Felipe Neto já foi condenado por espalhar ‘fake news’; entenda

Justiça recentemente ordenou o youtuber a pagar indenização por danos morais

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Felipe Neto: vítima de fake news, mas condenado por... espalhar fake news | Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Felipe Neto: vítima de fake news, mas condenado por... espalhar fake news | Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE | felipe neto - fake news - youtuber - funai - justiça

Justiça recentemente ordenou que o youtuber pagasse indenização por danos morais

felipe neto - fake news - youtuber - funai - justiça
Felipe Neto: vítima de fake news, mas condenado por… espalhar fake news
Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Alçado a exemplo de vítima de fake news por autoridades, inclusive pelo presidente da Câmara dos Deputados, mas recentemente condenado por disseminar conteúdo classificado como boato, notícia falsa. Assim pode ser definido o youtuber Felipe Neto.

-Publicidade-

Leia mais: “Entidades da imprensa se calam diante do STF”

Em junho, o influenciador digital teve decisão desfavorável no Poder Judiciário. Isso porque a juíza de Direito Giselle Rocha Raposo, do 3º Juizado Especial Cível de Brasília, condenou o “comunicador” a indenizar em R$ 8 mil o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva.

De acordo com a magistrada, o youtuber foi além de emitir mera opinião a respeito do trabalho — e da vida pessoal — de Silva na época em que ele foi nomeado por Bolsonaro para comandar a Funai, em 2019. Na ocasião, Felipe Neto usou o Twitter para fazer as seguintes acusações contra Silva, conforme lembraram as autoridades:

  • “Bolsonaro anunciou o novo presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O sujeito já ajudou invasores de terras indígenas, foi reprovado em prova da PF por problemas psicológicos e AGREDIU O PAI IDOSO COM UM MURRO NA CARA”;
  • “Jair Bolsonaro odeia os indígenas e nunca escondeu isso, mas colocar um sujeito com problemas mentais e que JÁ AJUDOU INVASORES DE TERRAS INDÍGENAS pra ser presidente da FUNAI vai além de todos os limites da perversidade humana. O cara é podre por dentro”.

Decisão

Na tentativa de livrá-lo da condenação por danos morais, a defesa de Felipe Neto afirmou que ele havia apenas replicado conteúdo veiculado pela imprensa. Nesse sentido, mencionou duas reportagens publicadas pelo jornal carioca O Globo e uma da revista Época. A juíza, no entanto, considerou que o youtuber foi além de expor os conteúdos em questão.

“O requerido [Felipe], ao tecer seus comentários sobre o autor [Silva], não trouxe qualquer ressalva ou menção que os fatos ali citados estavam sob investigação, expondo partes de reportagens avulsas e descontextualizadas acerca das investigações dos supostos ilícitos cometidos pelo autor ultrapassando, assim, os limites do exercício da liberdade de expressão”, afirma Giselle em trecho de sua decisão.

“Observar o grande poder da ‘desinformação’ que mensagens descontextualizadas podem trazer ao público”

A juíza, contudo, não parou por aí. Ela fez questão de sinalizar o perigo em disseminar as chamadas fake news. “Há que observar o grande poder da ‘desinformação’ que mensagens descontextualizadas podem trazer ao público que deposita, sem questionamentos e averiguações, suas crenças e convicções numa figura influenciadora”.

Mais: “Jornal Nacional transforma Felipe Neto em ‘vítima'”

Por fim, a juíza reforçou que Felipe Neto foi além de opinar. De acordo com ela, o influenciador ajudou a espalhar informação sem veracidade comprovada. Assim, desinformou e ofendeu o então recém-nomeado presidente da Funai. “No caso, entendo que o requerido agiu com abuso de direito ao ultrapassar o amplo direito de expressão e lançar ponderações desnecessárias e descontextualizadas.”

Confira a íntegra da decisão contra Felipe Neto:

Leia, abaixo, a íntegra da decisão proferida pela juíza Giselle Rocha Raposo contra o youtuber:

Felipe Neto condenado por espalhar fake news by Revista Oeste on Scribd

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Quem é este Felipe? Pouco conheço dele, mas este pouco é o bastante para achar que ele é a cara de quem o coloca em evidência, em destaque (exemplos do STF e Câmara) quando deveriam colocá-lo no lugar da insignificância.

    1. Você erra em não observar que esse tipinho fala para milhões de crianças! Em seu livreto lançado em bancas de revistas e nas lojas Americanas, Felipe cita o nome de um conhecido ator pornô! Imagina uma criança tendoa curiosidade de pesquisar tal nome e encontrar milhares de vídeos pornográficos! Se vc acessar o Twitter desse patife, notará que ele praticamente só defende pauta da esquerda e ataca cristãos e conservadores de um modo geral. As crianças que hj o assistem, irão votar daqui há alguns anos e serão o novo eleitorado da esquerdalha. É por isso que nós devemos expor esse sujeito exaustivamente.

  2. O Barroso, o Maia e o Santa Cruz deveriam escolher melhor com quem interagir. Existe um ditado popular que reza: “Quem dorme com cães, acorda com pulgas.”.

  3. Amo jornalismo de verdade!!
    Ai, ai, Filipininho do Nhonho!! Quero ver o Foca ser estraçalhado neste debate. Ou o Botafogo só vai permitir a entrada de parlamentares da esquerda neste debate??

  4. Esse sujeito parece ter graves problemas psicológicos e, por outro lado, usa e abusa de redes sociais para expor suas taras. Se usasse a a Web clandestina estaria em sua condição, falando com uma platéia adulta – mas ao induzir crianças atenta contra a índole infantil, transgride o Estatuto da Criança e do Adolescente – o que faz dele um Criminoso. As organizações – ou seus responsáveis – que o apoiam publicamente, em manifestação, também devem ser criminalizadas por cumplicidade e incentivo a Taís praticas. Esse “novo normal” mostra a decadência moral e espíritual desses seus apoiadores!

  5. Esse é apenas um dos processos por fake news.Outros ainda estão correndo na justiça,mas há este aqui, no qual ele também já foi condenado:Processo Nº 1003157-32.2019.8.26.0152

  6. A imprensa precisa parar de repercutir o nome desse vagabundinho desclassificado viadinho pedofilo analfabeto .E a herança que nos deixa 16 anos de PT .Isso que e Herança Maldita!

    1. Esse País tá de brincadeira, dar voz a uma figura repugnante como esse Felipe Neto é vergonhoso , onde vamos parar ? É difícil acreditar que alguns meios de comunicação ainda defenda ,por questões ideológicas , mentiras e comportamentos deturpadores que indivíduos como esse usa .??

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.