Fux impede que advertência de 2019 sirva para punir Deltan

Procurador da força-tarefa da Operação Lava-Jato será julgado amanhã
-Publicidade-
O procurador Deltan Dallagnol | Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
O procurador Deltan Dallagnol | Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL | deltan dallagnol - cnmp - luiz fux - força-tarefa da lava jato

Procurador da força-tarefa da Operação Lava Jato será julgado amanhã pelo Conselho Nacional do Ministério Público

deltan dallagnol - cnmp - luiz fux - força-tarefa da lava jato
O procurador Deltan Dallagnol | Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

Na véspera de ter sua conduta analisada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, contou com decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque o ministro Luiz Fux definiu que ele não poderá ser punido por causa de advertência sofrida no ano passado.

Leia mais: “Petista questiona no STF privatizações sem aval do Congresso”

A advertência contra Deltan foi aplicada pelo próprio CNMP em novembro de 2019, quando por 8 votos a 3 o órgão entendeu que o procurador extrapolou ao dar a entender que o STF chegou a passar  mensagem de leniência em favor da corrupção em algumas decisões tomadas. A fala em questão foi dita pelo integrante da Operação Lava Jato em entrevista concedida à rádio CBN.

Na prática, Fux impede que o CNMP puna Deltan por causa de tal advertência no julgamento programado para esta terça-feira, 18. O procurador, contudo, ainda será julgado por outros dois processos, que podem afastá-lo da coordenação da Lava Jato. As duas ações contra ele vêm do Congresso Nacional. Afinal, os processos são movidos pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Kátia Abreu (PP-TO).

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site