Governo federal firma acordos que podem fechar lixões e despoluir rios

Ministério do Meio Ambiente anunciou a parceria com associações setoriais nesta segunda-feira, 14
-Publicidade-
Lixões poderão deixar de existir
Lixões poderão deixar de existir | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Ministério do Meio Ambiente firmou acordos com associações setoriais nesta segunda-feira, 14, que preveem a despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia.

Sobre o monitoramento da qualidade da água, foi assinado contrato com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). O acordo prevê a criação de uma plataforma digital para aprimorar a gestão da qualidade da água em todo o Brasil.

Outro acordo assinado trata da logística reversa de óleo lubrificante. Por meio dele, a expectativa é que sejam integradas informações setoriais sobre essa logística no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e, com isso, seja desenvolvido um aplicativo on-line, para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no país — como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.

-Publicidade-

Há, ainda, a parceria para elaboração do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos. “Esta ferramenta digital indicará as regiões com maior potencial para investimentos no aproveitamento do lixo como fonte de energia”, explicou o ministério.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: “Projeto da Embrapa pode levar saneamento para zonas rurais”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

4 comentários

  1. Me parece o caminho certo; desenvolvimento de aplicativos para coleta e crítica de dados, para análise e identificação de possíveis soluções!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site