Emissoras podem trocar ‘A Voz do Brasil’ por futebol

Medida será válida enquanto o país estiver sob estado de calamidade pública
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação | a voz do brasil x futebol - emissoras de rádio

Medida será válida enquanto o país estiver sob estado de calamidade pública

a voz do brasil x futebol - emissoras de rádio
Foto: Divulgação
-Publicidade-

Resquício da ditadura de Getúlio Vargas que até hoje vigora no Brasil, o programa A Voz do Brasil passa a contar com maior flexibilidade a partir de agora. Em portaria publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU), o Ministério das Comunicações liberou a não transmissão da atração para emissoras de rádio. A permissão, no entanto, só vale para inclusão de transmissões de futebol na programação radiofônica.

Selma Santa Cruz: “Para onde vai o jornalismo?”

Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão foi o responsável pela edição da portaria. No texto, ele faz duas observações. A primeira é que a liberação tem prazo de validade. Afinal, emissoras de rádio só poderão deixar de transmitir edições de A Voz do Brasil enquanto o país estiver sob estado de calamidade pública — situação programada para durar até 31 de dezembro deste ano.

A segunda observação diz respeito aos jogos que podem tomar o lugar do programa estatal nas ondas radiofônicas. O texto concede tal direito apenas às rádios que transmitirem partidas válidas pela Copa do Brasil e pela Taça Libertadores da América. O Campeonato Brasileiro também é mencionado, mas a portaria não faz referência a nenhuma divisão do torneio nacional, que, em 2020, conta com as séries A, B, C e D. A portaria também não faz distinção entre modalidades masculina e feminina.

A Voz do Brasil

Mesmo nessas competições, a portaria esclarece que não é todo confronto que pode tomar o lugar da Voz do Brasil. Um River Plate X Boca Juniors pela Libertadores é um bom exemplo do que não se permite. “As emissoras de radiodifusão sonora deverão realizar a transmissão integral das partidas, além de transmitir jogos que contem com, pelo menos, uma equipe brasileira”, observa o secretário do Ministério das Comunicações.

No ar desde 1935, o programa A Voz do Brasil é transmitido de segunda a sexta-feira, com uma hora diária de duração. Sua transmissão é obrigatória para todas as emissoras de rádio do país (apenas algumas do Estado de São Paulo têm liminar favorável na Justiça contra tal imposição). A atração apresenta notícias sobre os Três Poderes da República: Executivo, Judiciário e Legislativo.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

  1. Resquício da ditadura Vargas ainda em vigor é um absurdo, justificava -se numa época que não existia a televisão e o rádio era tudo que se tinha nos confins do Brasil. Quem ouve essa caca hoje em dia ?

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site