As viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior têm resultado em presentes. Até o momento, 36 itens estão na lista de “recebidos” do petista desde que retornou ao comando do Palácio do Planalto, em janeiro.
De acordo com o site Metrópoles, a lista de presentes dados ao presidente brasileiro é diversa. Tabuleiro de xadrez, bolsas, recipiente para licor, relógio de mesa e vasos são alguns deles. Esculturas, quadros e até um quimono também são listados pela Presidência da República.
Leia mais:
Os presentes recebidos por Lula não ficam restritos aos governos dos nove países que já visitou em menos de cinco meses de governo. Empresas particulares também agraciaram o chefe do Executivo do Brasil. Somente na China, ele ganhou, por exemplo:
- miniaturas de carro, da fabricante de carros elétricos BYD;
- um prato decorativo, da companhia de energia State Grid; e
- vaso ornamental, da big tech chinesa Huawei.
O Palácio do Planalto não informou, ao menos por ora, quais dos presentes são pessoais de Lula ou da primeira-dama, Janja da Silva, e quais são institucionais, que deverão permanecer sob cuidados da Presidência da República.
Viagens de Lula pelo exterior
Em 1º de janeiro, Lula assumiu o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Desde então, visitou nove diferentes países. A saber, ele passou por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão. Neste último, o petista participou de reunião do G7.
Leia também: “Uma cabeça baldia”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 159 da Revista Oeste
E ainda: “Declaração de amor à tirania”, por J. R. Guzzo
Já deu para encher um container.
Quem vai guardar isso e onde ?
Acho que no sindicato dos metalúrgicos do ABC e pago por nós.
Os Absurdos da Nossa Era
O que não pode continuar, não continuará e todos os absurdos do presente acabarão com um estrondo e não com um gemido.
O conto de um canastrão: Como um rufião charlatão, o luladrão fala com o bravado de um bufão, durão e falastrão, mas na hora de mostrar ser um Valadão ele é a exceção, lá no Japão, frente à frente com sua assombração o Zeleskão Ucranão, Luladrão mostra ser um Fujão, como um histrião covardão.
Roubou!
Ladrão!
Prende!
Corno safado!