Governo Bolsonaro virou a base do centrão, critica Ernesto Araújo

Segundo o ex-ministro, a maioria dos integrantes do Executivo jamais quis enfrentar o sistema
-Publicidade-
Ernesto Araújo é ex-ministro das Relações Exteriores
Ernesto Araújo é ex-ministro das Relações Exteriores | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo criticou a aproximação do governo do presidente Jair Bolsonaro com o centrão. Segundo o diplomata, a maioria dos integrantes do Executivo federal jamais quis enfrentar o establishment político brasileiro.

“A maioria nunca quis enfrentar o sistema — seja por falta de coragem, seja por falta de convicção ou por interesse pessoal em mantê-lo”, afirmou, durante evento conservador realizado no último fim de semana em Santa Catarina. “Surgiu aquela coisa: ‘Precisamos fazer do centrão a base do governo. Na verdade, o que a gente viu foi que o governo virou a base do centrão.”

-Publicidade-

Matrix

De acordo com o ex-chanceler, Bolsonaro tomou a pílula azul, símbolo do filme Matrix, que significa viver no mundo de ilusões. “O governo, que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul”, criticou. “Às vezes, penso que, em alguma reunião ministerial que não estava, distribuíram pílulas azuis ali e todos tomaram.”

Em Matrix, o personagem principal, interpretado pelo ator Keanu Reeves, tem duas opções: (1) tomar a pílula vermelha e conhecer a realidade concreta do mundo em que vive; e (2) tomar a pílula azul, que permite esquecer suas ações na vida real para viver numa realidade virtual.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Puts! Até tu brutos? Governar em meio as cobras é há arte de não parecer nem comida para elas e nem predadores, enfim, só quem tem muita coragem vive nesse meio e, parece que você Ernesto não entendeu o ninho de serpentes em que o presidente entrou. Cada dia os traidores vão se emergindo das profundezas.

  2. por isso que eu vou votar no Ciro, chapa Moro/Doria, chapa Lula/ALckmim, talvez na Marina SIlva, ai a greta vai ser Ministra da Ecologia, uns 70 ministerios pra ajuntar os amigos do Rei.

  3. Foi com esse nível de conservadorismo que a revolução francesa surgiu. Cabeças foram mantida, por exceção, milhares foram cortadas.
    Falar até papagaio fala, ainda mais dentro da gaiola de ouro do Dono, porque no meio do mato, papagaio fica é quietinho olhando pros lados, vai que tem uns 11 STF esperando um errinho seu.
    Jair Messias Bolsonaro, está vencendo o jogo de lavada, levou 2 cpis no peito e está aguentando, levou uma pandemia no peito e aguentou como melhor presidente do mundo, está sofrendo o maior ataque cambial que o mundo já viu, e está quase na lona, mas ainda luta.
    Agora me aparece um Ernesto Araujo sei la oque da vida, e vai dizer que Bolsonaro tomou BluePill? Ele não viu o filme da Matriz? no fim, nada mudou.
    Foi Greta, foi Moro, foi Alexandre, foi Fux, foi Mandetta, foi Doria, e outras mulas sem cabeças, o NEOBOLSOLNARO venceu todos.
    Então fica assim, Deus mate o Ernesto Araujo, amem.
    E tem mais, alguem aplaudiu o que ele falou? se aplaudiu, era uma reunião do MST conservador, extremistas de merda que vivem no twitter, porque aqui em casa ta sem agua e a comida ta cara.

    1. A verdade incomoda muita gente mesmo. O Bozzo venceu o que, cara-pálida? Você não ouviu o que o ministro do STF disse ontem? Ou está se fazendo de sonso?

    2. Severo, faço suas as minhas palavras, já percebeu que tá difícil aguentar uns mimizeiros da direita que só ajudam os canalhas esquerdopatas? Só Deus para nos ajudar, força Bolsonaro, tens meu apoio.

  4. Que decepção com esse Ernesto Araújo. Admirei e respeitei sua luta, sob a garantia e proteção do presidente, em sua passagem pelo ministério de relações exteriores. Sua declaração chama-se traição, ingratidão e mostra intenções de entrar nesse embroglio político atual, para lucrar alguma coisa, nem que para se servir de símbolo e de apoio à totalidade da oposição. Falta de caráter e leviandade, de quem, aí sim, parece ter tomado a pílula azul.

    1. O que o Ernesto disse é a pura verdade. O Bozzo não só tomou a pílula azul, como todos vocês também. Se vocês não entenderam a mensagem do Toffoli, eu vou traduzir para vocês: O Congresso determina e nós editamos (fazemos as devidas correções) e o Bozzo vai para mais uma motociata, agora em Bahrein. Tá bom procêis? Fiquem nas suas meus caros, o sonho acabou e está na hora de tomar a Red Pill.

  5. Oh Ernesto acorda. Bolsonaro só já estaria fora da presidência no primeiro ano de governo. O Executivo necessita de apoio do congresso e quem está lá? Para o Bolsonaro sobrou o centrão. Com as eleições de 2022 o Presidente terá a oportunidade de eleger pessoas próximas dele e daí reverter a situação. Criticar é fácil…

  6. No Congresso brasileiro somente há centrão e esquerda.
    Queria que o governo se aliasse estrategicamente a que força? PSOL, PCdoB, PSB, PDT ou PT? Escolhe.
    Assim é a política brasileira, eleita pelo povo brasileiro. Fazer o quê?
    Criticar é mole, até meu netinho de oito anos sabe fazê-lo.

  7. Sanear o estado corrupto não é da noite pro dia não é mesmo?
    Foram 30 anos de revolução comunista, com uma carta feita por integrantes do nipe de Lula e seus asseclas.
    De início vimos sumir Tancredo, no meio do caminho quantos outros indignados como Celso Daniel e Teori, prá não dizer o Campos, e longe de mim achar que o Adélia é louco.
    Caminhemos a passos firmes como fizemos desde 2.013.
    A bronca agora é com as urnas.
    Traidores sempre encontraremos nesta luta. Mandetta é Moro já Foram eliminados.

  8. O centrão (aproveitadores de plantão) é a escolha do brasileiro, a péssima escolha do brasileiro diga-se, é o que tem pra hj, é isso ou a rua e a volta dos comunistas. Será que é muito difícil entender isso? Pois ou ele se aliava a essa gente e iria negociando e governando até o fim do mandato, expondo o que é esse país de verdade e o povo aprendendo o que estava acontecendo, e nas próximas eleições pensasse ao menos um pouquinho no seu voto, ou, cairia. Ou alguém achou que Bolsonaro ganhando as eleições viriam deputados e senadores de Marte para legislar??? Hahaha. É isso o que tem aí!!! No meio do caminho ainda ganhou no colo a demonstração da completa falta de vergonha na cara de um stf completamente aparelhado e comunista.

    1. Desculpe Rogério, mas o povo na verdade não escolhe os candidatos. Esses são impostos pelos donos dos partidos. Por isso não temos candidatos conservadores nem liberais de verdade. Concordo que brasileiro escolhe mal, mas as opções são entre morrer coziddo ou frito: não temos realmente boas opções.

      1. isso mesmo, essa tal democracia, onde vc é governado pelos que o seu voto escolheu, não funciona, apenas alguns dos deputados foram eleitos por voto, o resto foi puxado pelas legendas. se isso é democracia, eu acho que errado querer ser democrata.

    1. vc tem patrão? o presidente tb chama povo, e eu nunca vi em 40 anos um presidente trabalhar pro seu patrão como o bolsonaro está fazendo, é facil falar groselha sentada no seu sofá, com agua na torneira e privada pra dar descarga, comida no supermercado, e seu carro a garagem, agora vai dar um role na transamazonica, na BR163, ou em uma das 2000 estardas e pontes que o governo fez, isso nã tem valor algum né?
      faz assim, não vota no Bolsonaro, vota no Moro, e em todos os candidatos do PSB ou PDT.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.