A fala proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso sobre “vencer o bolsonarismo” repercutiu de forma negativa dentro do próprio Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, ministros criticaram o tom político do colega ao discursar, na quarta-feira 12, na cerimônia de abertura do congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.
+ Leia as últimas notícias sobre o STF no site da Revista Oeste
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, alguns ministros lamentaram a postura de Barroso. Conforme afirmaram, a fala dele contra um espectro da política nacional prejudica a imagem da Corte. “Inoportunas” e “ativismo judicial” foram, por exemplo, algumas das definições de integrantes do STF em relação à fala relacionada ao bolsonarismo. Apesar disso, os membros do Supremo teriam selado um pacto: não criticar de forma pública a declaração de Barroso.
As críticas de ministros do STF em direção a Barroso foram feitas sob a condição de anonimato. Ou seja, o jornal não publicou os nomes dos que se manifestaram contra um dos integrantes da Corte. A publicação apenas ressaltou que Cristiano Zanin, ex-advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recém-nomeado para ocupar cadeira na Corte, foi um dos poucos que não se posicionaram a respeito nos bastidores do Judiciário brasileiro.
Leia mais:
Mas quem se manifestou de forma pública foi um ex-integrante do Supremo. E com críticas diretas a Barroso. De acordo com o ex-ministro Marco Aurélio Mello, não cabe a nenhum órgão da Justiça derrotar quem quer que seja. “Só posso atribuir isso a um ato falho do ministro, porque nós não derrotamos ninguém, principalmente o STF, que é a última trincheira da cidadania”, ressaltou o magistrado.
Barroso, a “vitória sobre o bolsonarismo” e as críticas fora do STF
Desde que afirmou, no evento da UNE, que “vencemos o bolsonarismo”, o ministro Luís Roberto Barroso passou a ser alvo de críticas dentro e fora do STF. Juristas e parlamentares da oposição ao governo Lula reclamaram do tom político da declaração do magistrado. Até o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lamentou a frase dita por Barroso. “Inoportuna e infeliz”, definiu Pacheco.
Leia também: “Oposição colhe mais de 30 assinaturas pelo impeachment de Barroso”
Atitudes como essa reforça a visão que Bolsonaro sempre teve que das instituições serem imparciais, tendenciosa e operaram o resultado da eleição.
Semana que vem ninguém fala mais nada, cai no esquecimento e a corja sobrevive.
É assim que funcionam as coisas por aqui.
São todos farinha do mesmo saco, não nos iludamos.
A imagem do stf, não corre perigo de ser desacreditada, ele já está desacreditada a muito tempo….
O que foi pior?
a) a fala do ministro na entidade comunista
b) A nota do esseteefe que era o país
c) A nota do ministro que se referia a 08/01
d) Todas respostas são uma pior que a outra
Nooosaaaa sério…Depois do “eleição se toma, perdeu mané, vencemos o bolsonarismo”, as milhões de decisões contra um lado, eu não ia perceber…
Mas penso cá com meus ‘botões’: Qual é a novidade na declaração deste senhor? Precisava esta declaração específica, mesmo com todos os ‘atos’ inconstitucionais de certas excelências? Só existem dois culpados para isso ter chegado onde chegou: Sr. Rodrigo Pacheco e todos os congressistas eleitos pelo povo. Trsite momento de nosso país.
A QUEM O STF PENSA ENGANAR?
Podem criticar, mas no final do dia, é tudo paz e amor entre eles.
Bando de ministrecos canalhas!
Esse “ministro” não passa de um mané!!!
Esses ministros (militantes políticos) do supremo não têm credibilidade alguma. Nem para criticar, nem para ficar calados e tampouco para elogiar quem quer que seja.
É lei natural, o poder se expande até ser limitado por outra fonte de poder.
Entre o uso e o abuso a fronteira está cada vez mais nebulosa.
Não se trata de ato falho – à guisa de dissimulada desculpa – mas de arroubo de vaidade incontrolável, incontornável, inaceitável numa democracia.
Essa fala, em qualquer país sério, o autor dela seria DEFENESTRADO IMEDIATAMENTE do cargo! Mas aqui, nessa república recheada de CANALHAS, tudo pode. Eh absolutamente vergonhoso o que aconteceu, de dar NOJO!
Esse Sinistro Egocêntrico, apenas, disse o que mundo inteiro já sabe, que é a Militância Descarada praticada quase todos os membros desse tribunal esquerdista.
“Pega mal” mas nada é feito frente a apenas MAIS um ataque à Constituição e óbvio crime de responsabilidade/parcialidade judicial – bando de covardes corporativistas e marxistas de toga. O pequeno stf não merece o respeito de ninguém.
A expressão “pega mal no STF” não combina com a empolgação do advogado de Cesare Battisti ao confessar a vitória sobre o que a extrema esquerda chama de “bolsonarismo”. Nenhum ministro foi tão diligente, tão agressivo, tão insolente, ao barrar a factível urna eletrônica com voto impresso. Chegou a ir a Câmara dos Deputados chantagear deputados na Comissão de Constituição e Justiça que já tinha maioria para aprovar a segurança da urna. Trêfego, inventou a grosseira mentira de que o voto impresso faria voltarmos aos tempos das cédulas de papel. Cinismo é o seu maior talento, seja quando adota como guia moral o estuprador João de Deus, ou quando justificou a defesa fraterna do fascínora Cesare Battisti, com esta pérola sentimentalóide: “Olhei os olhos daquele homem e vi os olhos de um homem inocente”. Era ainda só advogado, mas deixou o plenário do STF com lágrimas nos olhos. Battisti que já cumpriu dois anos da sua prisão perpétua já pode receber seus amigos. Ele já está autorizado a receber até “visitas íntimas”. Quem pode esquecer aqueles olhos inocentes… Em tempo: Por que a escolha de uma reunião de comunistas, da linha maoista para anunciar a vitória nas urnas? E mais uma curiosidade, neste “nós” tão pleonástico, arrebatador estão incluídos Xi Jinping e o PCCh? Por fim: o Barroso, o vencedor nas urnas de 2022, quem mandou instalar a CPI da Peste Chinesa, aquela onde Randolfe, Renan e Omar Aziz exibiam triunfantes plaquinhas com novos números de mortos.
VAGABUNDOS de toga, TODOS eles.
PORQUE A INDIGNIÇÃO DOS MINISTROS SOBRE AS FALAS POLITICAS DO BARROSO? NÃO FOI O ÚNICO E NEM SERÁ O ÚLTIMO. TODOS JÁ SE PRONUNCIARAM POLITICAMENTE (E AGIRAM TAMBEM)….
Barroso sintetiza o que o STF fez durante os 4 anos de Governo de Bolsonaro e que corroborou para o impedimento de auditoria nos votos e para com a lisura no processo eleitoral.
Não há nada que Barroso possa dizer, ou qualquer outro do STF, que altere a realidade vivenciada por milhões de brasileiros.
Não podemos é ficar inertes pós as fraudes, as tentativas de censurar a todos que pensam diferentes (exercício pleno da Democracia), e o rumo, consequentemente, do Brasil à Ditadura!
Esse palhaço supremo agora diz que não ofendeu e está fora do contexto . Mentira! isso é um verme sem caráter. LIXO irrecuperável!
Parcial com firma reconhecida pelo próprio; compromissado, durante as eleições 2022, em derrotar um candidato em ativismo agora exposto, vem, AGORA, depois da má repercussão, com pedido de desculpas esfarrapado como se fossemos idiotas. NÃO ACEITO, é o que realmente pensa e faz.
Que Imagem?
O STF nao tem mais qq credibilidade.
Infelizmente!
Simplesmente vergonhoso !!!!
O que foi pior?
a) A fala do Barroso na UNE
b) A nota do STF que se referia ao país
c) A nota do Barroso que se referia a 8 janeiro
d) Todas as opções
corte!? DESACREDITADA!?
kkkkkkk com PCC e Comando vermelho tendo representantes lá esperavam o quê???
esse stf vergonha mundial é coisa de criminosos faz tempo… são nazzi… são bandidos togados
Essa fala desse cidadão foi só uma confissão do que aconteceu nas eleições. Lula não venceu pelo voto. Uma vergonha o judiciário chegar a um nível tão baixo e ainda a instância superior. Infelizmente tudo prostituido nesse país.
A imagem da Corte piada?? Um tribunal Constitucional que atua politicamente, faz perseguição politica, abre inquérito inconstitucional, prende, julga, censura, magistrados como Moraes um tirano, com a narrativa de defender a democracia, impõe a sociedade a ditadura da toga. Grande parte da sociedade repudia o STF pela sua atuação política partidária. Nas eleições o STF/TSE escancarou o seu apoio a um candidato, fazendo uma perseguição aos que atuavam do outro lado. Muita hipocrisia desses togados. MERECEM TODAS AS CRÍTICAS.
Nenhuma novidade, afinal não foi esse cara o tal do “perdeu Mané”?
Derrotar Bolsonaro e manter a direita subjugada e calada tem sido o home work desse esseteefe faz tempo. O pavão se sentiu sob pressão numa reunião da UNE, símbolo máximo da esquerda, e acabou revelando ao mundo ao vivo e a cores aquilo q todo mundo já desconfiava. Como acreditar num sistema eleitoral cujos coordenadores (esseteefe e teesseé) tinham um lado q agora está exposto?