Fachin engrossa o coro contra o voto ‘impresso’ e fala em ‘pré-fascismo’

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral chegou a mencionar coronelismo nas eleições
-Publicidade-
Ministro se junta a colegas nos ataques à medida
Ministro se junta a colegas nos ataques à medida | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, subiu o tom contra críticas às eleições. Para ele, a democracia está sendo posta em xeque por “atores políticos que almejam sequestrar o poder” das mãos dos brasileiros. “Estabelecendo um regime de inverdade consensual, um acordo sobre a mentira, que é fruto desses tempos denominados de pós-verdade, o que a rigor é a antessala, é um pré-fascismo”, declarou, nesta quinta-feira, 22, durante uma live da entidade Transparência Eleitoral Brasil, no II Encontro Internacional Democracia na Pós-pandemia. Fachin se une a Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso no que diz respeito às declarações públicas a favor do software das urnas.

Ao tratar do voto auditável, o magistrado falou em “regime de exceção”. “Tudo isso se assenta em acusações de fraude categoricamente vazias de provas e sem respaldo na realidade”, afirmou, ao mencionar que há governantes que querem mudar as regras do jogo, sem obedecê-las. “O discurso contra as eleições é nada mais do que o anúncio de um golpe contra a Constituição, havido como tática elementar de um novo coronelismo”, disse. Atualmente, tramita em uma comissão especial da Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que prevê a impressão do comprovante do voto. O eleitor não tem contato com o papel que cai em uma urna lacrada, depois de a pessoa indicar quem escolheu.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

36 comentários

  1. Vindo de um petista essa declaração nao me surpreende. Querem, cada vez mais, desconstruir o desejo de modernização das urnas para usurparem o poder, como já alardeou abertamente o Daniel, quero dizer, o Zé Dirceu. E fazem isso com tanta maestria que fica parecendo que o JMB é que é o maluco usurpador. Cadeia neles Capitão, urgente!!

      1. Ministros do Supremo e do TSE falam sobre um assunto técnico que desconhecem por completo.

  2. supremosDemonios, se acham acima dos demais Brasileiros – vcs estão se comportando como um estopim do Caos! STF vcs nos envergonham…respeitem a constituição!!!!e deixem de interferir em outros poderes.

  3. Ver ministros do Supremo acusarem de golpe quem quer tornar a eleição mais transparente e confiável, pra mim já é prova suficiente de que o sistema atual tem que ser revisto. Tamanha resistência com argumentos tão estapafúrdios vinda de pessoas desse nível, extrapola a razoabilidade. Extrapola a falibilidade da compreensão humana. Até o mais tolo dos leigos concluiria: aí tem coisa, doutor!. Um sistema flagrantemente questionável que, inexplicavelmente, querem manter a qualquer custo, mesmo que essa intransigência ponha a estabilidade constitucional em risco, deve ser questão de vida ou morte para alguém. Como a pandemia demonstrou, a esquerda não poupa nada e nem ninguém, em sua luta pelo poder. A liberdade tem seu preço.

  4. Juiz não se pronuncia FORA dos autos, seus imbecis esquerdopatas! O voto auditável serve EXATAMENTE para resguardar a democracia contra os ataques de dissimulados como vcs! Vide o que ocorre nos EUA agora mesmo!

  5. Porque esses imbecis não vão cuidar dos milhares de processos parados no STF, esperando prescrição, ao invés de ficarem metendo o bedelho onde não foram chamados?
    Esquerdistas dos infernos.

    1. as afirmações categóricas ditas por esse cretino se aplicam perfeitamente ao que a turma dele fez, faz e fará, conforme esboçado por Olavo de Carvalho. Além de utilizar palavras gatilhos sem verosimilhança com o significado histórico.

  6. Está mais do que na hora de colocar esses ministrinhos no lugar deles. Basta de interferirem nos demais poderes. Eles estão lá para julgar assuntos constitucionais e não para fazer jogo político.

  7. Mas quem é esse obscuro senhor na fila do beija-mão do cachaceiro de nove dedos? Um militante descarado do MST, que tentou sequestrar e golpear a Constituição no que diz respeito à propriedade privada, ainda que produtiva e legal? Quem é esse decrépito senhor padrinho das quadrilhas de traficantes dos mais diversos ramos de delinquências, milicianos e bandidos petistas de estimação, que impediu as Polícias do Rio de Janeiro a fazer operações nas favelas cariocas para proteger bandidos em detrimento dos outros cidadãos, ou mesmo voos de helicópteros sobre nas mesmas favelas, para falar em ” pré-fascismo ” quando ele próprio defende e defendeu o pré-comunismo? Esse tal Fachin é um rábula disfarçado de Ministro do outrora respeitável STF, que deveria mergulhar na iniquidade de suas decisões em favor dos bandidos de estimação. Essa aberração jurídica que atende pelo meigo codinome de ” Carmem Miranda ” quer enganar a quem com sua indignação seletiva, mequetrefe e tardiamente covarde? Se esquece, o meliante togado, que os brasileiros sabem muito bem que a atual composição do STF não tem o respeito de quem lhes paga o fausto. Fachin, você que é um lambe botas do PT, se quer mesmo acabar com seu fantasioso e panfletário ” pré-fascismo “, convoque ao TSE o Professor Diego Aranha com sua equipe e mesmo do hacker preso em Uberlândia – MG., Marcos Roberto Correia da Silva, o ” VandaTheGod ” que invadiu as entranhas do TSE para enterrar essa sua vesga narrativa. O seu patrão, Fachin, é o povo brasileiro que paga as lagostas e vinhos raros que vc consome e não o PT de Lula e Dirceu. Você, Fachin, como Vice-Presidente do TSE, se tiver tutano, abra a possibilidade de quem tem conhecimento das falhas e possibilidades de manobras das urnas eletrônicas. Olhe que falei tutano, mas duvido que você tenha. Se não tem, recolha-se à sua pequenez de advogado de bandidos de estimação e petista militante. Duvido que vc tenha tutano, Fachin. Duvido!

  8. FACHIN: “atores políticos que almejam sequestrar o poder das mãos dos brasileiros”. Senhor Ministro sem voto Fachin, o poder já foi sequestrado das mãos do brasileiro faz tempo, e o senhor e seus colegas são líderes nesse sequestro. Ou o Estado onde a “suposta vítima” investiga, instaura inquérito e julga já não tem seus cidadãos reféns dessa “suposta vitima”? Entendeu Fachin sem voto?

  9. Da para entender o que esse ex militante petista e advogado do MST quer dizer com “atores políticos que almejam sequestrar o poder das mãos dos brasileiros”? Ele se refere ao LULA que ele soltou e absolveu depois de 7 juízes terem condenado e esta fazendo arte e mutreta para vencer as eleições em 2022?

  10. De fato a democracia está em cheque, mas é justamente pelos membros do STF e STE, que agem como ativistas políticos e querem por todos os meios colocar o maior ladrão e corrupto no comando do país. O STF não tem o respeito da maioria do brasileiros, são cidadãos desprezíveis porque não respeitam as leis do País, que prometeram defender.

  11. Coronelismo é esse ativismo judicial. Esses magistrados não são políticos. Estão simplesmente para cumprir a Constituição

  12. Eu até estava em duvida sobre a mudança das urnas atuais para incrementar a impressão secreta do voto. Agora, com toda essa resistência de ministros que não valem o que comem, comecei a desconfiar. Ministro que pensa mais com a bund@ do que com a cabeça dando palpite, desconfio.

  13. Quem coloca em xeque a democracia, é esse safado e sua turma da mesma espécie do STF, alguém precisa dar a ele um espelho de presente, pois faz muito tempo que não se vê no espelho, ministro fajuto.

  14. #VotoImpressoContagemPublicaDosVotos
    Prisão e cassação dos ministros do STF que exercem atividade político-partidária já!

  15. Esse militante me enjoa e desmoraliza o seu carguinho de servidor público por indicação, faça algo uma vez na vida de bom para o Brasil e se aposente, nos poupe do seu intelecto. Assumamos as nossas responsabilidades pois o povo é o único e verdadeiro SUPREMO!

  16. Ministros do Supremo e do TSE falam sobre um assunto técnico que desconhecem por completo.

    É mandatório eliminar o poder de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro, existente hoje nas mãos de um pequeno grupo de funcionários do TSE.

    Quem tem o poder de manipular resultados da eleição sem deixar qualquer rastro?
    https://youtu.be/IQQsv4dspBU

  17. A Suprema Vergonha! Querer transparência e contagem pública das Urnas, por que provoca tanta irá de Esquerdopas ?!! Não deveriam se envolver em política.
    Lembrar que o poder emana do povo e, queremos mudanças sim!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site