Ex-juiz pede prisão preventiva de Moraes no Superior Tribunal Militar

Wilson Issao Koressawa, promotor de Justiça aposentado, é o autor da ação

-Publicidade-
Moraes pode estar na mira do STM
Moraes pode estar na mira do STM | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa protocolou, na noite desta quinta-feira, 8, no Superior Tribunal Militar (STM), uma ação criminal em que solicita a prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator que irá analisar a demanda é o ministro Artur Vidigal de Oliveira. A petição não está disponível para consulta.

Koressawa foi juiz do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP). Atualmente, é promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). O advogado passou em 7º lugar no concurso para juiz de direito substituto no TJ-AP. Em 5 de abril de 1994, teve sua nomeação para o cargo. Seis anos depois, acabou exonerado da função. Segundo a portaria publicada em 25 de junho de 2021, a exoneração ocorreu a pedido do servidor.

-Publicidade-

Koressawa mudou-se para Brasília e foi nomeado como promotor de Justiça do MPDFT em agosto de 1996. Ele se aposentou do cargo em fevereiro de 2021, por invalidez permanente. Hoje, é advogado ativo com inscrição na Subseção de Taguatinga, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do DF.

O ex-magistrado chegou a entrar com mandado de segurança cível contra o jornalista William Bonner, da TV Globo, sob o argumento de que o apresentador do Jornal Nacional incentivou a vacinação contra a covid-19.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

33 comentários Ver comentários

  1. Interessante que o judiciário, o nome de quem pede é mais importante do que aquilo que está sendo pedido. Espero que o STM aja com sabedoria, pois o país está entregue ao caos.

  2. Não é de se desprezar uma ação vinda por um ex-juiz. O seu saber jurídico o credencia a avaliar as aberrações e autoritarismos cometidos pelo Alexandre.
    Seria bom se mais alguns juristas demonstrassem essa coragem, no sentido de parar um ser que se acha dono do Brasil.

  3. Precisamos apenas que seja cumprido os dispositivos previstos na C.F, é muito triste ver o colapso em nosso país! Viramos reféns da suprema corte e não podemos mais nem nos expressar!

    1. Finalmente um homem com decência suficiente pra tomar alguma atitude, já que os que deveriam, tem rabo preso e não podem ir contra o auto intitulado dono do país. Aprendam o que é ter honra e decência!

    2. PRONTO !! MAIS UM A RECEBER A VISITA DOS CAES SUBSERVIENTES DO XANDÃO ÀS SEIS DA MANHÃ. PODE DEIXAR A MALA PRONTA QUE AS VIATURAS PRETAS COM LETRAS DOURADAS ESTARÃO NA SUA PORTA BEM CEDINHO.

  4. Gostei muito do artigo, falando sobre o que interessa ao público, dando visibilidade a quem tem iniciativa, boa conduta, que visa o bem da nação e do país. Ótima iniciativa desse ex -juiz Wilson Issao Koressawa. O Brasil está carente de homens de brio e atitude. Homens, assim, é que deveriam estar no STF ou nos tribunais superiores deste país. Este ex-juiz e o desembargador Sebastião Coelho seriam ótimos nomes a se considerar. Ministro do STF deveria necessriamente ser juiz e com uns 20 a 30 anos de magistratura, reputação ilibada, sem qualquer envolvimento político partidário ao longo de sua carreira e ser patriota, com iniciativa, firmeza e honestidade reconhecidas por suas decisões ao longo de sua carreira.

  5. Como a grande maioria dos brasileiros que estão perplexos com as ações desse ditador, também estou torcendo para que se faça justiça. Uma questão que não compreendi foi esse pedido de prisão de Moraes no STM. Pesquisando, encontrei: segundo o art. 124 da Constituição, “à Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Acontece que a lei que trata do assunto é o Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/ 1969), mais especificamente o seu art. 9º, III, d, o qual prevê a hipótese de um civil praticar crime militar.” É isso, quer dizer, sendo um civil, para ser julgado por um tribunal militar, poderia ter praticado crime militar? Agradeço desde já a atenção.

  6. O quê um jogo de Copa não faz! Essa matéria foi feita por alguém apressado, doido para ver o jogo da seleção brasileira. Tal como nas boas redações do ramo. Gente! Revista tem de aprofundar questões mais cruciais. Do contrário, lemos o jornal da banca.

  7. Temos pouquíssimos machos nesse Brasil e com certeza nenhum deles estão nas forças armadas, pois lá só tem carreiristas e frouxos. Foi preciso um ex-juíz para fazer acontecer. O presidente que disse que morreria pela pátria e pelos brasileiros está escondido embaixo da cama do palácio.. deputados e senadores corruptos dão o lombo se preciso for para o imperador. Jogue à lona, pois esse república bananeira acabou..

  8. Nao e a primeira vez que a revista Oeste copia e cola uma materia vindo de jornal esquerdista (no caso, copiaram do jornal Metropoles, mas ja houve copias tambem do Estadao).

    Eu assino a revista justamente por elas nao pertencerem ao conluio esquerdista, mas agora estou vendo que voces estao deixando gente infiltrada, mal informada ou preguicosa escrever no jornal.

    Por favor, melhorem a qualidade do servico! Vou continuar assinando pra apoiar o Augusto Nunes, Fiuza, Ana Paula e etc no Youtube, mas, por favor, retirem essas materias de esquerda daqui!

  9. Ex juiz Bolsonarista pede prisão preventiva de falso juiz petista. O relatório caiu nas mãos de um civil no STM nomeado pelo chefe da quadrilha do falso juiz petista.
    Pronto , agora a reportagem fica mais sincera

  10. “Copia e Cola” do Metrópoles? Perderam a oportunidade de esclarecer o motivo desse pedido ao STM, de dizer sobre a função do STM, etc. A matéria copiada teve por objetivo desqualificar o autor da petição.

      1. Copiem pelo menos de alguma mídia Melhor, não dessa de outras mídias marrons, e vermelhas

  11. UM DIA A CASA CAI E O ALEXANDRE DE MORAES SE JUNTARÁ AOS “PARÇAS”

    Mas, como sempre acontece, vão fazer de tudo para desqualificar o ex-juiz e promotor aposentado (argumento ad hominem) para livrar a cara o Alexandre de Moraes.

  12. Fica complicado quando a própria revista OESTE coloca em tom de deboche outro pedido do juiz. Sou nutricionista e trabalho com médicos renomados, e todos estão vendo o perigo dessas vacinas, ele processar o Bonner pra mim é algo muito plausível.

    Será que até aqui temos nas redações jornalistas de esquerda? Acabei de assinar essa revista.

      1. Infiltrados para o desmanche da reputação d revista OESTE nos comentários… está a pleno vapor . Todos com carteirinha e filiação a vanguarda do atraso. Criando narrações estúpidas e rasteiras nós comentários, para iludir o leitor Mas só iludem a si mesmo, são ignorados pelos eleitores. Mas entre tantas mazelas de mal juízo e outras mal escritas que não prosperam, vcs querendo desmanchar constroem.
        Não vá embora… continue pagando todos os meses tentando desmanchar. Acho q a revista é democrática e agradece. ✌️😍✌️
        Obs. Muito embora a participação dos 50 tons do vermelho, não faz nenhuma falta aqui e não se faz nescessário, No sentido amplo.🤫🤫🤫

  13. ja estou cansado de tantos pedidos de prisão desse sujeito e nunca vejo 1 indo para frente, é o fim dos tempos mesmo que a Bíblia tanto fala, vamos esperar Jesus vim e levar o seu povo para o céu

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.