidente do TSE fala em "desdemocratização" do processo eleitoral e culpa ação de milícias digitais
-Publicidade-
O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto Barroso | Foto: Carlos Moura - TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto Barroso | Foto: Carlos Moura - TSE

Presidente do TSE fala em ‘desdemocratização’ do processo eleitoral e culpa ação de milícias digitais

em vídeo
Ministro do STF, Barroso também preside o TSE | Foto: Carlos Moura/TSE
-Publicidade-

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, teceu críticas ao que chamou de “conservadorismo radical”. De acordo com ele, as redes sociais têm sido usadas para atacar a imprensa, as instituições e tirar direitos de quem pensa diferente. “O conservadorismo radical, que não se confunde com o conservadorismo, se manifesta pela intolerância, pela agressividade, procurando negar e retirar direitos de quem pensa diferente, além de contrariar os consensos científicos em matérias diversas desde o aquecimento global até a vacinação”, declarou o juiz, em um vídeo, na segunda-feira 23, ao mencionar que o Brasil vive um momento em que se tenta desacreditar o processo eleitoral. Para Barroso, os responsáveis por isso são as “milícias digitais”. “Uma versão contemporânea do autoritarismo que atua na internet. Elas procuram destruir as instituições e golpeá-las, criando um ambiente propício para a desdemocratização”, explicou o ministro.

Leia também o artigo de Silvio Navarro “O vexame eleitoral brasileiro”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

34 comments

  1. O “conservadorismo radical” promove quebra-quebra nas ruas? Organiza bandoleiros digitais, como o sleeping giants, para constranger e ameaçar empresas a tirarem o provento de pessoas e órgãos de imprensa centenários? Apoia filmetes mórbidos onde se joga bola com a cabeça de adversários políticos? Então onde está você, Barroso, para condenar o “progressismo radical”? Não vai, né? Sabe por que? Por que o Fiuza é que está certo: você é um MENTIROSO. Um cretino vestido de toga e a usando, como um verdadeiro marginal, para atender a seus interesses!

    1. Puxa vida, vc foi contundente….e não ê que concordo com vc, essas pessoas estão em que mundo? Olham e criticam normalmente aquilo que fazem.

    2. Conversa fiada de quem quer esconder suas verdadeiras intenções. Quer falar a boca de quem defende Bolsonaro por que participa ativamente contra o governo dele…

    3. Como um “juiz” pode dizer tanta bobagem???
      Este me provoca vergonha, a chamada vergonha alheia, e terão que ser tolerados por muito tempo, graças a um senado igualmente medíocre.

    4. O que o conservadorismo está solicitando é que o voto além de digital, seka também impresso. Para evitar criticas e suspeição ao próprio TSE e tribunais regionais.

      No Brasil nossa assinatura só é valida se a firma for reconhecida em cartório. Para dizer que você mora onde você diz que mora, precisa comprovar com uma conta de luz ou água. A palavra do cidadão não vale. Por que não aceitar que o voto seja impresso, como aliás é previsto na Constituição? É porquê a palavra dos senhores ministros do TSE vale mais que a do cidadão?

      1. Por que o receio do voto impresso? Muito mais seguro para os candidatos, se for necessário, uma recontagem.

  2. Conservadores radicais quem são? dê nomes, não falem subjetivamente. Quando dizem conservadores radicais será que querem dizer em todos conservadores? Assim chamam milicianos, gabinete do ódio etc…Não apontam onde e qual é o gabinete do ódio e quem são os componentes do gabinete do ódio? Dê nomes aos Conservadores radicais, quem são os milicianos, dê nome aos robôs, de nomes aos componentes do gabinete do ódio, dê nome , não atirem pedras ao vento . Bolsonaro tem se comportado como mais democrático doque todos aqueles que o acusam e que querem calar todos que o aprovam.

  3. Vai trabalhar nos teus processos, seu ministreco ativista, que foi alçado ao STF por ter sido advogado do Cesare Battisti. É para isso que és pago, e não para ficares fazendo proselitismo político mendaz. Atual STF, câncer desse País.

      1. Ministro, recolha-se à sua insignificância e pare de dar palpites idiotas!

      2. Obviamente que se esse senhor vivesse a mercê de situação ou lugares onde liberais como traficantes que são donos de comunidades ele pensaria diferente. E uma pergunta: porque, se o senhor diz o que disse, está mandando prender jornalistas que não dão da extrema Esquerda?

  4. As redes sociais, como todos os fatos e fenômenos da vida, têm seus aspectos positivos e negativos! Cabe ao povo, e exclusivamente ao povo, fazer a seleção natural. Agredir os conteúdos das redes, taxando-os como expressão de milícias, é puro preconceito e, portando, ignorância. A aversão às redes sociais é externada por aqueles que ainda não se conformaram com a não passividade de um povo que está acordando, que não se contenta mais em acreditar passivamente naquilo que diz a imprensa escrita, falada ou televisionada, ou nas definições impertinentes e duvidosas de criaturas que jamais se expuseram ao julgamento popular!!! Se o ministro e seus pares gostam de política, e não há nada de errado nisso, então que tenham a coragem de requererem suas respectivas aposentadorias, até porque ninguém é insubstituível ou indispensável, e tenham a coragem de se candidatarem a um cargo desejado e, consequentemente, serem submetidos à votação popular. SIMPLES ASSIM!!!

  5. Este Barroso é mais uma decepção de JUIZ. Eu confesso que estou surpreso com esta classe.
    Mouro – De herói para panaca intelectual totalmente desfocado com a realidade.
    Witzel- De mocinho para Bandido
    Alexandre – Impossível de classificar. Acho que é doido pelos olhos, mas….
    Barroso- Esta outro Plante. Marte talvez , vagando
    Carmem – Decepção total
    Os outros impossível classificar também
    Que currículo não

  6. A compra sem licitação do intitulado “supercomputador” já está sendo investigada? A sociedade tem que exigir a apuração e eventual responsabilização.. O ministro está desviando o assunto e, além disso, aproveitando para colocar em seus críticos (ministros do STF e esquerda) a pecha de radical, intolerante e antidemocrático. O ministro está usando a velha tática da turma “progressista”, e da esquerda em geral.

    1. Barroso, você calado já está errado. As mídias e as instituições estão se autodestruir do em decorrência de suas atitudes e comentários tendenciosos.

    1. Esse senhor trocou a palavra progressimo pela palavra conservadorismo, pois ele cita o conservadorismo e exemplifica como sendo o progressismo.

  7. Quem, Barroso, tem retirado os direitos de quem pensa diferente? Quem tem desdenocratizado a nação? Qual a instituição que mais tem envergonhado e decepcionado o Brasil?

  8. Que vexame é este ministreco palhaço !!!! Ele quer enganar a quem ? Você que é um verdadeiro antidemocrático !!!! Porque não teve a coragem de encarar o Bob Jeferson seu sem caráter !!!!

  9. Ministro Barroso, não se deve exigir que os brasileiros acreditem no STF ou TSE e sim, que estes tribunais se façam por merecer crédito. Lembre-se que humildade é sinal de inteligência e que quando morremos o fedor é igual para todos. Que Deus lhe proteja dê muita sabedoria e patriotismo.

  10. Que moral tem o iluminado Barroso, que ofende seus próprios colegas e a Corte, quando assim se pronunciou contra Gilmar Mendes, “você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”, e em palestra no exterior afirmar que, ” O descrédito da sociedade com o STF é fruto das decisões da própria Corte”, ou contra o PMDB quando desembarcou do governo Dilma, “Meu Deus do Céu, essa é nossa alternativa de poder”, disse a seus alunos no tribunal. Criou dificuldades regimentais para o impeachment da Dilma, perseguiu Temer (PMDB) no inquérito dos portos, prorrogando por 4 vezes as investigações da PF, apoiou bravamente a forjada e fajuta delação “premiadíssima” da JBS contra Temer que mesmo não conseguindo seu intento, derrubou a reforma da previdência em Maio/2017.
    Foi advogado do famoso Battisti criminoso italiano condenado pela justiça democrática da Itália a prisão perpétua, e disse em sua sabatina para ministro que o defenderia novamente porque não estavam provados seus crimes. Seu cliente foi deportado para a Itália e confessou os crimes.
    Bem, com esses instintos, esse senhor é o atual presidente do TSE e tem processos contra Bolsonaro para julgar, condena o VOTO IMPRESSO porque “é um retrocesso”, “é muito caro”, “o bilhete pode engasgar na impressora” e por fim junto com seus colegas do STF declarou que o VOTO IMPRESSO aprovado pelo Congresso em 2015, é inconstitucional porque, “viola o sigilo e a liberdade do voto”. Dá para entender porque tanto temor pelo voto impresso, única meio para AUDITAR e RECONTAR se necessário as apurações das urnas eletrônicas?. Lamentavelmente o Congresso não reagiu sob o comando do Maia que também desdenhava o voto impresso.
    Voto Impresso é blindado e pós confirmado segue automaticamente para urna lacrada e portanto não é igual cédula eleitoral manuseada pelo eleitor. AUDITAR e RECONTAR é evitar que mãos bobas façam malfeitos e evitará graves conflitos sociais, porque não caberão argumentos de qualquer partido sobre FRAUDES nas urnas eletrônicas.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site