Revista Oeste - Eleições 2022

Empresário que fez denúncias contra o MEC diz que Ribeiro não sabia de esquema

José Edvaldo Brito afirma que ex-ministro determinou abertura de investigação imediata ao saber de acusações contra pastor
-Publicidade-
Ribeiro deixou ministério depois de denúncias | Foto: Luis Fortes/MEC
Ribeiro deixou ministério depois de denúncias | Foto: Luis Fortes/MEC

O empresário José Edvaldo Brito, que denunciou suposto esquema de corrupção no Ministério da Educação (MEC), afirmou nesta segunda-feira, 27, em entrevista à rádio Jovem Pan, que o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro não tem envolvimento ilícito com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. “Nem o ministro, nem os funcionários do ministério.”

De acordo com o empresário, ao saber das acusações, o ministro quis tomar providências imediatas e pediu que Brito depusesse à Controladoria-Geral da União. “Prestei o primeiro depoimento no começo de outubro. Naquele momento, ninguém me pediu os documentos. No segundo momento, neste ano, a CGU pede os documentos.” De acordo com ele, havia declarações de passagens compradas por ele e um amigo, a pedido de um dos pastores.

Brito afirmou que procurava uma maneira de ajudar municípios do interior de São Paulo na construção de creches e escolas. Para isso, tentou levar o gabinete itinerante — feito por Milton Ribeiro e funcionários do MEC — para Nova Odessa, cidade a 125 quilômetros de São Paulo.

-Publicidade-

“Descobri, em Nova Odessa, que pastores que faziam culto na cidade convidaram o ministro para pregar à noite. Vida pessoal dele. Então descobri que tinham pastores que conseguiam intermediar a agenda. Perguntei se ele atendia, e então me passaram o endereço de um hotel. Conversei com o Arilton e com o Gilmar”, afirmou.

Os dois pastores foram presos na última semana, em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga corrupção passiva e tráfico de influência no MEC. O ex-ministro Milton Ribeiro também foi preso na operação. Todos estão soltos após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Pedidos de doação e passagens foram feitos por pastor, diz empresário

Próximo de conseguir levar o gabinete itinerante, o empresário afirmou que o pastor Arilton pediu uma doação para obra missionária. “Se ele fala ‘olha, ou você faz o deposito, ou o ministro não vai’, eu teria me livrado dele. Mas em nenhum momento ele ligou a doação com a vinda a Nova Odessa do [ex]-ministro”, disse Brito.

Posteriormente, no evento do MEC, o empresário do interior paulista disse que Arilton pediu mais R$ 10 mil. Foi nesse momento que Brito afirmou ter rompido com o pastor. Passagens também foram pedidas por Arilton, segundo Brito. “Até jantar ele pediu”, disse.

Depois, Brito pediu um encontro junto ao MEC com o ministro Milton Ribeiro — e foi atendido. Na sala, segundo ele, estavam integrantes da pasta e um membro da CGU. “O ministro disse: ‘Brito, se o assunto é Arilton Moura’, eu preciso que essas pessoas escutem'”, disse o empresário.

O empresário prestou dois depoimentos e entregou documentos como prova dos pedidos feitos pelo pastor Arilton.

A PF deflagrou a Operação Acesso Pago, em que Ribeiro é investigado sobre suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura em esquema de liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para prefeituras. A PF se debruça sobre indícios de cobrança de propina para a liberação de recursos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

75 comentários Ver comentários

  1. Enquanto o chefe das FFAAs não utilizar a famosa bic essa turminha de cupinchas continuarão comos teatros.
    Desespero da garnizé randolfa.
    Xande e garnizé tão procurando H

  2. e a coisa só piora…porque ainda defendem? até a CGU do próprio governo já vê irregularidades
    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/06/28/cgu-ve-vantagem-indevida-a-milton-ribeiro-com-fotos-e-elogios-em-biblias.htm

    e por favor não venha questionar fonte, ou vcs esperam que os sites bolsonaristas vão divulgar notícias contra o governo?

      1. Rogério, sim CGU é órgão do governo: Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção.

    1. Richard, o comentarista mais honesto intelectualmente da Revista Oeste… SQN. O próprio ministro deu início à denúncia para as investigações, até porquê se sabe que não existe como extinguir a corrupção, mas sim ter pessoas honestas que não a aceitam. CPI é só palanque político, só quem defende a esquerda e é contra o atual governo defende a sua instalação. Se MPF, PF e STF estão envolvidos na investigação, qual o motivo para abrir uma CPI senão só a questão política?

      1. vc mostra lucidez quando diz que não é possível extinguir a corrupção…gostaria de ver Bolsonaro admitir isso ao invés de falar que não existe corrupção no governo dele somente para manter seus seguidores.
        é claro que a CPI será utilizada politicamente assim como foram todas contra o PT, assim como Bolsonaro queria usar a CPI da Petrobrás que naufragou. A CPI vai impedir que manobras dentro do governo atrapalhem a investigação. Duvido que vai dar em alguma coisa porque o PGR Aras é um servidor do Bolsonaro e não do Brasil, mas se for instalada servirá para mostra que é pura balela essa conversa de que não tem corrupção no governo e que Bolsonaro não interfere na PF (2 mentiras que ele vive contando como vantagem).

    2. Blz. Richard, obrigado por revelar a sua ideologia, espero que você tenha a mesma opinião sobre a questão da corrupção quando se referir aos políticos e governantes que durante os mandatos do PT se locupletaram em mares de propinas…

  3. Richard
    Diga seu nome verdadeiro…endereço…seja homem
    Seu esquerdista de m…vá cuidar de seu bandido de estimação
    Aqui não é teu lugar seu esquizoide oligofrenico de b…

    1. meu nome é este mesmo e vc acredita se quiser…meu endereço vc não precisa saber para rebater meus posts.
      porque essa agressividade? esttá com medo de discutir porque não tem argumentos ou porque sabe que meus comentários dizem a verdade que muitos bolsonaristas querem esconder?

  4. Com toda a certeza a esquerda, midia podre, politícos , sabem que o Data Povo coloca Bolsonaro tranquilo a ganhar no 1o turno, farão de tudo para derruba-lo, difama-lo
    e ate ameaça-lo de morte, isso por enquanto é café pequeno do que virá para
    frente, vamos estar preparados para tudo até para guerra, se eles ganharem nunca mais
    o Brasil terá democracia de fato, viveremos em um País socialista ditatorial comunista.

  5. Prender preventivamente normalmente é um abuso para fins políticos. Prisão nem de condenados em segunda instância pode, mas preventivamente isso pode!

  6. Dos comentários postados, 1/3 é do robô do PT, acho que se não dermos bola para suas alucinações, vai desistir, pois o negócio dele é querer aparecer, para justificar à quem lhe pagou a assinatura da revista e, o recebimento do combo PT, um copo de tubaina, um sanduba de mortadela e trinta mangos. Esse babaca é simplesmente estrume.

    1. o que vc chama de alucinações são fatos que até agora não foram desmentidos pirnenhum debatedor.
      só ficam questionando as fontes mas não argumentam.
      talvez vc esteja acostumado só com postagens favoráveis ao governo e não goste de ser confrontado com a verdade…eu entendo mas é melhor vc se acostumar.

  7. A ordem é atacar e atacar, em todas as frentes! A parte boa é que quem não deve não teme. Fica fácil a defesa, as palavras saem com naturalidade. Mas incomodam, é como cachorro pequeno latindo em cachorro grande!

  8. Não existe força maior que a da verdade, a mídia militante está tentando ligar a corrupção dos pastores ao ex ministro, mas, o Milton Ribeiro é inocente, e até hoje não houve corrupção envolvendo o primeiro escalão do governo Bolsonaro.

    1. porque o ministro do laranjal saiu? porque o ministro do meio ambiente saiu? porque o chefe da Secom saiu? porque o ministro da Saúde Pazzuelo saiu? porque esse ministro da Saúde saiu? foi só coincidência o fato de TODOS estarem envolvidos em escândalos de corrupção?
      Se o Aras (PGR) não tivesse engavetado mais de 100 acusações quem sabe teríamos a certeza que vc tem de que não houve corrupção.

    2. Elisabete, eu não tenho medo de cpi investigar o passado. Se tivessem alguma suspeita pendente sobre os governos anteriores deveriam investigar também, mas não tenho visto nenhuma. E vc?
      Sobre o governo atual o que mais tem é suspeita de corrupção. Quando não são colocadas sob sigilo de 100 anos como o contrato de compra de vacinas, o PGR arquiva sem investigar.

  9. Esse palhaço 🤡 Richard militonto cita como fontes confiáveis Uol, globolixo, foia de SP, estadinho,… só faltou falar 247 e revista fórum.
    São reportagens sempre informando que “uma fonte próxima”, “alguém de dentro” ou “fonte confiável” deram o caminho das pedras. Olavo apelidava essas pessoas de idiotas úteis. No entanto, eu chamaria de idiotas inúteis mesmo.
    Além de desonestidade intelectual é típico de demagogos, cínicos e hipócritas.

    1. pare de reclamar das fontes…isso não muda a verdade…se é mentira o que divulgaram é só vc mostrar…tem algum desmentido do Flavio? tem algum desmentido do centrão?

      1. Richard , você devia torcer pra não ter a cpi, porque se retroceder nos governos pt ladrão, você vai saber o que foi corrupção de verdade.

      2. Elisabete, eu não tenho medo de cpi investigar o passado. Se tivessem alguma suspeita pendente sobre os governos anteriores deveriam investigar também, mas não tenho visto nenhuma. E vc?
        Sobre o governo atual o que mais tem é suspeita de corrupção. Quando não são colocadas sob sigilo de 100 anos como o contrato de compra de vacinas, o PGR arquiva sem investigar.

  10. Flávio Bolsonaro tenta barrar CPI do MEC no Senado
    Aliados do presidente intensificam ofensiva para convencer senadores a retirar apoio à comissão que mira suspeitas de corrupção em gestão de Milton Ribeiro.
    Porque querem barrar a CPI se o ex-ministro é inocente e Bolsonaro não interferiu? não seria melhor provar a inocência em público e às vesperas das eleições? não seria desmoralizante para quem acusa?

    1. Se ele tenta isso, é um perfeito idiota. Que venha essa CPI, mas terão que investigar desde o início do desgoverno desse marginal Nove Dedos. Vai sair é muita sujeira e da grossa. Arrulhe pombo enxadrista. arrulhe… currupt…currupt…currupt…

      1. cpi trata de temas específicos e neste caso é a suspeita envolvendo o ex-ministro Milton e o tráfico de influência remunerado…se tem que investigar alguma coisa de governos anteriores basta propor o tema e coletar assinaturas.

    2. É que na época do PT, toda reunião tinha “rolo”. O Luladrão e seus capangas “ministros” saíam de cada reunião com uma meta de roubar um determinado valor em cada ministério/empresa estatal.

  11. Tem algo demais pôdre neste angu fedorento … se a Greta Thunberg da Selva em sua insanidade castrada quer uma CPI é para rosetar sua canalhice com sequazes para a eleição do ladrão acusado de delator e assassino de companheiros … uma escória quer mais uma vez levar o país a seu lixo.

  12. Pra uma pessoa do nivel de um ministro da educação, vc sabe o que são 18 reuniões??? “Nada”….Um cargo desses vive de reuniões para delegar/despachar o que deve ser executado…..Estão se apegando a 18 encontros como se fosse uma quantidade absurda de encontros…..mas a idéia é se apegar a qualquer resquício que possa fazer parecer um fraude ou corrupção…..como uma esquerda com um partido atolado em corrupção iria enfrentar uma eleição com um governo sem ter sequer uma mancha em sua administração???? Não teriam a que se apegar……Agora já criaram…..

    1. mesmo se fizesse 1000 reuniões, se em 18 reuniões não viu que os outros pastores vendiam influência só tem 2 alternativas: estava junto ou é muito incompetente.

      1. Prezado Richard,
        O que são 18 reuniões comparadas com 13 anos ?

      2. Deixem esse pombo enxadrista arrulhar sózinho. É tempo perdido tentar converter esse infiel, ele sempre fornecerá fontes da esquerda e argumentos já pré-definidos e manjadíssimos, narrativas genéricas que ninguém pode dizer de onde vieram nem ele mesmo. Arrulhe, pombo, arrulhe… currupt…currupt…currupt…

      3. Esse tal de Richard parece disco furado. fica repetindo sempre a mesma coisa. É bem típico dessa raça de ladrões que assaltou o Brasil durante 13 anos. Deve ter levado o dele nos 13 anos de desgoverno do PT. Ele acha que todos são iguais a ele e a gang que roubou o nosso País.

    2. O que são 18 reuniões, sem comprovação de ilicitude por parte do Governo atual comparadas com 13 anos de roubalheira comprovadas e com toda a cúpula da petralhada enjaulado?

      1. como sem comprovação? vc quer dizer que a PF do Bolsonaro está perseguindo pessoas? nesse caso de quem seria a responsabilidade? as provas já são públicas: áudio gravado pela PF, depósitos irregulares na conta da esposa (te lembra o caso da Michelle?), depoimentos de prefeitos achavados…é só vc pesquisar, se tiver coragem.

    3. Paulo Velloso, fugir do debate é normal para quem não tem argumentos…tipo o que Bolsonaro quer fazer nos debates da eleição. Não tem o que mostrar e não tem defesa contra as cobranças que lhe fazem.

  13. Continuo acreditando na inocência do Pr. Milton Ribeiro. As acusações da “PF” contra Milton -lembrando que a Superintendência da PF aqui em Brasília sofre INFLUÊNCIA DO XANDÃO – não fazem sentido algum.

  14. Não há dúvidas que estamos sob o fogo de pessoas inescrupulosas junto aos seus iguais juízes, desembargadores e ministros, além naturalmente de muitos procuradores. Não há como o povo se defender desses que durante anos foram saindo dos cursos de Direito e aparelhando o Estado. No entanto, nos restas as manifestações de ruas contundentes nas quais passemos a exigir a limpeza do meio Jurídico; principalmente do STF, e fazer com que as FA assumam seu papel constitucional em defesa da Lei, da Ordem e da Democracia, já que se trata de um caso de soberania nacional, também, onde o estrangeiro já comprou parlamentares, ministros e imprensa, para seus interesses espúrios no Brasil!

  15. Que se investigue e que a verdade prevaleça.
    Se foi esquema arrumado para prejudicar inocentes, que estes paguem com todo rigor da lei. O problema porém são os integrantes do STF que infelizmente não estão à altura do cargo e da responsabilidade.

  16. Não sou amigo do ex-ministro, não sou Protestante, eu sou Católico, logo, não tenho compromissos com ele, por isso, falo com total isenção: isso me parece algo arrumado para prejudicar, principalmente, o Presidente Bolsonaro e claro, também o ex-ministro.

    Até que se prove o contrário, ele é inocente.

    1. Ao contrário do Bolsonaro que disse colocar a cara de no fogo por causa desse ex-ministro pastor, eu não colocaria nem um dedo. Tem algo nesse ex-ministro que eu acho de extrema falsidade. Basta ver como ele insiste em envolver o Bolsonaro nessa cama-de-gato, no sentido de armar uma cilada. Não sei de nada que o envolva nessa feijoada estragada mas não confio nesse sujeito nem daqui para ali.

      1. Bom dia, caro.

        Sim, eu também não ponho a mão no fogo por ele ou por qualquer outro, mas prefiro aguardar para ver. Como toda a esquerda está feliz com essas denúncias, eu fico apenas aguardando. Se ele tiver algo a pagar, saberemos e no caso, ele terá que arcar com as consequências.

        Claro, a sua fala aqui faz sentido.

      1. Richard, não tem nada que lhe deixe satisfeito. Você criou uma “verdade” na sua cabeçona e cravou o nome do Larápio nela. Então, pare de fuçar aqui e vá lá nas mídias esquerdistas. Lá é seu lugar.

      2. Rogério, assim como vc gosto de liberdade de expressão e sempre que possível vou comentar desmascarando as mentiras desse desgoverno.
        se vc está se sentido incomodado deveria refletir mas muito provavelmente é porque vc não tem argumentos para me contradizer e sabe que não estou mentindo.

  17. na época o ministro chegou a oferecer emprego para um dos pastores lobistas…essa conversa de “não sabia” não era argumento fajuto usado pela esquerda?
    https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/06/27/servidores-do-mec-relatam-que-ribeiro-recebia-com-frequencia-pastor-investigado-no-gabinete-e-tentou-cargo-para-ele-na-pasta.ghtml

    1. OGlobo, Uol, tem Foia de Seu Paulo aí também nesse rol de suas fontes de consulta? Esse tipo de fonte de consulta, nem tomo conhecimento delas por serem de oposição sistemática ao governo eleito e que até hoje não se conformam com isso. Escute aqui, esquerdinha, não sei qual é o seu objetivo por aqui, só sei que você é novato nessa área de comentários, justamente por conta das eleições que se aproximam, se você pensa que irá convencer alguém com essa conversa mole, pode desistir, está pregando no lugar errado. Que otário é esse?

      1. vc critica as fontes porque não tem argumentos para rebater a mensagem.
        quanto aos meus comentários aqui estão dentro do liberdade de expressão que é vcs defendem, ou é só hipocrisia?
        não tenho intenção de mudar voto de ninguém, todos são livres para escolher…só que não tolero essa falsidade de governo honesto que os bolsonaristas propagam porque é uma mentira deslavada…esse governo é o pior da história em todos os sentidos inclusive corrupção…”não conhecerás a verdade, porque ela será sempre escondida pela PGR que não investiga.”

    2. Richard: TODOS sabem que os sites indicados por vc., são de esquerda, pro aborto, anti conservadorismo, etc., logo, eles não são confiáveis, ok?

      Repito aqui o que já lhe disse e outros também disseram: vc. não engana ninguém com a sua “pregação” comuna.

      O pior governo da História?? Onde??? Os piores, vc. bem sabe, foram: Dilma, Lula, e Sarney. Os dois primeiros, comunistas com medalhas Lênin no peito. Sarney? Bem, esse nem perco o meu tempo comentando.

      Continue visitando os sites que vc. sempre cita. Afinal, vc. gosta mesmo de ficção.

      1. o site ser contra o governo interessa? ou o que interessa é se a informação é verdadeira? mostre que os sites mentiram…sobre o atual governo ser o pior: tirou o aumento real do salário mínimo, aumentou o tempo de contribuição da aposentadoria, negacionismo na saúde que custou avida de milhares,30 milhões de pessoas passando fome, mais de 100 agrotóxicos aprovados para uso sendo que foram banidos de outros paises, desmatamento recorde, aumento da mortalidade infantil mesmo tirando a covid, inflação de 30% na cesta básica, Real entre as moedas mais desvalorizadas no mundo…sem falar que no aumento de racismo, homofobia, misoginia, preconceito, intolerância, ataques às instituições…cadê o 1 trilhão de privatizações? cadê a venda pelo menos da tal TV Lula? virou TV Bolsonaro…poderia continuar mais 1h descrevendo o fiasco e fracasso desse governo.

    1. Seu Richard, a confiabilidade de pessoa que acredita num carniça nove dedos, sujeito criminoso condenado, apatrida e mentiroso, é ZERO… Você está fazendo papel de tolo por aqui, ninguém vai olhar seus links e nem ler suas postagens, já ficou manjado…

    2. Comunista safado!
      Ele sabe muito bem que a pandemia do virus chines não ocorreu apenas no Brasil. Óbvio que há inflação, mas se comparar com o restante do mundo, o Brasil está em uma situação MUITO MELHOR!
      Há uma boa gestão do Presidente Bolsonaro com os seus ministros.
      O canalha fala da reforma da previdência…Este aí deve gostar de transferência de renda de pobre para rico (trabalhador assalariado -> alto funcionalismo público). Foi isso que aconteceu com a reforma da previdência, corrigiu uma série de problemas e houve clamor popular para isto.
      Se há pessoas que estão passando fome hoje é graças ao #fiqueemcasa. Na argentina que é governada por pessoas que você puxa o saco, tem mais da metade da população com fome.
      Fala de negacionismo, mas o Brasil teve recorde de vacinação e as pessoas morreram por corrupção de Prefeitos e governadores apoiados pelo consórcio, onde desviaram recursos da saúde e impediram as pessoas de tratar doenças.
      Este canalha não fala da queda do desemprego, da criminalidade, das obras de infraestrutura, da agricultura, dos títulos de terra, etc.
      Você não engana ninguém comunista safado!
      Citar o consórcio como fonte confiável é uma piada de extremo mal gosto, ninguém com discernimento acredita nestas mentiras.
      Repito novamente…COMUNISTA SAFADO!

      1. vc não está bem informado: o Brasil é 4o pior país em inflação…pior do que a grande maioria. vc também não conhece o básico de economia: ficar em casa na pandemia provocou redução de demanda e a consequencia disso é redução de preços e não inflação. será que vc consegue explicar como ficar em casa provoca aumento de preços?
        quanto ao desempenho do governo ficou muito claro o negacionismo: charlatanismo na promoção de cloroquina, desprezo do uso de mascaras, inumeras aglomerações.
        a compra de vacinas só aconteceu depois de enorme pressão porque Bolsonaro declarou várias vezes que não compraria inclusive ofendendo os próprios seguidores com respostas do tipo “pede pra mãe”.
        quanto ao desemprego caiu sim para 9,4%, mas os salários médios caíram 9%.
        criminalidade em queda graças aos governadores porque Bolsonaro não fez absolutamente nada sobre isso, ou agora vc esquece que as PM são estaduais?
        aliás o que Bolsonaro fez foi armar os bandidos como vimos ontem numa apreensão de armas todas compradas legalmente por laranjas dos bandidos.
        sobre infraestrutura o que Bolsonaro fez? gastou 700 mil pra inaugurar uma ponte que custou 200 mil, de resto só inaugurou obras de governos anteriores.
        os títulos de terra que Bolsonaro deu foram somente de regularização meu caro, as terras já tinham sido entregues muito antes. e sem falar que muito do que ele fez foi regularizar grilagem de terras do governo no Norte do país.
        não vou responder ao seu ‘comunista safado” porque pelo jeito vc não saber o que é comunismo.

      1. Leftpredator: quem critica o mensageiro é porque tem medo da mensagem…quero ver vc mostrar se as matérias não está dizendo a verdade.

      1. Júlio, meu nome está aí e a revista oeste tem meu email e cpf…o que mais vc quer como identificação?

  18. tem que ser muito incompetente pra fazer 18 reuniões com os pastores pedintes e não perceber nada errado num escândalo desse tamanho…será que foi porque era um pedido do Bolsonaro para ele atender os mercadores de verba?

    1. Lendo todas as postagens desse cidadão me convenci. Todas as fontes citadas por ele são extremamente confiáveis, imparciais e idôneas. Esse é o governo mais corrupto da história e só n foi condenado e preso ainda porque o STF,TSE,STJ, PF, CGU, AGU,MPF, SENADO e CÂMARA protegem o Presidente e não deixam o mesmo ser investigado. Só rindo mesmo com tanto papo ridículo e fora de qq realidade do mundo real.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.